TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consciência sobre a diferença entre o mundo do trabalho e o mundo universitário

Artigo: Consciência sobre a diferença entre o mundo do trabalho e o mundo universitário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

O mundo do trabalho

Não importa à profissão escolhida, sempre ocorre uma diferença entre o mundo do trabalho e o mundo universitário. Existe uma distancia significativa entre o aprendizado teórico e o prático.

A universidade prepara para o exercício profissional, porém entre o que o jovem estranho aos olhos dos jovens, o mundo do trabalho não é o mesmo que lhe descreveram os pais, professores e colegas. Na ultima década, graças a globalização, o mundo do trabalho passa por uma fase de transição, na qual o registro em carteira está em extinção.

Estamos saindo de uma sociedade do emprego, do trabalho assalariado. Se a sociedade do século XX era baseada no em prego, agora é baseada no conhecimento, habilidades e competências.

O mercado de trabalho era conhecido no século passado por ter oportunidades mais ou menos estáveis, mas não existe mais. Se o emprego formal está desaparecendo, ainda existe o trabalho. Ao escolher sua carreira, o jovem deseja resolver muitas de suas angústias e dúvidas em relação a seu futuro, busca garantias de sucesso ou segurança financeira e ainda algo que se harmonize com sua identidade.

O homem tem construído sua vida em torno do trabalho. Um novo perfil do trabalhador está sendo traçado no final do século XX.

O jovem hoje deve fazer sua escolha consciente daquilo que pretende fazer de sua vida profissional como trabalhador. É essencial que o jovem goste do que pretende fazer, saiba para que área se direcionar e as competências necessárias para se desenvolver. Essa satisfação nem sempre é obtida com um emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com