TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade E Tecnologia

Trabalho Universitário: Contabilidade E Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

A opinião de acadêmicos e profissionais da Contabilidade acerca do Exame de Suficiência da profissão Contábil, de Carina Timmermans, Pabla Regina Simoni e Patrícia Pereira; Revista Brasileira de Contabilidade; Ano XLII Nº201; MAIO/JUNHO2013.O tema do artigo escolhido pelas autoras é de extrema importância, para os atuais e futuros profissionais da contabilidade, pois o Exame de Suficiência é um dos norteadores da profissão contábil.

Como destacam as autoras, com o mundo globalizado e com a dinamização da profissão contábil, surge a necessidade de informações contábeis cada vez mais precisas e seguras, levando assim a nos questionar a respeito da qualidade técnica dos profissionais de contabilidade. O Conselho Federal de Contabilidade buscando avaliar essa qualidade, instituiu o Exame de Suficiência, tornando-o obrigatório para o exercício da atividade contábil.

Além de medir o nível de conhecimento dos profissionais, o Exame de Suficiência busca adequar as normas brasileiras de contabilidade aos padrões internacionais, oque é mais um dos motivos pelo qual ele veio para ficar. Esse exame não só valorizará a profissão como também será a garantia da qualidade dos contadores, trazendo benefícios diretos para as empresas. Sem sombra de dúvidas a medida fortalecerá a classe e trará somente ganhos.

Segundo as pesquisas realizadas com profissionais e estudantes da área, percebeu-se que tanto os estudantes como os atuais contadores entendem o exame como algo positivo e importante para a profissão, pois o exame servirá como instrumento para melhorar os níveis de ensino dos cursos superiores e de certa forma também servirá para separar os bons profissionais dos relapsos, pois a prova complexa exigirá dos mesmos um bom nível de conhecimento e entendimento a respeito do assunto em questão.

Além de um constante aperfeiçoamento; a profissão que cresce cada vez mais e exige de seus profissionais um conhecimento em diversas áreas, agrega ao profissional e a profissão valor intelectual. Sendo assim o artigo foi destinado a jovens acadêmicos, futuros contadores que mostraram nessa pesquisa exploratória, o Exame de Suficiência como um trunfo em relação as demais profissões.

Longe da impotência de alguns cursos de medir o conhecimento de seus profissionais, o Exame de Suficiência do curso de Ciências Contábeis vem como um bônus para o mundo profissional e acadêmico, pois haverá necessidade de formar alunos cada vez mais especializados, oque consequentemente acarretará em profissionais competentes e informados, capazes de enfrentar os desafios que o mundo contábil nos impõem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com