TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia aplicada à contabilidade

Tese: Tecnologia aplicada à contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Tese  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6



Sumário

1. Introdução

Sabemos que as mudanças tecnológicas afetam praticamente todos os setores profissionais nos dias atuais. A contabilidade não está livre destas mudanças, especialmente no campo da informática, imprescindível para a prática contábil. Porém, estas inovações são acompanhadas de novos desafios, uma vez que se torna necessário a adaptação a estas inovações. Suelton Araújo Costa defende que:

Devido ao grande avanço tecnológico ocorrido nas grandes empresas e à maior necessidade de informações úteis e tempestivas aos gestores, a contabilidade vem se adaptando a esse novo ambiente, de forma a cumprir sua função de geradora de informações1.

Nos últimos cinco anos, com a implementação das novas normas contábeis e a obrigatoriedade do uso da Escrituração Contábil Digital (SPED contábil), que visa à substituição da escrituração em papel pela transmitida via arquivo digital, levou a urgência de informatização. O presente trabalho visa analisar o processo de introdução de novas tecnologias e seu impacto na pratica contábil.

1.1. Tema

Tecnologia aplicada à Contabilidade

1.2. Delimitação do Tema

Implementação tecnológica no setor contábil brasileiro a partir 2007 até os dias atuais.

1.3. Problema

Quais as principais mudanças tecnológicas ocorridas no setor contábil brasileiro nos últimos cinco anos?

1.4. Objetivo

1.4.1. Objetivo Geral.

Demonstrar de forma objetiva as mudanças

tecnológicas ocorridas no setor contábil brasileiro nos últimos cinco anos.

1.4.2. Objetivos específicos.

Demonstrar como o setor contábil vem se adaptando as novas exigências impostas pela lei 11.638/2007.

Demonstrar as dificuldades de adaptação ao SPED contábil (Decreto n° 6022/2007)

Demonstrar as mudanças acarretadas pela adoção de novos softwares na área contábil

1.5. Hipóteses

A modernização dos processos contábeis trouxe benefícios ao setor, em vista da agilidade e praticidade com que os processos são realizados.

A modernização dos processos contábeis encontrou resistência e trouxe problemas diferentes daqueles já existentes para os profissionais da área de contabilidade.

1.6. Justificativas

Analisar a introdução destas novas tecnologias nos permitirá compreender o processo de transição na prática contábil. A compreensão deste processo se mostra fundamental para a adaptação dos profissionais do setor, uma vez que os contadores que não se adaptarem a essas tecnologias não poderão exercer suas atividades de maneira satisfatória. A velocidade dos avanços tecnológicos, e das várias mudanças decorrentes destas inovações proporciona diversos benefícios, assim como novos desafios, e o setor contábil não é diferente. Desta forma, compreender como estas mudanças afetam a prática da contabilidade é fundamental para a adaptação dos profissionais às novas tecnologias.

1. Revisão de literatura

Diversos autores se

preocuparam em analisar os impactos das inovações tecnológicas no campo da contabilidade. Edson Oliveira desenvolve um importante trabalho acerca deste processo. Como já apontamos, a introdução do SPED Contábil e a informatização das escriturações, embora tenha dinamizado o exercício da contabilidade, também levou a necessidade de adaptação. Desta forma, Oliveira afirma que

O processo manual de escrituração contábil foi substituído pelo mecânico e, logo em seguida, pelo eletrônico. As melhorias na forma de fazer a contabilidade de uma empresa, utilizando-se a tecnologia da computação, trouxeram enormes benefícios para os profissionais da área2.

Embora a análise de Oliveira seja anterior à introdução do SPED, se colocando fora de nosso corte cronológico, sua obra é de fundamental importância para a compreensão do impacto de novas tecnologias. Outro autor que também desenvolve uma importante analise sobre este processo é Clóvis Luiz Padoveze. O autor destaca a importância da tecnologia da informação na contabilidade. Padoveze descreve a tecnologia da informação como:

(...) é todo o conjunto tecnológico à disposição das empresas para efetivar seu subsistema de informação. Esse arsenal tecnológico está normalmente ligado à informática e à telecomunicação, bem como a todo o desenvolvimento científico do processo de transmissão especial de dados3.

As mudanças no campo tecnológico trouxeram novas necessidades aos contadores, que precisaram se

adaptar a estas alterações. Segundo Antonia Danyelle Batista Diógenes, houve uma reformulação no papel do contador, advinda principalmente pela informatização de processos que antes eram desenvolvidos manualmente. Segundo a autora:

A principal e mais conhecida função do profissional contábil - a escrituração perdeu sua relevância. A escrituração contábil, hoje é realizada por computador, via digitação de dados e as atividades relacionadas aos aspectos fiscais, na maioria dos casos são tarefas dos técnicos em contabilidade. Essa revolução aumentou a capacidade de análise, decisão e reprogramação em tempo real, em um nível que apenas o cérebro humano pode dominar. Esse agora é o papel do contador.

Ainda sobre estas mudanças, a autora aponta a necessidade de flexibilização do profissional contábil, e da necessidade de adaptação ao novo panorama na área:

Essas evoluções enfatizaram a necessidade de assegurar mudanças na forma como os Contadores são educados e treinados. A inovação tecnológica passa por vários panoramas de evolução, que vai da melhoria gerencial, economia de custos, racionalização, simplificação dos procedimentos até chegar ao estágio em que novos serviços, novos facilidades são apresentados ao cliente4.

Sendo assim, as novas tecnologias são acompanhadas de desafios, que incluem novas formas de educação à adaptação e reciclagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com