TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO .......................................................................................... 5

3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 7

4 REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 8

1 Introdução

Neste trabalho veremos o papel que os gestores exercem dentro da empresa, tendo que tomar decisões que mudar o destino de uma empresa no mercado, tanto para o lado positivo quanto para o negativo.

2 Desenvolvimento

Contexto empresarial

O momento de tomar a decisão correta dentro de uma empresa é crucial para o sucesso da mesma, nesse momento os administradores devem tomar a decisão certa, sem nenhuma dúvida do que estão fazendo, pois uma decisão equivocada pode trazer conseqüências gravíssimas para a empresa.

O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo . E segundo Chiavenato esse processo consiste em quatro funções, que são: planejamento, organização, direção e controle. Segundo Chiavenato o planejamento tem maior peso na área estratégica e tática, ele afirma que a administração não ocorre por acaso, pois cada ação está pautada em um plano; a organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades às pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores; a direção é a influência que o gestor exerce sobre o subordinado, para que aquilo que foi planejado seja realizado no tempo desejado; e por último o controle, que é onde monitora e avalia o desempenho das funções de planejamento, organização e direção.

Para tomar as devidas decisões, os gestores necessitam saber o que podem ou não investir para que o objetivo seja alcançado. Por isso ele tem que estar à par de todo o patrimônio que a empresa possui. E o que vem a ser esse “patrimônio”?

Segundo Ribeiro (1997) “o patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.”

Marion (1998) define que “O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa.”

Para Martins e Campos (2000), “patrimônio pode ser conceituado como o conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possa ser avaliado pecuniariamente e que seja utilizado na consecução de seus objetivos sociais”

Depois destas citações chegamos a conclusão de que o patrimônio é tudo o que a empresa possui, ou seja, seus bens e direitos.

Outra fonte de recursos da empresa é o Capital Social , que é o investimento dos proprietários na companhia na forma de ações ou quotas, e também por valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos proprietários, são incorporados no Capital Social. Há também o Capital de Terceiros, que são os empréstimos e financiamentos realizados pelos administradores da empresa.

Mas para que a empresa consiga atingir seus objetivos é preciso realizar uma análise de mercado, para assim saber exatamente o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com