TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Universitário: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1. CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.2. CONCEITO DE PATRIMONIO 5

2.3. FONTES (ORIGENS) RECURSOS 6

2.4. ANÁLISE DE MERCADO 7

2.5. DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 8

2.6. ESTRUTURAS DE MERCADO 9

2.7. A CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTE DE INFORMAÇÃO PARA RESPONSABILIDDE SOCIAL 10

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Vamos iniciar agora um estudo muito atrativo para o mundo empresarial, através das informações a seguir iremos compreender melhor o que fazer para um bom desenvolvimento nas empresas. Não basta ter dinheiro para constituir uma empresa e entrar no mercado, é preciso ter muito conhecimento.

Através da leitura sobre as funções administrativas nas empresas, patrimônio, recursos de terceiros ou próprio, análise de mercado, demanda, oferta, ponto de equilíbrio, estrutura de mercado, e a contabilidade social como uma ferramenta para responsabilidade social, ficará mais claro todo esse processo e com certeza o sucesso para o mundo dos negócios será positivo e longo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Quem primeiro conceituou as funções administrativas foi Henri Fayol, teórico clássico com ênfase na estrutura organizacional, segundo Chiavenato, defendia que: [...] a eficiência da empresa é muito mais do que a soma da eficiência dos seus trabalhadores, e que ela deve ser alcançada por meio da racionalidade, isto é, da adequação dos meios (órgãos e cargos) aos fins que se deseja alcançar. (CHIAVENATO, 2000, p. 11). Sua maior contribuição para a administração geral foram as funções administrativas que podemos dizer que são os cinco elementos básicos do processo administrativos que são utilizadas até hoje: planejamento, organização, direção e controle. A função administrativa nesse novo enfoque deixa de ser exclusiva da alta gerência, ficando difundida proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos, quando mais alto o cargo, mais funções administrativas aparecem. Fayol adotou alguns princípios da Administração Cientifica, como a divisão do trabalho e disciplina, abandonando outros e acrescendo os princípios de autoridade e responsabilidade, espírito de equipe e iniciativa, entre outros, ele cuidava da empresa de cima pra baixo enquanto Ford e Taylor cuidaram da empresa de baixo pra cima. O quarto integrante da Escola Clássica, Max Weber, buscou sintetizar os pontos comuns às organizações formais modernas em detrimento as organizações primitivas. Weber se assemelhou aos outros Clássicos ao identificar nas organizações as chamadas disfunções burocráticas, isto é, o seguimento rígido das regras, não levando em conta a variabilidade humana, como na abordagem dos outros.

Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de Planejamento que por definição, precede a ação. De fato, no princípio de grande parte das ações humanas, individuais ou coletivas, está algum tipo de planejamento. O planejamento pode ser sistemático ou assistemático, externo ou interno e a curto, médio ou longo prazo. Em seguida, identifica-se a função de Organização, que decorre de algum tipo de Planejamento. De fato, ao se planejar uma ação através de uma coletividade de pessoas, cooperando de forma permanente, define-se também a forma como as pessoas estarão agrupadas e a forma como irão trabalhar. A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que o organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumir responsabilidades, motivação etc. Definidos o plano e a estrutura, vem a função de Direção, ou seja: fazer com que o objetivo se realize. É a função que conduz a ação. E finalmente, identifica-se a função de Controle, que tem como objetivo garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado.

2.2. CONCEITO DE PATRIMONIO

O termo patrimônio significa o conjunto de bens que pertence a uma empresa ou a uma pessoa. Compõe-se também de valores a receber que são os direitos. E também é importante evidenciar as obrigações que são as dívidas. Vamos entender melhor:

-Os bens são tudo aquilo que uma empresa possui, seja para consumo, transformação, para venda, troca ou fixo. Podem ser classificados como Tangíveis ou Materiais, ou seja, o que se é palpável: veículos, dinheiro, móveis etc. Os Intangíveis ou Imateriais, isto é, não constituídos de matérias, normalmente são as marcas (Casas Bahia, Lojas Americanas) e as patentes de invenção.

-Direitos: entende–se por direitos a receber, o poder de exigir alguma coisa. São os valores a receber, títulos a receber, contas a receber.

-Obrigações: são dívidas que a pessoa ou a empresa tem a pagar a outras pessoas. Podemos denomina-las também de obrigação exigíveis. As obrigações normalmente têm prazo de vencimento determinado, como exemplos podem usar as dívidas com fornecedores, os salários a pagar, a energia elétrica etc.

-Patrimônio líquido: é o grupo de contas que representa a riqueza líquida de uma entidade. E necessário conhecer a riqueza líquida de uma pessoa ou empresa: somam-se os bens e os direitos, e subtraem- se as obrigações e o resultado é o patrimônio líquido. Que é representada pela equação: PL= bens + direitos- obrigações.

Os três autores a seguir tem o mesmo pensamento sobre o que é Patrimônio, sendo que cada um usa suas palavras para definir, são: José Carlos Marion, Ricardo J. Ferreira e Sergio de Iudícibus.

2.3. FONTES (ORIGENS) RECURSOS

No desempenho de suas atividades, as pessoas jurídicas podem contar com recursos provenientes de duas origens ou fontes: recursos próprios e recursos de terceiros.

A constituição de uma sociedade se dá por meio de recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio da pessoa jurídica. Trata-se do capital social inicial, que representa recursos próprios. Igualmente, são recursos próprios os originários dos aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos. Os resultados positivos apurados nas atividades empresariais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com