TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequências da ocupação humana no litoral norte paulista

Por:   •  26/3/2019  •  Monografia  •  7.335 Palavras (30 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 30

ASSOCIAÇÃO CRESCER SEMPRE

Adiel de Jesus Oliveira

Gabriel Silva Figueredo Costa

Guilherme da Silva Candido

Romenigg Santos Mouzinho da Silva

De que maneira a relação homem/natureza transforma a paisagem?

Consequências da ocupação humana excessiva na zona costeira de Ubatuba e São Sebastião.

São Paulo, 2016

ASSOCIAÇÃO CRESCER SEMPRE

Adiel de Jesus Oliveira

Gabriel Silva Figueredo Costa

Guilherme da Silva Candido

Romenigg Silva Mouzinho da Silva

Os resíduos industriais e urbanos afetam a dinâmica e o planejamento de Ubatuba e São Sebastião.

Trabalho de Conclusão de Estudo do Meio da 2a série do Ensino Médio, em formato de monografia, sendo parte complementar do terceiro trimestre das áreas de Ciências Naturais e Humanas.

Orientadores:

Prof.ª Érica Leal Nascimento Paes Leme Plotek

Prof. Marcelo Olivares

São Paulo, 2016

ASSOCIAÇÃO CRESCER SEMPRE

Adiel de Jesus Oliveira

Gabriel Silva Figueredo Costa

Guilherme da Silva Candido

Romenigg Silva Mouzinho da Silva

Os resíduos industriais e urbanos afetam a dinâmica e o planejamento de Ubatuba e São Sebastião.

São Paulo, 25 de Outubro de 2016

Profª Érica Plotek

Profº Marcelo Olivares

Felipe Menezes

São Paulo, 2016

Agradecimentos

Primeiramente nossos agradecimentos se direciona ao Dr. Jayme Garfinkel da Porto Seguro e a Ex-Diretora Executiva Terezinha Paladino, por acreditarem, investirem tempo e dinheiro, além de movimentarem todo o projeto escolar estabelecido, por proporcionarem a viagem aos municípios de Ubatuba e de São Sebastião. Também queremos agradecer a todos os professores, independentemente se tiveram ou não participação neste trabalho especificamente, pois foram deles os encorajamentos necessários para a continuação e o sucesso desta caminhada, em especial ao nosso professor de Espanhol e Orientador, Marcelo Olivares, que se dedicou a nos orientar e elaborar o trabalho, a professora de Biologia e Orientadora Geral, Érica Plotek, por sua atenção, paciência, cuidado e simpatia com o grupo, sendo indiscutível sua importância em todo o desenvolvimento do trabalho.

Agradecemos a toda equipe da Terra Nativa, principalmente ao incomparável Demian Topel e ao simpaticíssimo “Tio Beterraba”, que foram os responsáveis por nos conduzirem, informarem e ensinarem durante essa maravilhosa viagem nas cidades de Ubatuba e São Sebastião. Ao Roberto (“Beto”), dono da Pousada das Cachoeiras, por nos proporcionar hospedagem, alimentação, lazer, todos de excelentes qualidades. Nossos agradecimentos dirige-se também a todos os moradores desses municípios por terem colaborado positivamente na elaboração de nossa pesquisa. Ao projeto Tamar que nos recebeu de maneira muito atenciosa, disponibilizando guias preparados, que nos tiraram dúvidas e responderam nossos questionamentos.

Por fim, sem esquecer dos nossos colegas e familiares que foram de extrema importância para a conclusão do trabalho. A todos, somos imensamente agradecidos.

Resumo

Um dos principais responsáveis por alterar as dinâmicas sociais, ambientais e econômicas de uma cidade, nos dias atuais, é o turismo. Nos municípios de Ubatuba e São Sebastião as ocupações humanas desordenadas, derivadas da colonização portuguesa ocorrida nos séculos XVI e XVII, geraram uma significante queda em tais dinâmicas que, atualmente, é ampliada com a prática intensa do turismo na região. A partir da coleta e análise dos dados obtidos no campo, o objetivo deste trabalho, portanto, é propor a reflexão relacionada as consequências da ocupação excessiva humana nas zonas costeiras de Ubatuba e São Sebastião, tendo em vista a deposição de resíduos sólidos nestas áreas, realizado tanto por turistas e indústrias quanto pelos moradores de tais regiões. Esta atividade poluente, normalmente é capaz de causar uma decadência ecológica gradativa, gerando riscos e desconfortos, como mortes de animais, poluição visual, diminuição na importância ambiental global. Também como propósito do trabalho, pretende-se apresentar pesquisas e argumentos que auxiliem na elaboração de conclusões, claras e objetivas, em relação aos impactos dos resíduos industriais e urbanos na dinâmica ambiental e no planejamento de São Sebastião e Ubatuba. Por fim, pode-se concluir que tais ações, acima citadas, afetam não apenas ecologicamente, mas sim economicamente e socialmente, a dinâmica das cidades e, até mesmo, de todo o país.

Palavras chave: Turistas, ocupação desordenada, dinâmica socioambiental, resíduos sólidos, indústrias.

Abstract

One of the main responsible for change the dynamic social, environmental and economic of a city, nowadays, it is the tourism. At the municipalities of Ubatuba and São Sebastião the disordered human occupations, made from the Portuguese colonization happened over the centuries XVI and XVII, created a significant decay in such dynamics that, now, it has expanded with the intense practice of tourism at the region. Based on collection and analysis of data obtained in the field, the objective of this paper, therefore is propose the reflection associated with the consequences of the excessive human occupation in the coastal zones of Ubatuba and São Sebastião, bearing in mind the disposition of solid residues in those areas, realized by tourists,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.4 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com