TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Devido à importância do empreendedorismo nas empresas, nesta unidade textual estaremos compreendendo um pouco sobre as funções administrativas e o teórico que as desenvolveram. Uma boa administração é essencial para o crescimento do patrimônio, por isso alem de trabalhar os fatores administrativos, iremos esclarecer o que são e como são usados o chamado Capital de Terceiros e o Capital Social como fonte de recursos. Atentos a Lei da Demanda, será conveniente citar também como a demanda influência na decisão do consumidor e visse versa.

Ao entrar nesta unidade, estaremos por fim compreendendo: as estruturas de mercado, como as empresas devem atuar, a Contabilidade Social, os fatores de produção e de modo geral tudo o que cerca o empreendedorismo.

DESENVOLVIMENTO

Contexto Empresarial

A organização do empreendedorismo hoje é um fator muito importante na atuação das empresas, pois os conjuntos das funções administrativas resumem-se no Contexto Empresarial, trazendo bons resultados se bem administradas ou se pelo contrário resultados ruins para as ações da empresa.

Conceituada por Henry Fayol, as funções administrativas como: o planejamento, a organização, a direção e o controle, tinham como necessidade realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão. Assim, sendo um passo importante para que a administração se tornasse uma profissão. A análise dessas funções ainda se faz com grande importância atualmente, e é por meio delas que são implantadas as teorias administrativas dentro das organizações. Contudo, essas análises terão impacto fundamental no resultado de exercício da empresa.

Cada empresa possui o seu patrimônio e o patrimônio pode ser classificado em: bens, que é tudo aquilo que lhe pertence e satisfaz uma necessidade da empresa, seja móvel ou imóvel e tangível ou intangível; direitos, que são todos os valores em credito que a empresa tem a receber; e obrigações, todos os valores em dívida que a empresa tem a pagar. O mesmo para se ter controle precisa de informações precisas sobre os ativos da situação contábil, este é um fator que faz toda a diferença em uma boa gestão.

Na gestão de uma empresa existem vários fatores de extrema importância para que a mesma possa controlar ou investir no crescimento do patrimônio, entre eles o investimento em Capital de Terceiros, que corresponde aos investimentos feitos pela empresa com recursos provenientes de terceiros, que se incorporam a empresa. Por exemplo: uma companhia que compra móveis a prazo. O saldo da conta credores representa o Capital de Terceiros. Nestes fatos entram também o Capital Social que são valores previstos em contrato ou estatuto, que formam a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas da empresa.

Estes investimentos com Capital de Terceiros e Capital Social, muitas das vezes se devem a demanda de mercado. “A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em um determinado período de tempo”. Essa procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo. A demanda tem alguns fundamentos teóricos, como: a Teoria do Valor Utilidade, em que o valor do bem se forma de acordo com a satisfação que o bem representa para a comunidade. E a Teoria do Valor do Trabalho, essa considera que o valor de um bem se forma ao lado da oferta, mediante os custos do trabalho incorporado ao bem e o tempo produtivo. Também podemos enfatizar a oferta e o equilíbrio no mercado, pois a oferta que é a quantidade de determinados bens ou serviços, que os produtores e vendedores produzem em determinado período, representa um plano ou intenção de produtores e vendedores, e não a venda efetiva. Quando ocorre um excesso de ofertas (um maior número de produtos a venda do que consumidores para consumi-los), os vendedores acumulam estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos escassos consumidores. No caso de excesso de demanda (muitos consumidores para comprar um número pequeno de determinado produto), os consumidores estarão dispostos a pagarem mais, pois o produto está escasso. Assim, existe uma tendência ao equilíbrio, não existindo preção para alterações de preços e os planos dos compradores são consistentes com os planos dos vendedores, não existindo filas ou estoques não planejados.

As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com