TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 10

Contexto Empresarial

Conceito de função administrativa

Para entendermos as teorias administrativas, começaremos pelo conceito de organização como uma instituição ao organizar. A organização pode ser entendida como um conjunto de recursos para atingir um determinado objetivo em uma empresa ou em qualquer outra tipo de objetivo que pretende atingir, os recursos que uma organização utiliza pode ser dimensionados em dois grupos que forma o capital e o trabalho, é por meio desse aproveitamento dos recursos que a organização alcançara seu resultado. Toda a organização tem um propósito, esse propósito também tem relação com satisfazer as necessidades dos indivíduos e da sociedade, não basta só agrupar os recursos em uma mesma estrutura, mas para que ocorra é preciso que eles sejam administrados.

Administração pode ser exercida em qualquer tipo ou porte de empresa, e qualquer que seja a posição ou o nível de que a exerce. A administração é o ato de trabalhar com e a traves de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

Para atingir seu objetivo, a administração deve ser exercida de forma eficácia e eficiente. A eficácia esta relacionada com a capacidade de realizar as atividade da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecido eficácia implicar escolher os objetivo certos e conseguir atingir-los e sua principal preocupação é com os fins, já a eficiência é a capacidade de realização da atividade da organização,minimizando a utilização dos seus recursos,ou seja e a capacidade de desempenha corretamente as tarefas, a eficiência é a condição essencial para sobrevivência dentro de um contexto altamente competitivo, em que as empresas tem de enfrentar situação cada vês mais complexas, cabe as administrador o grande desafio de conciliar corte de gasto com aumento de eficiência, coordenado múltiplas atividades dentro e fora das empresas.

• Teóricos que Desenvolveu

Os principais teóricos foram sem duvida Taylor,Ford e Fayol.Não há duvida de que todos eles foram ousado e inovadores ao introduzirem novas formas de organizar os recursos e a administrar as pessoas dentro da organização. A formação e a experiência de vida desses teóricos influenciaram o trabalho desenvolvidos por eles. Embora as primeiras teorias tenham recebido muitas criticas,ainda hoje contribuem muito para a administração dos negocio.

• Principais mudanças ao logo do tempo

O americano Frederik Winlow Taylor foi o pioneiro no desenvolvimento de uma teoria cientifica sobre a administração.Devemos lembra que, na época na qual Taylor desenvolveu a sua teoria, a principal preocupação era aumentar a produtividade obtida por meio do novo modelo de trabalho. Uma importante ganho trazido pelo novo modelo de Taylor de produção era padronização, que de um,garantia que todos as peças saíssem com o mesmo padrão e por outro lado era possível racionalizar o trabalho dos funcionário o que acreditava Taylor,reduzir os esforços físico. Mercado também ganhava,pois os clientes poderiam ter acesso o produtos de melhor qualidade com custo reduzido.

Já Ford o precursor de Taylor,aplicou os princípios da administração em sua fabrica. Sua contribuição pode ser vista com um aperfeiçoamento da proposta de divisão de tarefa. Ford avançou não só na administração, e mais especialmente na administração da produção mas também no marketing, ele inovou as se preocupar com o mercado e procurou desenvolver um produto que atendesse as necessidade de seus clientes. A partir da percepção de nem todos os clientes tinham poder aquisitivo para compra o tão desejado automóvel, ele desenvolveu o modelo Ford T. outra inovação e contribuição de Ford foi para a área gestão de pessoas eles pioneiro na redução da jornada de trabalho para oito horas,e na iniciativa de utilizar parte do lucro da empresa, entre outro coisa, para aumenta os salário dos trabalhadores.

Fayol possui uma visão organizada da organização, pois eles via os diferentes órgãos da empresa de uma forma muito anatômica. Fayol desenvolveu vários princípios da administração,alguns deles são,divisão de trabalho, disciplina,unidade de direção, subordinação do interesse individual ao interesse geral e vários outros função.Ele definiu cinco elemento básico do processo administrativo que são, o planejamento, organização,direção, coordenação e controle, e esses elementos são usados ate hoje.

Conceito de Patrimônio

O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigação que são veiculadas á entidade (recursos)necessário para a realização dos objetivos da entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômico e financeiras, e produz mutações aumentativos e diminutivas na riquezas empresarial

• Apresentar três autores

O patrimônio é formado por um conjunto de bem, direitos e obrigações que constitui um meio. Bens componentes importante do patrimônio são as coisas em geral, que por satisfazer as necessidades das pessoas e empresas se tornam úteis e são expressos em valores monetários, os bens são a parte do patrimônio que demanda mais controle, principalmente os bens comercializáveis, os estoques de produtos e mercadorias, pois o resultado da empresa depende de um bom sistema de controle. os bens são considerados intens. de riquezas, porque se são úteis é possíveis negociar,vender,trocar, arrendar.

O bens podem ser classificado em tangíveis e intangíveis, tangíveis são os sem que têm forma física, são palpáveis.por exemplo, veículos,maquinas,equipamento industriais, moveis etc. os intangíveis são os bens que não são materiais, mas que são mensuráveis, como marcas de empresa registrada, registro de inventos etc.

Os direitos são os deveres ou os créditos que temos contra alguma pessoa ou empresa, é o poder jurídico de exigirmos alguma coisas ou valor de alguém. Os direitos são títulos que representam compromisso que um terceiro (pessoa física ou jurídica) assumiu perante a empresa, esse titulo tem algumas formalidades, uma delas é o vencimento, data em que você ou sua empresa vai receber esses valores.essas informação é muito importante na contabilidade pois a classificação no balanço patrimonial depende do prazo combinado para transformação de titulo em dinheiro.

As obrigação são dividas que a pessoa ou empresa tem a pagar a outras pessoas. Podemos denominá-los também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com