TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 6

Atualmente o planejamento financeiro é uma ferramenta importante para sobrevivência de uma empresa. Com um bom planejamento e se possível com recursos próprios, são grande as chances de sucesso no ramo empresarial.

Vale ressaltar que se necessário financiar uma parte desses recursos, a empresa já começa com endividamento, com um sócio que terá o direito de receber todo mês, gerando assim já no início, um passivo para empresa.

Com a atual estrutura econômica, onde cada vez o amadorismo está desaparecendo, é de suma importância a presença de um bom planejamento financeiro, análise de mercado e custos.

Vários são os objetivos de uma empresa, sendo que um dos principais é atender às necessidades do consumidor, que a cada dia se tornam mais exigentes em relação aos serviços e produtos colocados a disposição no mercado, objetivando lucros para empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

Tomando como referência os artigos “Com bom planejamento, empresário começa negócio sem dinheiro próprio” (HTTP:// g1.globo.com/economia/pme/noticia/201/07/com-bom-planejamento- empresario-começa-negocio-sem-dinheiro-proprio.html) e (Empresa fatura R$ 300 mil por mês com fabricação de panelas” (HTTP://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2013/03/ empresa-fatura-r$300-mil-por-mes-com-fabricação-de-panelas.html), no qual nota-se a importância do plano de negócios da organização para dar credibilidade e estrutura a nova empresa, sendo assim formado pelas funções administrativas, essas funções são desenvolvidas a partir do planejamento, organização, direção e controle na empresa.

Qualquer um pode ter plano e não existe maneira certa de planejar. Numa organização é diferente, o planejamento é a principal função dentro de uma empresa. Dentro do planejamento que se estabelece os objetivos definidos pela empresa e ele é a base para as demais funções. O planejamento é dividido em três formas: Planejamento estratégico (longo prazo), planejamento tático (médio prazo) e planejamento operacional (curto prazo). Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

Todas as funções administrativas são de fundamental importância para o processo de administração, e uma é complemento da outra, portanto, é impossível planejar sem organizar. Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa. E a forma de visualizarmos essas relações é través do organograma, que é a representação gráfica de uma organização.

Uma vez estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido.

Toda empresa necessita de direção, para que possam guiar e atingir os objetivos. A função direção esta diretamente relacionada com a liderança de grupos através da comunicação, desenvolvimento e orientação dos indivíduos. A direção é um processo complexo composto de diversas gestões de pessoas como coordenação, motivação e orientações em equipes. A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. Aqui entra o papel da liderança que deverá motivar os indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação.

O controle está diretamente relacionado com o planejamento e tem a finalidade de conseguir resultados de tudo o que foi planejado, organizado e dirigido, para que tenha melhor resultado em toda a empresa, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado deverá ser feita sua observação, comparando o planejado com o que está sendo realizado. A partir da observação, as variações ou desvios poderão ser corrigidos.

Segundo Mônica Maria Silva “Cabe ao administrador obter recursos internos e administrá-los de forma tal que possa atingir os objetivos da empresa e estar atento ao ambiente externo, acompanhando suas mudanças e tendências futuras a fim de avaliar o seu impacto sobre os negócios da empresa, e aproveitando as oportunidades e adequando sua estratégia e estrutura a fim de obter vantagens competitivas e sobreviver no mercado alcançando sucesso”.

Com o surgimento e a expectativa de novas empresas o crescimento da economia brasileira favorece a diminuição da mortalidade empresarial. Alguns fatores econômicos como o controle da inflação permitem a melhora na aprovação de empréstimos para abrir uma empresa. O descontrole da inflação afeta diretamente os menos favorecidos, visto que eles não conseguem aplicar seus recursos no mercado financeiro, fazendo desaparecer os recursos para financiar os investimentos, que por isso, dificulta qualquer planejamento empresarial que não seja à curto prazo.

As instituições financeiras procuram minimizar as dificuldades das pequenas empresas em conseguir crédito, mas, um dos principais motivos pela dificuldade em financiamento são as elevadas taxas de juros que inibem as empresas de fazer investimentos, pois os empresários tendem a manter seus recursos em aplicações financeiras e a principal fonte de financiamentos das pequenas empresas, passam a ser recursos próprios.

Com o crescimento econômico, é propicio o surgimento de novas empresas com expansão da produção no país, a colocação no mercado de uma quantia maior de mercadorias e serviços a disposição dos indivíduos. Com o surgimento de empregos no país, o principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com