TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO EMPRESÁRIAL- PRODUÇÃO TEXTUAL 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado pesquisas ,por variáveis meios, realizadas pelo grupo com a intenção de conhecer melhor o funcionamento de uma instituição.

Utilizando textos, como o do fabricante de panela e do empresário, tentaremos explicar melhor como se rege um ambiente de trabalho. Alguns assuntos aqui tratados serão: Importância das funções administrativas, cenários econômicos,controle contábil, gestão social interna e gestão social externa.

2 CONTEXTO EMPRESARIAL- PRODUÇÃO TEXTUAL.

Em uma empresa se é preciso ter o cuidado com diversos fatores que se chocam em um meio de trabalho. O empresário deve ser uma pessoa ativa e bem informada.

Como nos dois casos apresentados nos dois texto,tanto a empresa de panelas e o empresário Eduardo Martinez, sem dúvida fazem uma boa utilização das funções administrativas, variantes da macroeconomia, importância contábil, gestão interna e externa. Aqui, será explicado melhor sobre cada um desses.

A importância das funções administrativas é a própria organização e isto abrange principalmente os processos internos de toda a empresa.

Organizar é também saber seguir o planejamento corretamente atribuindo tarefas e certamente agrupando estas tarefas em departamentos específicos. Sendo assim Todas as funções não devem ser tratadas de maneira isolada e sim como um conjuntos de ações que devem ser cuidadas ao mesmo tempo de maneira a retroalimentar o bem estar da organização. Que tem o objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores.

Os gestores querem resultados e mostram estes em seus planos, porém é necessário que cada um saiba a sua cota de responsabilidade na realização dos resultados. Os setores, grupos de trabalho ou departamentos devem ter noção para onde e com que intensidade se direcionar.

É muito importante também o papel da liderança. Liderar significa criar uma cultura compartilhada e criar valores, comunicar metas aos funcionários por toda a organização e infundir nestes funcionários o desejo de desempenhar um nível mais alto.

A monitoração é sistêmica, pois analisa o processo administrativo na sua integralidade. É interativa, pois necessita de retroalimentação constantemente para que seja real. É cíclica e repetitiva, pois verifica o processo reiterada vezes. A importância, portanto, está em garantir resultados em conformidade com o planejado e ações de correção que viabilizem o perfeito funcionamento da organização.

Nos dois textos relatados, se percebe que tanto o fabricante de panelas tanto o empresário Eduardo Martinez, possuem suas empresas e, consequentemente, estão sujeitos a diversas variáveis da macroeconomia.

Antes de se falar sobre essas variáveis, será citado aqui um pouco sobre a macroeconomia que é o estudo da economia como um todo, analisando determinações como: renda, níveis gerais de preços, emprego, desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de cambio. O que se entende portanto, é que esse estudo se analisa não a economia em unidades (consumidores, industrias...) e sim como uma visão global.

O empresário estar sujeito a ser afetado diretamente por variáveis da macroeconomia, que podem se por como exemplo: Taxa de juros, inflação e cambio.

A taxa de juros exerce grande influência nas decisões que um empresário deve levar em consideração para sua empresa, pois é ela quem influenciará na decisão, de por exemplo, a hora certa de realizar um projeto de investimento ou aplicar o valor.

Uma taxa de juros alta, significa pouco investimento e baixo nível de consumo. Uma taxa de juros baixa, resulta em mais investimentos e maiores níveis de consumo. O nível da taxa de juros também interfere na demanda de crédito que é o custo do capital tanto da empresa quanto do consumidor, fazendo com que estimule ou desestimule o consumo.

A inflação estar ligada a taxa de juros, pois, ela é usada como um dos principais meios para controlar a inflação, aquecendo e desaquecendo a economia. Sempre que os valores dos produtos sobem acima do previsto, o Banco central aumenta as taxas de juros para que assim o dinheiro em circulação diminua, a contenção em expansão de crédito assim evitando que a inflação continue subindo.

A baixa taxa de juros pode trazer como dano colateral a inflação pois as pessoas e empresas passam a consumir mais tento mais dinheiro em circulação.

Outra variante também importante é a taxa de cambio que é o valor que uma moeda nacional possui em termos de outra moeda nacional, ou seja, a taxa pela qual duas moedas diferente podem ser trocadas. Por exemplo, um empresário estar querendo transportar seus produtos para outro país, sem dúvidas que terá de levar em consideração a Taxa Cambial.

Qualquer empresário, seja ele fabricante de panelas ou não, deve estar atento a essas e outras variáveis da macroeconomia para assim se conseguir um maior resultado positivo em sua empresa.

Controle é uma das funções que compõe o processo administrativo. Que tem como objetivo comparar os resultados das ações exercidas dentro da empresa, com a finalidade de corrigir falhas que dificultam o crescimento da empresa, ressaltando sempre as atividades e projetos originais que foram planejados inicialmente.

Nos textos citados, podemos observar que houve uma necessidade do controle contábil e o plano de negocio, para que fossem monitorados todos os acontecimentos empresariais, disponibilizado em diferentes formas de organização: controle estratégico, controle nas áreas funcionais e controle operacional.

No controle estratégico, tanto no primeiro, como no segundo caso, houve uma estratégia na realização das missões e no controle do patrimônio, para que pudesse ter eficiência nos recursos usados.

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com