TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O vídeo Em Si Nos dá Uma Prévia Demonstração De Como é Elaborada A Escrituração Contábil E Como é Feito O Manuseio Dos Livros Conforme A Legislação Vigente De Uso Obrigatório Livro Diário E O Livro Razão. O Livro Diário E Obrigatório Pra

Dissertações: O vídeo Em Si Nos dá Uma Prévia Demonstração De Como é Elaborada A Escrituração Contábil E Como é Feito O Manuseio Dos Livros Conforme A Legislação Vigente De Uso Obrigatório Livro Diário E O Livro Razão. O Livro Diário E Obrigatório Pra . Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 3

O vídeo em si nos dá uma prévia demonstração de como é elaborada a escrituração contábil e como é feito o manuseio dos livros conforme a legislação vigente de uso Obrigatório Livro Diário e o Livro Razão.

O livro diário e obrigatório pra todas as empresas, com exceção as empresas com receita de lucro bruto de até 36,000,00 mil reais.

Na antiga legislação em alguns casos se admitia que o diário fossem substituídos pelos livros caixa, dependendo da forma de tributação da empresa.

Cada registro no livro diário é composto por cinco informações: local e data conta a ser creditada, conta a ser debitada , histórico e o valor.

Os livros diários deve ser autenticados O Diário deverá ser autenticado no órgão competente do Registro do Comércio, e quando se tratar de Sociedade Simples ou entidades sem fins lucrativos, no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede.

Em caso de escrituração contábil em forma digital, não há necessidade de impressão e encadernação em forma de livro, porém o arquivo magnético autenticado pelo registro público competente deve ser preservado pela entidade.

A entidade é responsável pelo registro público de livros contábeis em órgão competente e por averbações exigidas pela legislação de recuperação judicial, sendo atribuição do profissional de contabilidade a comunicação formal dessas.

Enquanto ao Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.

Tempestividade quer dizer ter informações suficientes para a tomada de decisões e a integridade e formada por três elementos que fazem parte do trabalho do contador: sistema estruturado, formulários , livros , documentos e escrituração.

Os elementos mais empregados nessa tarefa são os Livros contábeis conforme foi citado no início do texto, tanto que antigamente os contadores eram chamados de guarda livros.

Livro razão são feitos pelo razonete, existem duas formas de se organizar o livro razão por exemplo quando ela abranche uma conta em sua real totalidade ela sera chamada de razão sintética .

Caso essas contas fossem especificadas aos fornecedores e estoque ela seria chamada de razão analitico.

As Técnicas contábeis são formadas por esses quatro componentes

1 - Escrituração Contábil

É a técnica por meio da qual se efetuam os registros das ocorrências que afetam o patrimônio de uma entidade. Estas ocorrências recebem a designação de fatos contábeis a escrituração também podem ser entendidas como um conjunto de lançamentos existem dois métodos de lançamentos que são as partidas simples e as partidas dobradas.

2 - Elaboração de Demonstrações Contábeis

As informações contábeis são organizadas utilizando-se demonstrativos, os quais permitem, por meio de suas análises, avaliar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com