TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.947 Palavras (12 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Nesse trabalho veremos o que é o contexto empresarial, seus fundamentos e como ele é constituído.

Teremos uma visão clara de informações do conceito à contabilidade e fundamentos administrativos e econômicos, que são tópicos a ser analisado por pesquisas com livros, e uso de sites de informações.

Tanto na contabilidade, na administração e na economia, temos teoria e explicações, de quem foi seus teóricos e as entidades relacionadas e como fizeram para desenvolver suas teorias.

Contexto empresarial

Conceito de Funções Administrativas

PLANEJAMENTO

Consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes da ação ser necessária. Sobre o aspecto formal, planejar consiste simular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ação necessários e os meios adequados para atingir os objetivos. Para alcançá-los: Programar as atividades. O planejamento envolve três níveis: estratégico tático e operacional.

No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. O planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais específicos, que deverão ser executados por varias áreas da administração. No planejamento operacional serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização e com prazos mais curtos.

ORGANIZAÇÃO é usada para, dividir o trabalho, designar as atividades, agrupar as atividades em órgãos e cargos, alocar recursos, definir autoridade e responsabilidade, ou seja, como a empresa ira se estruturar para organizar seus objetivos.

DIREÇÃO é usada para, designar as pessoas, coordenar os esforços, comunicar, motivar, liderar. Podemos dizer que consiste em: interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir. Os diretores dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores e os supervisores dirigem os funcionários ou operários CONTROLE é usado para, definir padrões, monitorar o desempenho, avaliar o desempenho, ação corretiva. Podemos dizer que: ele faz parte do processo administrativo, como planejamento, organização e direção .É um processo cíclico composto de quatro fases, a saber:

1. Estabelecimento de padrões ou critérios. Os padrões representam o desempenho desejado. Os critérios representam as normas que guiam as decisões. São balizamentos que proporcionam meios para se estabelecer o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. Constituem os objetivos que o controle deverá assegurar ou manter. Os padrões podem ser expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou por meio de índices. A Administração Científica preocupou-se em desenvolver técnicas capazes de proporcionar bons padrões, como o tempo-padrão no estudo dos tempos e movimentos. O custo-padrão, os padrões de qualidade, os padrões de volume de produção são exemplos de padrões ou critérios.

2-Observação do desempenho. Para controlar um desempenho deve-se pelo menos conhecer algo a respeito dele. O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos e funciona de acordo com a informação que recebe. A observação ou verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado.

3. Comparação do desempenho

Com o padrão estabelecido. Toda atividade proporciona algum tipo de variação, erro ou desvio. É importante determinar os limites dentro dos qual essa variação poderá ser aceita como normal ou desejável. Nem toda variação exige correções, mas apenas aquelas que ultrapassam os limites da normalidade. O controle separa o que é excepcional para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou desvios. Para tanto, o desempenho deve ser comparado com o padrão para verificar eventuais desvios ou variações. A comparação do desempenho com o padrão estabelecido geralmente é feita por meio de gráficos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas etc. Esses meios de apresentação supõem técnicas à disposição do controle para que esse tenha maior informação sobre aquilo que deve ser controlado.

4. Ação corretiva. O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões estabelecidos para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira. Assim, as variações, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas. A ação corretiva visa fazer com que aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer.

Teórico que desenvolveu: Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: prever , organizar , coordenar , comandar e controlar. Alem de Fayol , Frederick Taylor,Henry Ford e Max Weber contribuíram ,com teorias ,nos primórdios da Administração.

Principais mudanças ao longo do tempo

Ênfase nas Tarefas é a fase em que administrar significa planejar e racionalizar as tarefas que devem ser executadas pelos subordinados. A preocupação básica da Administração era exclusivamente metodizar o trabalho do operário, visando melhorar a eficiência do processo 0produtivo. Segundo essa fase, “administrar é estabelecer e prescrever a maneira pela qual as pessoas devem executar o seu trabalho cotidiano”. Essa fase se origina do trabalho do engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856 – 1915), que é considerado o fundador da chamada Administração Científica.

A ênfase nas tarefas é uma abordagem microscópica, feita ao nível do operário e não ao nível da empresa tomada em sua totalidade. É uma abordagem mecanicista por envolver um conjunto de fatores (estudo de tempos e movimentos, seleção científica do operário, aplicação do método planejado racionalmente, medidas para reduzir ou neutralizar a fadiga, estabelecimento de padrões de produção etc.), como se cada um deles determinasse um máximo de eficiência, tal como dentes de uma grande engrenagem.

A ênfase nas tarefas, ao nível do operário, representa

o primeiro enfoque administrativo, ainda míope, limitado e reduzido a algumas poucas variáveis, da realidade empresarial. Ela representa o primeiro passo da Teoria da Administração. É a fase em que administrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com