TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Ambiental

Artigos Científicos: Contabilidade Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

1. é um processo voltado a resolver abrandar ou prevenir os problemas de caráter ambiental, com o objetivo de desenvolvimento sustentável

2.

Economia de custos

Redução do consumo de água, energia e outros insumos. Reciclagem, venda e aproveitamento e resíduos, e diminuição de efluentes. Redução de multas e penalidades por poluição.

Incremento de receita

Aumento da contribuição marginal de “produtos verdes”, que podem ser vendidos a preços mais altos. Aumento da participação no mercado, devido à inovação dos produtos e à menor concorrência. Linhas de novos produtos para novos mercados. Aumento da demanda para produtos que contribuam para a diminuição da poluição.

Beneficio estratégico

Melhoria da imagem institucional. Renovação da carteira de produtos. Aumento da produtividade. Alto comprometimento do pessoal. Melhoria nas relações de trabalho. Melhoria da criatividade para novos desafios. Melhoria das relações com os órgãos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas. Acesso assegurado ao mercado externo. Melhor adequação aos padrões ambientais.

3.

O publico estão, cada vez mais preocupado com a ecologia e, em particular, com o impacto dos negócios da empresas sobre o meio ambiente. As empresas que ignoram, ou mesmo que assumem uma posição passiva em, relação a suas responsabilidades ambientais podem descobrir que isso irá custar-lhes mais do que teriam gastos melhorando o meio ambiente.

Daí existir um crescente reconhecimento entre as companhias de que uma boa pratica ecológica torna melhores os negócios . Nesse aspecto a contabilidade tem papel crucial a exercer conduzindo as empresas á maior conscientização de suas responsabilidades ecológicas de controlar a poluição e os benefícios de adotar métodos “verdes” de contabilidade

4.0

um conjunto de informações que relatem adequadamente, em termos econômicos, as ações de uma entidade que modifiquem seu patrimônio.

5.0

- identificar e alocar custos ambientais, de maneira que as decisões de investimentos estejam baseadas em custos e benefícios adequadamente medidos;

- permitir aferir, economicamente, as reduções de gastos com agua, energia e outros recursos renováveis ou não;

- gera informações e demonstrativos sobre a eficácia e viabilidade econômica das ações ambientais;

- a publicação do balanço ambiental gera transparência da gestão e uma potencial melhoria de imagem da entidade produtora perante o publico;

- a continua correção das ações ambientais, em decorrência da utilização de dados físicos-contabeis, contribui para a sociedade como um todo – pois haverá redução do nível de agreção à natureza na elaboração de produtos e serviços indispensáveis.

6.0

É identificar associados à fabricação de produtos, operação de processos ou à prestação de serviços e desenvolver padrões de boa pratica, verificando sistematicamente se as metas ambientais da empresa estão sendo atingidas.

7.0

O desafio para a Contabilidade está na mudança de paradigma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com