TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Social Revisao

Artigos Científicos: Contabilidade Social Revisao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  2.031 Visualizações

Página 1 de 4

1. O estudo da contabilidade social permite que várias questões sejam respondidas. Cite algumas questões que podem ser respondidas através da contabilidade social.

A Contabilidade Social congrega instrumentos de mensuração capazes de aferir o movimento da economia de um país num determinado período de tempo, como por exemplo: quanto se produziu, quanto se consumiu, quanto se investiu, quanto se vendeu para o exterior e quanto se comprou do exterior.

2. Por que fazer uma contabilidade? Qual a razão para medirmos tudo sob a forma de contas?

3. Quais as características impostas pela revolução marginalista?

4. Qual a importância do desenvolvimento da Teoria Geral de Keynes para a consolidação dos conceitos da Contabilidade Social?

5. A contabilidade social não se reduz ao sistema de contas nacionais. Quais outros instrumentos fazem parte da composição da contabilidade social de uma dada economia?

Fazem parte da composição da contabilidade social o balanço de pagamentos e as contas do sistema monetário, os indicadores de distribuição de renda, os indicadores de desenvolvimento (IDH) e a comparação desses indicadores entre diversos países.

6. Qual a importância da moeda no sistema econômico atual?

Todos os diferentes bens e serviços que uma economia é capaz de produzir podem ser transformados em algo de mesma substância, ou seja, a moeda ou dinheiro. Com isso, é possível agregar e mensurar uma infinidade de diferentes transações, permitindo avaliar a evolução da economia.

7. Qual é o mecanismo fundamental que caracteriza o sistema capitalista?

O mecanismo básico de funcionamento do sistema capitalista é a troca, que constitui a forma por excelência de organização da vida material do homem na sociedade moderna.

8. No cálculo do produto final agregado, o que devemos considerar: o consumo de bens finais ou de bens intermediários? Por quê?

Para se chegar ao produto agregado da economia é preciso deduzir, do valor bruto da produção, o valor do consumo de bens intermediários.

9. Dentro da contabilidade social, o que quer dizer a ótica da despesa ou a ótica do dispêndio? Essa é a única forma de se mensurar o produto de uma economia em um dado período?

A ótica da despesa ou do dispêndio avalia o produto de uma economia considerando a soma dos valores de todos os bens e serviços produzidos no período que não foram destruídos, ou absorvidos como insumos, na produção de outros bens e serviços. Essa não é a única maneira de se mensurar o produto de uma economia em um dado período, pois isso ainda pode ser feito pela ótica do produto e pela ótica da renda.

10. Explique a ótica do produto para o cálculo do produto de um país num dado período. Qual sua relação com a ótica do dispêndio?

Pela ótica do produto, a avaliação do produto total da economia consiste na consideração do valor efetivamente adicionado pelo processo de produção em cada unidade produtiva.

11. Há uma terceira forma de enxergar o produto de uma economia: a ótica da renda. No que se baseia, primordialmente, essa forma de apurar o produto agregado de certo período?

Pela ótica da renda, podemos avaliar o produto gerado pela economia num determinado período de tempo considerando o montante total das remunerações pagas a todos os fatores de produção nesse período.

12. Explique a identidade produto ≡ renda ≡ dispêndio.

A identidade produto≡ dispêndio ≡ renda significa que, se quisermos avaliar o produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com