TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  4.500 Palavras (18 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em demonstrar quais são os tópicos, mais importantes para ser um excelente empresário nele estão: os conceitos administrativos, o conceito de patrimônio, quais são as fontes (origens) de recursos, as análises de mercado para se obter um visão de mercado , as demandas, ofertas e equilíbrio de mercado, as estruturas de mercado a contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social. A proposta e estuda a fundo o contexto empresarial, ajudando a esclarecer cada ponto dos tópicos expostos acima.

CONTEXTO EMPRESARIAL

Conceito de funções administrativas

As principais funções administrativas são:

- Fixar objetivos (planejar);

- Analisar conhecer os problemas;

- Solucionar problemas;

- Organizar e alocar recursos ( recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas)

- Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar);

- Negociar;

- Tomar as decisões (rápidas e precisas);

- Mensurar e avaliar (controlar).

As funções administrativas foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por essa classificação bastante difundida, é comum encontra lá em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias são elas:

Planejar: “Definir o futuro da empresa, principalmente suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos”,ou como “ ferramentas que pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação especifica do processo decisório”. O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

Organizar: Pode – se constatar que se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional (ais), é necessário que as atividades sejam adequadas ás pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que e preciso para a realização da tarefa. Logo, “organizar e o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas”.

Liderar: Envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum “meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados”. A chave para tal, na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua.

E por ultimo Controlar, que:

“estando à organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso do planejado e a correção dos possíveis desvios”. (Araujo, p.170 2004)

Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém, dentro da organização, são executadas em conjunto, não podem ser trabalhadas disjuntas.

Conceito de patrimônio

Para Padoveze com muita simplicidade ele define:

“Patrimônio é o conjunto de riquezas de propriedades de alguém ou de uma empresa”. ( Padoveze p.96 1996).

Todas as definições você encontrará sem a utilização de nenhum livro de contabilidade.

Complexo de bens, materiais ou não, direito, ações, posse e tudo mais que pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica. E para a contabilidade: A parte jurídica e material da azienda. (Ferreira, 1994, p.488).

Já para Jose Carlos Marion ele define:

“Conjunto de bens pertencente a uma pessoa ou a uma empresa”. (Marion, 1996, p.24)

Então patrimônio e o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculadas a entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos da entidade. A administração da empresa pratica atos de natureza econômico e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.

Fontes de Recursos

Para funcionar as empresas precisam de dinheiro. O simples fato de uma empresa precisar de imóvel para se instalar, maquinas e equipamentos para produzir, pessoas para trabalhar, matérias-primas para processar, revelam, na verdade a necessidade de recursos financeiros que permitam alugar ou comprar o imóvel, adquirir as máquinas e equipamentos, pagar os salários do pessoal, comprar as matérias-primas, recolher os impostos, etc.

Nenhuma empresa pode ser aberta sem um mínimo de capital inicial é representado pelos recursos consumidos para as primeiras necessidades ex.: abertura da empresa, compra do imóvel, contrato de funcionário.

As fontes de recursos podem ser próprios quando os sócios investem o chamado capital social, ou quando não há sócios o capital de giro.

Recursos de terceiros através de um financiamento bancário. O financiamento é uma operação por meio da qual a empresa obtém recursos financeiros de terceiros para o capital de giro. As fontes para financiamento dos investimentos empresariais podem ser classificadas em fontes de curto prazo ou fontes de longos prazos.

Analise de mercado

O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência. A análise de mercado é algo distinto porque consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com