TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

DOGLAS PEDRO BORTOLOTTO

COMTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].

Prof.

Cidade

Ano de entrega

SUMARIO

1.INTRODUÇÃO.......................................................................................................0

2. CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS.................................................0

3. CONCEITO DE PATRIMONIO.............................................................................0

4. FUNÇÕES (ORIGENS) DE RECURSOS.............................................................0

5. ANALISE DE MERCADO.....................................................................................0

6. DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO.........................................0

7. ESTRUTURA DE MERCADO...............................................................................0

8.CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL...............................................................................0

9.CONCLUSÃO.......................................................................................................0

10. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................................0

1. INTRODUÇÃO

2. CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O primeiro que conceituou sobre as funções básicas de um administrador foi Henry Fayol. Ele as definiu em prever, organizar, coordenar, comandar e controlar. Além de Fayol outros autores também contribuíram com as teorias, foram eles Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber. Atualmente, os principios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC).

Planejamento

Deve ter planejamento em cada decisão ou ação para você conseguir sucesso em uma empresa. Essa função é considerada a principal a ser usada dentro do processo administrativo.

O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

Organização

Organizar é reunir e coordenar todos os recursos necessários para alcançar um objetivo na empresa.

Direção

É liberar as pessoas para que trabalhem em um objetivo comum. Para cumprirem metas traçadas, responsabilidades definidas, para que os objetivos planejados sejam alcançados.

Essa função tem como finalidade a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a motivação, a obtenção e desenvolvimento de pessoal.

Controle

Em uma organização estando bem planejada, organizada e liderada precisamos também de ter um bom controle para poder alcançar os objetivos traçados. É preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios. O controle serve para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo.

3. CONCEITO DE PATRIMONIO

O patrimônio é o objetivo principal de estudo da contabilidade. Ele é composto por bens, direitos e obrigações. O patrimônio é formado por uma parte com valores positivos, denominado ativo, tudo aquilo que a entidade possui ou tem a receber e outra parte valores negativos, denominado passivo, todas as contas que tem a pagar. O ativo é constituído de bens e direitos e o passivo de obrigações. O ativo menos o passivo mostra o capital de uma empresa, se ela esta endividada ou esta obtendo lucro.

Bens

Os bens são tudo o que lhe pertence o que a empresa possui, as coisas em geral. Eles são considerados itens de riqueza, porque se são úteis e possíveis de trocar, vender, negociar. Eles podem ser classificados em tangíveis e intangíveis ou em moveis e imóveis.

Os tangíveis são todos que são palpáveis, de forma física, por exemplo, veículo, maquinas, equipamentos industriais, moveis etc. Os intangíveis não são mensuráveis, não são matérias.

Os móveis são aqueles que podem ser transferidos de lugar, mudar de um lugar para outro, por exemplo, estoques, equipamentos, veículos etc. Os imóveis são aqueles que não podem ser transferidos de lugar sem destruição ou perda de valor, por exemplo, terrenos, edifícios, construção etc.

Direitos

Direito são todos os valores que a empresa tem a receber. São exemplos de direito as duplicatas e títulos a receber, os aluguéis a receber, os impostos recuperáveis etc.

Obrigações

Obrigações são todas as contas que a empresa tem a pagar, por exemplo, uma divida com um fornecedor, um aluguel a pagar, as contas a pagar de água, energia elétrica, telefone etc.

Para o Professor Humberto Fernandes de Lucena ele definiu o patrimonio como o principal objetivo da cantabilidade e é formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou juridica), e que seja passivel de avaliação em moeda.

Conforme José

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com