TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações gerais sobre a instituição proposta

Seminário: Considerações gerais sobre a instituição proposta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Seminário  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Considerações gerais sobre a Instituição Proponente

O Centro de Referência e Apoio a Mulher atua na cidade de Campinas com o objetivo de atendimento, prevenção e combate à violência contra a Mulher, nas questões de gênero, trabalhando para o rompimento dos ciclos de violência e vendo a Mulher como capaz de ser autônoma e protagonista de sua própria história.

Realiza um trabalho de prevenção através das oficinas descentralizadas nos bairros, ampliando o atendimento à população, contribuindo para o fortalecimento e combate a violência contra a mulher.

Tem como público-alvo a mulher, em situação de violência de gênero, bem como sua família, que provém das diversas regiões da cidade de Campinas.

No município de Campinas, o Centro de Referência e Apoio à Mulher, está vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania,Assistência e Inclusão Social, e portanto, segue também diretrizes da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único da Assistência Social ( SUAS) e oferta ações de Proteção Social Especial de Média Complexidade, na área social, psicológica, psicossocial e orientação jurídica.

Suas principais atividades são:

a) Atendimento psicológico, social, psicossocial e orientação jurídica individual, ao grupo familiar e em grupo às mulheres encaminhadas pela rede de serviços e através de demanda espontânea

b) Realização de Oficinas com as mulheres na sede do Ceamo sobre relações de gênero e violência.

c) Realização de oficinas nos territórios de maior vulnerabilidade do município, especialmente nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para conscientização, prevenção e combate à violência. Temas abordados, de acordo com a demanda do grupo: Direitos da Mulher, Violência de Gênero, Direitos Sociais entre outros, atingindo mulheres moradoras dos diversos bairros de Campinas, realizadas em conjunto com a rede socioassistencial.

d) Participação das usuárias na avaliação anual e planejamento do Serviço.

e) Parceria com serviços da rede municipal, e ONG's que trabalham com mulheres vítimas da violência doméstica;

f)Participação dos técnicos do Serviço em reuniões com a rede de atendimento à mulher, para discussão de casos, fluxos do atendimento e definição de parecer técnico

g) Participação da equipe em Seminários, Conferências e atividades referentes à questão da mulher, à Assistência Social, aos Direitos da Criança e Adolescente, LGBT e outros

h) Participação na rede do Programa Iluminar Campinas, no cuidado com mulheres e meninas, vítimas de violência sexual e do SIS-Nov (Sistema de Notificação de Violência - www.campinas.sp.gov.br – link Secretaria de Saúde/SISNOV), respeitando as leis municipal e federal para notificação compulsória de violência.

i) Recepção , acolhida e troca de experiências com profissionais de serviços que atendem as mulheres em outros municípios, encaminhados pela rede do Programa Iluminar.

j) Atendimento a graduando dos diversos cursos, encaminhados pelas Universidades ou por iniciativa do próprio estudante, disponibilizando informações sobre o Serviço.

k) Capacitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com