TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contab

Exames: Contab. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

1. Considerando que a Contabilidade surgiu dentro do estudo da matemática por que não é tratada como uma Ciência Exata ? O que você entende como Ciência Social?

R = A Contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma ciência social aplicada, pois é a ação humana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Todavia, a Contabilidade utiliza os métodos quantitativos (matemática e estatística) como sua principal ferramenta. As ciências sociais são um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a via social de indivíduos e grupos humanos.

2. Quais os traços característicos que são fundamentais nas Ciências Contábeis, como uma ciência que se ocupa com os fatos da natureza e da sociedade?

R = A racionalidade, que diz respeito a forma conceitual do conhecimento, e a objetividade, que diz respeito à concordância com a realidade.

3. Porque a Contabilidade condena o subjetivismo e exige sempre formulações claras e exatas? Considerando que esta ciência exige sempre formulação claras e exatas, a Contabilidade admite predições?

R = A Contabilidade condena o subjetivismo e só aceita como verdadeiro o que é confirmável, mediante verificação compatível como o método científico, porque o subjetivismo ao invés de ampliar o conhecimento, ele diminui ou nega a racionalidade e a objetividade do conhecimento, Assim, a Contabilidade como ciência é caraterizada por um conjunto de conhecimento sistemático, racional e confirmado através da investigação..

4. Qual é o objeto da Contabilidade ? No tratamento de seu objeto de estudo, quais os métodos que a Contabilidade utiliza fundamentalmente? Diga em que consistem esses dois métodos?

R = A Contabilidade utiliza fundamentalmente o método racional e o experimental.

Através do método racional a Contabilidade emprega duas técnicas de raciocínio: a indução e a dedução. Já o método experimental parte de um fato ou fenômeno particular para, por meio de indução, estabelecer uma regra geral.

5. Qual é o objetivo da Contabilidade atualmente? Dentre os objetivos da Contabilidade, relacione aquela que a maioria dos autores cita como a mais correta, e o que Sérgio de Iudícibus considera como a mais recomendável.

R = A Contabilidade tem o patrimônio das empresas como seu objeto de estudo e o seu objetivo é revelar como se encontra e quais os fatores que proporcionaram mutações ao mesmo, fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões. Dentre os objetivos da Contabilidade, relacione aquela que a maioria dos autores cita como a mais correta, segundo Sérgio de Iudícibus, em Teoria da Contabilidade.

6. O que é mais importante para atingir o objetivo da Contabilidade: Prover os usuários de informações solicitadas/requeridas ou estudar o Patrimônio da Entidade? Justifique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com