TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS. ETAPA 02.

Monografias: Contabilidade ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS. ETAPA 02.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS.

ETAPA 02.

O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. O objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicos administrativas. Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

Os usuários são pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação das empresas e buscam nos instrumentos contábeis suas respostas. Podem ser divididos em usuários internos e externos. o grande desafio da contabilidade é corresponder às necessidades de seus usuários, que são específicas e,desta forma, não podem ser atendidas por um objetivo geral, senão o já citado: satisfazer as necessidades dos usuários.

São quatro as mais importantes características qualitativas obrigatoriamente presentes nas Demonstrações Contábeis: Compreensibilidade, Relevância, Confiabilidade e Comparabilidade.

A Compreensibilidade presume que o usuário disponha de conhecimentos de Contabilidade e dos negócios e atividades da Entidade, em nível que o habilite ao entendimento das informações colocadas à sua disposição, desde que se proponha analisá-las, pelo tempo e com a profundidade necessários.

A Relevância diz respeito à influência de uma informação contábil na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores. A Relevância depende da natureza e também da materialidade (tamanho) do item em discussão.

A Confiabilidade exige que a informação seja apresentada da forma mais apropriada possível, retratando adequadamente o que se pretende evidenciar. Para a Confiabilidade estar presente é fundamental que seja sempre respeitada a Primazia da Essência Sobre a Forma, ou seja, que, no que se espera sejam raros os casos de não conformidade dos documentos formais com a realidade econômica, que esta última prevaleça nas Demonstrações Contábeis. E, ainda, é necessário também que se observem a neutralidade (imparcialidade), a prudência (com o cuidado para se evitar exacerbado conservadorismo com suas distorções) e a integridade (no sentido de estarem completas) nas informações contábeis.

Quanto à Comparabilidade, trata-se de característica que permite a melhor visão da evolução da entidade medida sob os mesmos critérios e princípios ao longo do tempo, mas sem que isso leve à não-evolução das práticas contábeis; e a comparabilidade também se aplica à adoção das mesmas práticas por empresas semelhantes.

As Notas Explicativas formam um complemento às Demonstrações Contábeis, tornando-se parte integrante destas, acrescentando informações que por algum motivo não foram evidenciadas nas Demonstrações Contábeis.

Parecer do Auditor, embora, o parecer, tenha características voltadas para o controle e a fiscalização, este seria, também, uma fonte adicional que proporciona uma maior segurança ao usuário.

O Relatório da Diretoria tem um caráter não financeiro, mas de grande importância, por considerar que neste estão expressos as expectativas dos gestores com relação ao futuro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com