TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consenso De Washington

Pesquisas Acadêmicas: Consenso De Washington. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista - UNIP

Instituto de Ciências Sociais e Comunicação – ICSC

Curso de Ciências Contábeis

Ciências Sociais

SÃO PAULO

2012

Francisco Ismael Gomes de Oliveira RA: B5279G-7

Jamille Silva RA: B563DC0

Leliane Lima Chagas RA: B52989-0

O CONSENSO DE WASHINGTON

E

SUAS REGRAS

SÃO PAULO

2012

Sumário

Introdução p. 3

1. O consenso de Washington p. 4

Conclusão p. 6

Referencias Bibliográficas p. 7

INTRODUÇÃO

As Ciências Sociais, ou a Sociologia, é um dos componentes curriculares mais importantes. É através dela que aprendemos o conceito sob o social e as suas influencias. Para tanto, entender sociologia, é preciso ter um amplo e vasto conhecimento em história e em seus primórdios, já que suas origens vêm de antepassados.

A queda do muro de Berlim, na Alemanha, representou um grande marco na história, principalmente perante o socialismo. É através disto que o capitalismo vence e se globaliza como a singular escolha ou opção para a humanidade.

É sob a regência do reaganismo e do tatcherismo no final da década de 70, que consiste essencialmente a tentativa de recompor e primorizar o âmbito da produção de mercadorias e renegando as formas social-democratas que acompanham o estágio intensivo que se nega a crise estrutural e histórica do capitalismo e se volta às origens desse, ao do tempo do liberalismo. Dessa forma ganha relevancia o Neoliberalismo como resposta á crise do capitalismo, decorrente da expansão e da intervenção do estado.

Com isso surge o Neoliberalismo que

“é uma ideologia de um capital que se move incessantemente contra o trabalho sindical e politicamente e mesmo contra setores mais fragilizados e menos globalizados do próprio capitalismo, em busca da desvencialização de obstáculos”. (Negrão. 1998; p. 87)

Mas ainda, vale ressaltar que a Globalização também teve seu papel importante neste consenso, por se dar nos marcos das propostas neoliberais já que influencia as formas de capitalismo.

Portanto, este trabalho visa uma objetividade em saber das circunstancias estabelecidas na cidade de Washington, localizado nos Estados Unidos, no ano de 1989, onde foram formados seus dez consensos mundiais, no qual se deu a nomenclatura de “o Consenso de Washington”.

1. O Consenso de Washington

Segundo Negrão (1998), a desregularização dos mercados, a abertura comercial e financeira e a diminuição da participação estatal centralizam as práticas de negócio diferenciadas nos países do mundo, dando origem a um conjunto de reformas neoliberais, na qual o Consenso de Washington se faz presente.

As organizações multilaterais como a Organização das Nações Unidas (ONU), FMI (Fundo Monetário Internacional) e a OMC (Organização Mundial do Comércio), apontam de forma intensa as políticas econômicas, na América Latina, que os Estados – governos seguem a risca, que é o Consenso de Washington, que se resume em dez pontos conceituais, dos quais são:

I. – Disciplina fiscal, através da qual o Estado deve limitar seus gastos à arrecadação, eliminando do déficit publico;

II. – Focalização dos gastos públicos, em educação, saúde e infraestrutura;

III. – Reforma Tributária que amplie a base sobre a qual incide a carga tributária, com maior peso nos impostos indiretos e menor progresso nos impostos diretos;

IV. – Liberalização financeira, com o fim de restrições que impeçam instituições financeiras internacionais de atuar em igualdade com as nacionais e o afastamento do Estado do setor;

V. – Taxa de cambio;

VI. – Liberalização do comércio exterior, com redução de alíquotas de importação e estímulos à exportação, visando a impulsionar a globalização da economia;

VII. – Eliminação de restrições ao capital externo, permitindo investimento direto estrangeiro;

VIII. – Privatização, com a venda de empresas estatais;

IX. – Desregulação, com redução da legislação de controle do processo econômico e das relações trabalhistas.

X. – Propriedade intelectual.

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com