TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Dissertações: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 7

2 A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

A administração se consolidou como ciência organizada e estuda principalmente após os lançamentos das idéias de Peter Drucker em 1954, entretantanto surgiram na primeira metade do Século XX vários ícones do pensamento administrativo que de varias formas contribuíram pra o desenvolvimento da ciência administrativa e conseqüentemente das organizações. Entidades organizadas,como as empresas, os governos e as instituições, passaram a desempenhar as principais tarefas sócias, e necessitavam ser administradas para realizar tais objetivos, daí a importância crescente do estudo da administração.

O pensamento administrativo sistematizado é criação própria do século passado. No decorrer desse período, varias e distintas correntes filosóficas surgiram e contribuíram para o progresso das organizações, cada qual centrada em seu foco ou esfera particular.

Nos primeiros anos do século, no auge da segunda fase da Revolução Industrial, começaram a surgir as primeiras idéias de cientificidade da administração. Frederick Winslow Taylor, um engenheiro mecânico de uma metalúrgica na Filadélfia (EUA), foi o precursor da teoria clássica da administração ao introduzir nas organizações um método cientifico para o trabalho dos operários, baseado na divisão, especialização e no controle da produção.

As ideas de Frederick Taylor, Carl Barth, Henry Gantt, Harrington Emerson, Frank

E Lilian Gilbreth colocava ênfase especial nas tarefas de produções e na racionalização do trabalho no nível operacional. Taylor e seus seguidores enxergavam a fabrica como uma maquina e estabeleceram métodos científicos de produção, que ajudaram a criar o padrão de vida mas elevado já registrado no mundo até aquele momento (GABOR,2011).

Esse período ficou posteriormente conhecido como o período do surgimento das teorias da Administração Cientifica. Desde então surgiram diversos teóricos, com variados conceitos e pontos de vistas sobre os aspectos administrativos nas organizações. As diversas correntes de teorias administrativas, com seus principais representantes e suas respectivas ênfases e enfoques, estão expostas a seguir na Tabela 1. As diversas correntes filosóficas foram surgindo ao longo da historia, e os vários filósofos organizavam sua idéias em torno de uma ênfase central,a parti de observações empíricas realizadas junto as empresas e organizações emergentes da época.

Tabela 01- Principais representantes das Teorias Administrativas

Ainda no começo do Século XX, dois europeus coetâneos a Taylor, Henry Fayol e Max Weber, Apresentaram teorias que abordavam a estrutura das organizações. Essas teorias somada com a teoria da administração cientifica de Taylor formam o que comumente se chama de ‘’abordagem clássica’’ do pensamento administrativo, e que naquele momento formaram a base que impulsionaram o desenvolvimento das organizações formais.

Henry Fayol nasceu em 1841 na cidade de Constantinopla,na Turquia.Graduou-se em engenharia de minas na França no ano de 1860,e nessa época começou a trabalhar como engenheiro nas atividades de mineração de carvão da empresa francesa Commentry-Fourchambaut Company.De engenheiro passou a gerente e depois de um período de dificuldades da empresa,passou a ser o diretor geral da organização,que teve seu nome mudada para Comambaut.Foi a partir das experiências adquiridas na gestão da Comambaut que Fayol desenvolveu sua proposta de administração,e que o faria ser reconhecido como um dos mais influentes teóricos da perspectiva clássica da administração(SILVA,2001,p143-4)

Fayol é considerado o pai da administração moderna,pois estabeleceu os princípios gerais da administração e foi o primeiro a tentar limitar e esclarecer as funções do administrador,separando a habilidade de administrar do conhecimento tecnológico.Fayol deixa clara a importância da competência administrativa para o desempenho organizacional.Os princípios gerais de administração sugeridos por Fayol há noventa anos são ainda considerados por inúmeros administradores como essências para o exercer de uma administração eficaz.

Segundo SILVA (2000, p. 153),a mais importante contribuição de Fayol ao pensamento administrativo foi a separação de um processo complexo de gestão em áreas interdependentes de responsabilidade ou de funções.

Max Weber,outro importante teórico da abordagem clássica,foi um sociólogo alemão que centrou seus estudos na organização formal e na burocracia racional dentro das organizações.Formou-se em direito e passou quase toda sua vida como professor de universidades.Weber tinha sólida formação em história, literatura, psicologia, teologia,filosofia e economia,o que era

Comum na sua época.

O estudo da burocracia feito por Weber procurava estabelecer regras sistemáticas que ofereceriam estrutura,estabilidade e ordem às organizações.À medida que as organizações cresceram em tamanho e se tornaram mais complexas, o instrumento capaz de oferecer a eficiência às organizações era a burocracia apontada por Weber.

A abordagem clássica da administração impulsionou as organizações para o caminho do desenvolvimento ao fornecer subsídios aos gestores para o controle da organização. De acordo com MOTTA(1976), o pensamento central da escola clássica resume-se na afirmação de que o bom administrador será aquele que planejar, organizar e coordenar racionalmente seus passos,e que souber comandar e controlar as atividades de seus subordinados.

Essa fase da abordagem clássica centraliza na estrutura da organização foi as ciências exatas influíram positivamente na formação do pensamento administrativo.Conceitos mecanizados e rígidos tornaram-se a base dos estudos propostos,apoiados principalmente na idéia da eficiência na produção.Buscava-se a todo momento estabelecer a melhor relação custo versus benefício e obter a melhor utilização dos recursos disponíveis para produção,em busca dos resultados eficientes.

Em um momento em que a sociedade começou a apoiar-se nas organizações,e estas por sua vez começaram a se tornar cada vez mais complexas,o foco na eficiência se mostrou bastante capaz de produzir um efeito real positivo no desenvolvimento e crescimento das nações.

2.1 A Visão Holística da Administração

Atualmente, a dicotomia da administração entre produtivo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com