TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O contexto empresarial é bastante complexo, pois abrange diversas áreas da empresa. Atualmente, as empresas vêm passando por mudanças constantemente, em virtude da grande competitividade, e da enorme concorrência traçada por elas, o mundo corporativo vem exigindo da empresa um excelente desempenho, ou seja, a administração que não conseguir extrair os dados necessários de seus departamentos, dificilmente conseguirá resultados satisfatórios e consequentemente estão sujeitos ao fracasso. Nas últimas décadas, o cenário econômico passou por grandes evoluções e os lideres deverão ter uma visão ampla para não chegarem ao fracasso. A área contábil é fundamental para auxiliar o gestor na tomada de decisão, através de melhorias na parte operacional, a fim de melhorar o resultado da empresa. Estes resultados esperados somente serão possíveis com a colaboração de todas as áreas da empresa, pois, cada departamento é responsável por uma informação que será depositada no departamento.

Em todas as atividades desenvolvidas, um bom planejamento seguido de um efetivo e persistente gerenciamento, maximiza a possibilidade de se alcançar o objetivo final com sucesso.

DESENVOLVIMENTO

Segundo Chiavenato (2003), o processo administrativo constitui-se das funções básicas do administrador, a saber: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Este processo assume uma forma seqüencial, cíclica e sempre realimentada por informações novas, as quais norteiam os possíveis reajustes na gestão empresarial.

A sequência das funções do administrador forma o ciclo administrativo, e na medida em que se repete tal ciclo, ocorre uma contínua correção e ajustamento por meio de retroação. Assim o desenvolvimento de um ciclo permite definir quais correções que deverão ser introduzidas no ciclo seguinte, e assim por diante.

Henri Fayol, no inicio do século XX criou a teoria acerca das funções administrativas, que envolveriam as organizações com o objetivo de alcançar resultados por meio da administração. Como já exposto anteriormente, as funções básicas do administrador são: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Percebe-se que para alcançar seus objetivos é necessário uma definição clara das metas, para que se trilhe no caminho do sucesso, isso é o que todas as empresas esperam.

Definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los é uma forma de planejamento, onde o mesmo define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando deve ser feito e em que sequência, sendo uma técnica para absorver a incerteza e permitir mais consistência no desempenho da empresa.

Há três níveis de planejamento: o estratégico que um planejamento mais amplo e abrangente da organização, situando-se no topo da hierarquia empresarial, é projetado em longo prazo com efeitos e consequências estendidos por vários anos; o tático é o planejamento feito no nível departamental, definido no nível intermediário para cada departamento da empresa e operacional, definido para cada atividade ou tarefa, é projetado sempre no curto prazo ou imediato.

Segundo Escobar (1969), a organização formal é um sistema de tarefas bem-definidas, cada uma das quais tem em si uma quantidade específica de autoridade, responsabilidade e obrigação de prestar contas. O ato de organizar, significa estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração, e estabelecer relações entre eles e as atribuições de cada um deles.

Saber a direção a seguir é fundamental, uma empresa de sucesso deve ter suas metas bem definidas, dirigir uma empresa é como dirigir um carro. A direção está relacionada com a ação, como colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Sua função se relaciona diretamente com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização. Assim, a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e de seus respectivos subordinados.

Para que se alcance os objetivos a empresas devem atuar no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos. A observação ou verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que esta sendo controlado. Seu objetivo é manter as operações dentro dos padrões estabelecidos para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira.

Portando percebe-se a importância da função administrativa no âmbito empresarial, cada função tem sua característica fundamental para alcançar seus objetivos. A sequencia das funções do administrador forma o ciclo administrativo, ocorrendo um ajustamento por meio de retroação. Assim o desenvolvimento de um ciclo permite definir quais correções deverão ser introduzida na função a seguir.

O conceito de Administração vem passando por mudanças a cada dia que passa. Seja introduzindo novas e diferentes tecnologias, seja modificando seus produtos ou serviços, seja alterando o comportamento das pessoas, seja mudando seus processos internos, seus conceitos estão gradualmente alterando suas estruturas. Essas alterações provocam constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas, acelerando cada vez mais as mudanças ambientais.

A cultura organizacional deixou de privilegiar as tradições passadas e passou a concentrar-se no presente, enquanto o conservantismo cedeu lugar à inovação. A velha concepção de Relações Industriais foi substituída por uma visão de administração de Recursos Humanos. As pessoas passaram a ter importância no contexto empresarial, não sendo mais visto como simples fatores inertes de produção e sim pessoas capazes de renovações e inovações. A tecnologia passou por um incrível e intenso desenvolvimento e começou a influenciar poderosamente a vida nas organizações e as pessoas que dela participavam. O mundo continuava mudando. E as mudanças já eram muito velozes e rápidas.

Chiavenato (2009) descreve o início desta Era por volta de 1990. Segundo o autor, é a Era em que estamos vivendo atualmente. Sua característica principal são as mudanças, que se tornaram rápidas, imprevistas e inesperadas.

A tecnologia influenciou poderosamente o funcionamento das organizações a partir da revolução industrial. Essa foi o resultado da aplicação da tecnologia substituiu o esforço humano, por maquinas, permitindo o aparecimento das fábricas e indústrias.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com