TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................04

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................09

INTRODUÇÃO 1

As organizações empresariais são um dos agentes econômicos participantes da economia das nações que contribuem para o seu crescimento e manutenção, sendo necessária a intervenção humana para o gerenciamento das ações destas organizações. Neste contexto empresarial temos inserida a gestão empresarial que amparada em técnicas de gestão que planeja, organiza, controla e decide os passos a serem seguidos pela organização em busca dos objetivos e a contabilidade que estuda o controle do patrimônio das entidades organizacionais (MÜLLER e OLIVEIRA, 2013).

Segundo Rossetti (1994), o conceito de produção não se limita a atividade industrial, abrange também a atividade comercial e a atividade de serviços, sendo que o comércio desempenha a atividade de reunir e oferecer os bens que melhor satisfaçam às necessidades dos consumidores. Além disso, o que diferencia os modos de produção das modernas organizações sociais não é apenas o ato de produzir, mas o número de etapas entre a produção e o consumo em função da maior especialização e divisão social do trabalho.

O presente trabalho apresenta como tema o Contexto Empresarial e tem por objetivo descrever e relacionar a Importância das Funções Administrativas, Variáveis Macroeconômicas e a Importância do Controle Contábil diante das atividades empresariais desenvolvidas pelas empresas inseridas no mercado competitivo.

2 DESENVOLVIMENTO

Talvez o empresário Oliveira e o químico Eduardo Martinez de Almeida nunca tenham ouvido falar do Sr. Henry Fayol, e que ele foi um dos primeiros a Idealizar as funções administrativas, sendo elas o planejamento, a organização, a direção e o controle.

Pelas experiências de vários anos de trabalho em outros lugares como aconteceu no caso do químico, tendo ele trabalhado por 25 anos em uma multinacional, até resolver deixar de ser empregado para se tornar chefe, percebemos nos dois casos a existência de um planejamento, o primeiro passo para a iniciação de qualquer atividade no ramo de negócios. Na indústria de alumínios, seu dono planejou atender as necessidades de seus clientes, sempre buscando inovações e com um objetivo de crescimento em torno de vinte por cento em relação ao ano anterior.

No segundo caso, o do químico, houve também um planejamento, mas com uma taxa de risco maior no seu empreendimento, por ter financiado todo capital na abertura do negócio. Mas acreditando em seu investimento e com um Plano de Negócios bem elaborado sua empresa produz muito e cresce cada vez mais.

Além disso, podemos observar em ambos os casos, uma boa organização, nos processos de produção devido ao grande número de funcionários, cada um exercendo sua atividade ou função que lhes foi dada, parte essencial para o bom funcionamento da empresa. Se alguma das atividades não estiver sendo realizada de maneira correta, abre-se a oportunidade de aplicação do controle, que complementa o planejamento. Em resumo planeja-se o objetivo, analisa-se o trabalho e as variações ou desvios poderão ser corrigidos (SILVA, 2010).

Conforme Lanzana (2002), o crescimento econômico é a meta mais importante a ser perseguida pelos formuladores da política econômica. Refere-se à expansão da produção do país, colocando uma quantia maior de mercadorias e serviços no mercado à disposição dos indivíduos. Dessa forma quando ocorre o aumento da produção em nível maior que o aumento da população, verifica-se o aumento da renda per capita. Não há como aumentar a rena da sociedade sem o aumento da produção.

A maneira como as sociedades resolvem os problemas econômicos fundamentais depende da forma da organização econômica do país, sendo que, o sistema econômico pode ser definido como a reunião dos diversos elementos participantes da produção de bens e serviços que satisfazem as necessidades humanas da sociedade, organizados não apenas do ponto de vista econômico, mas também social jurídico e institucional (GASPAROTTE, 2009).

A inflação é considerada um problema, pois uma vez que se estabelece, sua taxa é imprevisível, resultando em sérios problemas sociais e pessoais, porque ela redistribui a renda e a riqueza, não podendo prever quem ganhará e quem perderá, devido a mudanças imprevisíveis do valor da moeda. Também contribui para o desvio de recursos da produção, quando em um período de inflação acelerada e imprevisível, os recursos são desviados das atividades para a previsão da inflação, passando a ser mais lucrativo prever corretamente a taxa de inflação do que inventar produtos novos (GASPAROTTE, 2009).

É importante realizar o controle da inflação. Busca-se evitar períodos de aceleração permanente no crescimento dos preços e mantê-la em níveis reduzidos. Taxas elevadas de inflação provocam sérios problemas na economia, como problemas na distribuição de renda, redução dos prazos das aplicações financeiras fazendo desaparecer os recursos para financiar os investimentos e dificultam o planejamento empresarial que não seja de curto prazo (LANZANA, 2002).

Segundo Assaf (2008) o juro é o preço pago pelo aluguel do dinheiro, ou seja, o quanto deverá ser pago pelo empréstimo de um capital. O preço pago pelo agente investidor pela utilização do dinheiro de um agente poupador é determinado em uma economia pelas taxas de juros.

A taxa de juros interfere nos preços e nos custos de todos os setores da economia. A taxa de inflação e a taxa de juros estão estreitamente relacionadas, porque quando a taxa de inflação aumenta faz com que os poupadores exijam juros mais elevados para emprestar recursos, pois eles devem assegurar o risco de depreciação monetária. Quando as taxas de juros caem, os investidores buscam a bolsa de valores procurando maior rentabilidade. A queda na taxa de juros faz com que os investidores migrem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com