TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Projeto de pesquisa: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.876 Palavras (16 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CONTEXTO EMPRESARIAL 4

PLANEJAMENTO 5

ORGANIZAÇÃO 5

DIREÇÃO 6

CONTROLE 6

CONCEITOS DE PATRIMÔNIO 8

FONTES DE RECURSOS 9

ANALISE DE MERCADO 11

DEMANDA OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 11

ESTRUTURA DE MERCADO 13

CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 15

CONCLUSÃO 16

REFERENCIAS 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de conceituar com base nas teorias de vários autores, funções administrativas, evidenciando também o conceito de patrimônio, suas fontes de origens de recursos para constituição e manutenção de uma empresa ou entidade, tais como, capital social e capital de terceiros e aprofundando na pesquisa de análise de mercado, no entendimento de demanda, oferta e equilíbrio de mercado, nas estruturas de mercado onde este busca conceituar também a contabilidade social como instrumento que mede a responsabilidade social.

CONTEXTO EMPRESARIAL

De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE. Certos autores discutem se a função de ORGANIZAÇÃO que, embora não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada como parte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seu trabalho é plano permanente da Organização, na forma de organogramas, definições de relações hierárquicas e funcionais, descrições de cargos e funções etc. É através da função de ORGANIZAÇÃO que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de Funções das diversas unidades orgânicas do SISTEMA-EMPRESA.

Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas e administrativas. O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre o subsistema técnico, ou operacional, visando à melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados. O Subsistema Gerencial. As funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de Gerência das Organizações, também denominado subsistema gerencial. Basicamente esse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais. Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme as particularidades de cada empresa, as funções administrativas se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização.

Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de Planejamento que por definição, precede a ação. De fato, no princípio de grande parte das ações humanas, individuais ou coletivas, está algum tipo de planejamento. O planejamento pode ser sistemático ou assistemático, extrernalizado ou internalizado e a curto, médio ou longo prazo.

Planejamento sistemático é aquele que se realiza através de técnicas apropriadas e em prazos regulares. Ele é internalizado quando participam de sua elaboração as pessoas envolvidas no processo e seu prazo dependem do horizonte de tempo que a organização pretende ter algum tipo de controle. Em seguida, identifica-se a função de Organização, que decorre de algum tipo de Planejamento. De fato, ao se planejar uma ação através de uma coletividade de pessoas, cooperando de forma permanente, define-se também a forma como as pessoas estarão agrupadas e a forma como irão trabalhar. A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que o organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumir responsabilidades, motivação etc. Definidos o plano e a estrutura, vem a função de Direção, ou seja: fazer com que a coisa se faça. É a função que conduz a ação. Finalmente, identifica-se a função de Controle, que tem como objetivo garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado.

PLANEJAMENTO

Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.

Para faria (1997, pag. 71), “o planejamento determina os objetivos a atingir e os tipos de controles necessários que a administração da empresa deverá adotar”.

Chavienato (2000), “aponta a existência de três níveis de planejamento: Planejamento estratégico, tático e operacional”.

ORGANIZAÇÃO

Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Para Faria (1997, pag. 81), “é o estabelecimento de uma estrutura formal de autoridade, mediante a qual se definem dispõem e condenem as fases e métodos de trabalho para se atingir os objetivos”. Na verdade a organização é uma função administrativa que completa a função de planejamento, tendo em vista que, para atingir os objetivos as organizações devem preparar a estrutura interna de modo a se tornarem eficientes no desempenho das tarefas necessárias para o cumprimento da missão.

DIREÇÃO

Esta função constitui a terceira função administrativa sua função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação como os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.

Segundo Blau e Scott (1970), “a função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual o objetivo ou os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização “. Assim a direção é a função administrativa que se refere as relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e de seus respectivos subordinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com