TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Empresas

Trabalho Escolar: Contabilidade De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  3.185 Palavras (13 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 13

CONTABILIDADE DE EMPRESAS COMERCIAIS

Gerenciamento

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 APLICAÇÕES FINANCEIRAS 4

2.1 JUROS COMPOSTOS...........................................................................................4

3 PROVISÕES TRABALHISTA............................................................................................5

3.1 PROVISÕES TRABALHISTA DE FÉRIAS.............................................................5

3.2 PROVISÕES TRABALHISTA DE 13º SALÁRIO....................................................6

3.3 ENCARGOS SOCIAIS...........................................................................................7

4 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES..................................................................................9

4.1 INVENTÁRIO PERIÓDICO....................................................................................9

4.2 INVENTÁRIO PERMANENTE..............................................................................10

4.3 AVALIAÇÃO DE ATIVOS.....................................................................................10

4.3.1 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE...................................................11

5 PRINCÍPIOS CONTÁBEIS DA ENTIDADE E COMPETÊNCIA.............................12

6 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL.............. 13

6.1 NORMAS CONTÁBEIS E OBRIGATORIEDADE DO CONTADOR.....................13

6.2 A FUNÇÃO DO CRC............................................................................................13

6.3 NORMAS CONTÁBEIS E OBRIGATORIEDADE DO CONTADOR.....................14

6.4 A PROPAGANDA DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS X CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR.............................................................................14

7 CONCLUSÃO.............. 16

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em apresentar alguns tópicos onde o foco é o gerenciamento de uma empresa com a ajuda do departamento contábil da mesma.

A contabilização de uma empresa consiste em diversos itens os quais devem ser analisados para depois serem postos em prática. A abordagem de aplicações financeiras, provisões trabalhistas, avaliação de estoques, os princípios da entidade e competência e a legislação contábil são de suma importância para uma administração eficaz, pois é através dos dados coletados que a empresa faz o seu planejamento, a partir daí executando e controlando as atividades por ela desenvolvidas.

2 APLICAÇÕES FINANCEIRAS

Uma das formas de contabilizar de uma empresa é através das aplicações financeiras onde as rendas são fixas ou variáveis, onde os valores aplicados em renda fixa são componentes do Ativo Circulante, enquanto os de renda variável podem ser contabilizados em Investimentos / Ativo Permanente, e, podem ser regatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos Financeiros (FIF); como também o CDB – Certificados de Depósitos Bancários, o Recibo de Depósito Bancário (RDB), a poupança e os fundos de investimentos.

As aplicações financeiras de renda fixa são utilizadas principalmente para as empresas investirem folgas temporárias de caixa, de forma que o dinheiro não fique parado e seja remunerado pelos juros até o momento de sua utilização. As modalidades de aplicações financeiras de renda fixa mais comuns atualmente são os Fundos de Investimentos de Renda Fixa e os Certificados de Depósito Bancário (CDBs).

Quando lançado as aplicações da conta banco/conta movimento para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada, também como ao lançamento do CPMF referente à operação, o mesmo será lançado como uma despesa tributária no resultado.

Deve-se sempre notar a data do balanço ou balancete, se existir saldo de aplicação financeira a ser resgatado nos períodos seguintes, o rendimento proporcional auferido até essa data deverá ser registrado em conta de resultado do período, em contrapartida à conta de aplicação.

O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRF) sobre rendimentos de aplicação financeira, quando compensável com o imposto devido pela empresa, deve ser registrado em conta do subgrupo de impostos a recuperar no ativo circulante.

2.1 JUROS COMPOSTOS

Quando uma empresa efetua uma compra a médio e/ou longo prazo, ou quando ela faz um empréstimo bancário, ou aplicações financeiras, são utilizados os juros compostos, o qual se denomina composto quando, a cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes, sendo assim, o valor da dívida é sempre corrigida e a taxa é incorporada ao capital inicial e passa a render juros também.

3 PROVISÕES TRABALHISTAS

Provisões trabalhistas são termos utilizados para discernir os eventos que reduzem o ativo e aumentam o passivo, sendo necessários ajustá-los a cada realidade patrimonial.

Quando se lança as provisões trabalhistas devem-se observar os princípios contábeis e a melhor avaliação do fato no momento do lançamento contábil, sem esquecer as implicações fiscais pertinentes.

A provisão de férias é dedutível como custo ou despesa operacional, na apuração do Lucro Real (tanto para o IRPJ como para a CSL), conforme artigo 337 do RIR/99. Também são dedutíveis os encargos calculados sobre a provisão do 13º Salário, tais como: FGTS (8,5%), INSS (empresa 20% + SAT (3%) + terceiros (5,8%) + percentual de aposentadoria especial caso houver).

A provisão de 13º Salário é dedutível como custo ou despesa operacional, na apuração do Lucro Real (tanto para o IRPJ como para a CSL), conforme artigo 338 do RIR/99. Também são dedutíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com