TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Dissertações: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  4.582 Palavras (19 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REFERÊNCIAS TEÓRICAS 4

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 6

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 7

2.4 ANÁLISE DE MERCADO 8

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO . 9

2.6 ESTRUTURA DE MERCADO 11

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 13

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

REFERENCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Devido ao tema, contexto Empresarial, vamos conhecer um pouco deste contexto que é de grande amplitude, e por ser bastante amplo, vamos apenas falar um pouco de alguns enfoques importantes, começando pelos seguintes aspectos: As funções administrativas na gestão Empresarial, sua importância para as Empresas e para o gestor.

Veremos também processos administrativos como planejar, organizar, dirigir, e controlar, no ambiente das organizações, participação da contabilidade nas empresas e sua importância, conceito de patrimonio, analise de mercado, demanda, oferta e equilibrio de mercado, estruturas de mercado, contabilidade como ferramenta de informação para a responsabilidade social. Para que uma Empresa possa permanecer nesse competitivo mercado e ser bem sucedida, é preciso que seja bem administrada.

Assim, teremos a oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre esse tema que é de uma importância ímpar para os dias atuais. nesses tópicos vimos que a preocupação administrativa se volta para o consumidor de um modo geral, visando se manter no mercado oferecendo produtos de boa qualidade e a preços competitivos,sendo assim as decisões administrativas se mostram de vital importância.

Nesse sentido, vimos que a empresa passa a ter também uma função social, no aspecto do desenvolvimento local onde esta situada influenciando e desenvolvendo a comunidade como um todo.

2 REFERÊNCIAS TEÓRICAS

As organizações, sejam em suas formas mais primitivas até as mais complexas, permearam toda a história de nossa civilização e graças a elas que o homem conseguiu concretizar idéias que sozinho não seria capaz de realizar. Ao longo da evolução de sua história, o homem foi-se tornando cada vez mais dependente dos laços que o uniam às organizações e entendê-las, como melhor utilizar os recursos disponíveis para o alcance das necessidades individuais e do coletivo, tornou-se fundamental. Mas foi somente no início do século XX que estudos voltados para essa temática foram desenvolvidos, um deles pelo francês Henri Fayol que criou a teoria acerca das funções administrativas onde toda organização desenvolveria quatro áreas voltas para a sua funcionalidade operacional: planejamento, direção, controle e organização. Apesar das críticas à sua teoria, o pensamento de Fayol ainda é muito presente no ambiente das organizações contemporâneas. Acredita-se que tal discussão é pertinente para acadêmicos e profissionais de gestão que certamente buscam novas formas de organizarem os processos administrativos nas organizações e para que futuros gestores possam melhor aplicar as estratégias da teoria de Fayol na prática de sua administração buscando a contínua eficiência e eficácia das organizações no complexo ambiente empresarial para assim melhor obter vantagens competitivas para a sua inserção no mercado.

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O processo administrativo envolve quatro funçoes que a partir de agora nos reportaremos a cada uma delas em busca de um melhor entendimento. Entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a impresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

Para Maximiano (2005), o planejamento pode ser classificado em três tipos de acordo com a abrangência sobre• Planejamento estratégico: é elaborado a nível institucional envolvendo toda a organização, definindo o por quê de sua existência, o que ela faz e como faz. Para Maximiano é “a relação pretendida da organização com seu ambiente”. Essa relação pode ser melhor definida por meio de uma série de análises, não isoladas entre si, estudadas na administração por muitos autores. Entre eles destaca-se o estudo das vantagens competitivas realizada por Porter (1989) em que assinala como as organizações podem desenvolver e manter vantagens competitivas em um mercado globalizado e altamente competitivo por meio da análise do ambiente externo que a envolve, gerando um melhor desempenho e conseqüentemente um melhor posicionamento no mercado;

• Planejamento tático ou funcional: traduz os planos estratégicos em ações especializadas para as unidades organizacionais (departamentos), sendo, então, elaborado a nível intermediário. Define as responsabilidades, cursos de ação e objetivos para cada unidade funcional, todos em consonância com o que foi estabelecido a nível institucional;

• Planejamento operacional: coordena por meio de cronogramas, decisões, orçamentos e até mesmo outros planos (subplanos) as atividades individuais realizadas. É um planejamento focado no curto prazo e na rotina assegurando que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, focado na eficiência, melhor alocação dos recursos disponíveis, e na eficácia dos resultados.

• Organização envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve está de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa.

• A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, uma vez estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido e suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.

• O controle está diretamente relacionado com o planejamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com