TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

1 DESENVOLVIMENTO

Um dos maiores obstáculos das empresas é prever as mudanças do mercado e se antecipar a elas. Diante deste constante nível de incerteza, o que faz a diferença entre o sucesso ou fracasso na hora de abri uma empresa e a sua permanência no mercado é a informação e o conhecimento de seus administradores, o que ficou claro nos dois casos apresentado.

Diz Almeida:

“Eu comecei a buscar o que produzir, o que o mercado queria (...)”. Fiz o plano para saber o investimento, o capital de giro de no mínimo seis meses. [...] empresário conta que visualizou desde o início da produção, com a compra dos materiais e embalagens, ao processo de distribuição aos salões de beleza. A empresa atua no ramo de cosméticos para profissionais.

Isso confirma à necessidade de elaborar um bom planejamento estratégico.

De acordo com Tiffany & Peterson (1999), o planejamento estratégico é uma ferramenta que fornece à organização uma visão do futuro, aumentando a probabilidade de uma empresa aproveitar as oportunidades e explorar suas potencialidades.

E para isto é necessário que o empreendedor tenha o conhecimento das funções administrativas para programar e controlar os resultados de sua empresa.

No caso 2 o empreendedor utilizou muito bem a função financeira para planejar e captar recurso para implantar sua ideia. Diz Almeida

[. Fiz “o plano para saber o investimento, o capital de giro de no mínimo seis meses. Quando você faz o plano tem que levar em consideração tudo o que precisa para a empresa funcionar, inclusive os próprios funcionários”].

Em qualquer organização, é necessário que se conheçam os desejos e as expectativas dos clientes. As organizações utilizam da função marketing para conhecer estas expectativas e tornar sua marca conhecida e respeitada por seu publico alvo. Por isso esta função tem um papel fundamental no sucesso de uma organização. No casso 2 o empreendedor pesquisou o que produzir e como produzir;

[“Eu comecei a buscar o que produzir, o que o mercado queria (...), visualizou desde o início da produção, com a compra dos materiais e embalagens, ao processo de distribuição aos salões de beleza”.]

No caso 1 o empreendedor utiliza da função marketing para identificar um nicho de mercado e se manter

[... Em 2004, tinha bastantes lojas de 1,99, lojas populares que necessitava muito desse produto,... a empresa fabrica atualmente mais de trezentos itens, entre panelas e assadeiras de vários tamanhos e modelos. Para se manter competitiva no mercado, a empresa investe na qualidade dos produtos e também em novidades...“[O mercado é extremamente competitivo, mas procuramos nos destacar agindo corretamente com nossos clientes, atendendo as necessidades dos nossos clientes, e fazendo da melhor maneira possível para deixar ele contente”, diz Oliveira.]

Não basta possuir uma boa ideia é necessário é preciso saber colocar em pratica analisar sua viabilidade e o planejamento estratégico se faz necessário, pois ele engloba a função administrativa que implica numa visão do futuro, através da qual a empresa analisa o segmento de sua atuação, o mercado, os concorrentes, os produtos e serviços oferecidos, o valor a ser estipulado ao cliente, as vantagens em longo prazo e a lucratividade, entre outros aspectos.

Gestão de responsabilidade.

De acordo com Ashley (2006), o comportamento socialmente responsável é um todo composto pela soma dos comportamentos éticos e respeitosos com todos aqueles que com os quais a empresa se relaciona.

O exercício da cidadania empresarial, segundo Melo Neto e Froes (2001),exige que a empresa atue com eficiência na gestão da responsabilidade social interna e externa.

Manter se competitivo no mercado hoje é vital para qualquer organização; e para atingir um excelente nível de competitividade é necessário que se invista no capital humano da instituição, nos funcionários e comunidade onde atua.

Segundo Melo Neto e Froes (2001), a responsabilidade social interna está voltada para os funcionários e dependentes da organização e tem como objetivo motivar os colaboradores para que tenham um bom desempenho, tornar o local de trabalho agradável e investir no bem-estar dos seus empregados. Segundo os autores, “com isso, a empresa ganha a sua dedicação, empenho e lealdade. Os ganhos de produtividade são enormes.” (MELO NETO e FROES, 2001, p.85).

Os investimentos em qualidades dos produtos e em novidades são muito importantes, pois quando há investimento em qualidade e em novidades automaticamente é necessário investir na qualificação da mão de obra, e com a competitividade do mercado é necessário agir corretamente com todos que faz parte do circulo empresarial, se há investimento no material humana, este serão defensores da empresa perante a comunidade e farão tudo possível para satisfazer completamente os clientes, o que afetará positivamente a imagem desta trazendo grandes retornos as empresa.

A responsabilidade social externa acontece “atravésde ações sociais voltadas principalmente para as áreas de educação, saúde, assistência social e ecologia. Visa um maior retorno social, de imagem, publicitário e para os acionistas.”

(MELO NETO e FROES, 2001, p.89).Segundo Borba, Borsa e Andreatta (2001, p.55), essas ações da empresa para com a comunidade devem basear-se em uma “responsabilidade universal e deética”. A questão não é a entidade privada admitir qualquer culpa, mas sim prezar pela integridade e honestidade, na medida em que atenta para a necessidade do outro. Para as autoras, as corporações são grandes responsáveis pela garantia da qualidade de vida das comunidades nas quais estão inseridas.

O conjunto de ações interna que respeita e valoriza os funcionários e a comunidade local constitui em uma gestão social corporativa cidadã conforme afirma Melo Neto e Froes (2001) que podem existir empresas mais eficazes em somente uma das gestões (interna ou externa) e que, se quiserem adquirir otítulo de empresa-cidadã, é necessário que atue em ambas as gestões de responsabilidade social.

REFERÊNCIAS

01/05/13 Uma Análise das Funções Administrativas na Realidade Empresarial: Um Estudo de Caso na Sacoplast :::: Ogerente.com ::::

ogerente.com.br/novo/artigos_ler.php?canal=8&canallocal=29&canalsub2=94&id=641 4/7

01/05/13 https://sites.google.com/site/ferramentasgerenciais/administracao-estrategica/i-funcoes-administrativas

05\05\2013http://www.uniethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3888&Alias=uniethos&Lang=pt-BR

Material

Textos da atividade

01/05/13 http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/07/com-bom-planejamento-empresario-comeca-negocio-sem-dinheiro-proprio.html

01/05/13 http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2013/03/empresa-fatura-r-300-mil-por-mes-com-fabricacao-de-panelas.html

05\05\2013http://www.ead.fea.usp.br/semead/11semead/resultado/trabalhosPDF/177.pdf

05\05\2013PESQUISAR http://www.ceppev.cairu.br/mestrado/dhrs/arquivos/dissertacoes/Reis_Antonio_Mestrado.pdf

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »