TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  4.033 Palavras (17 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Funções Administrativas: seus autores e principais mudanças ao longo do tempo............................................................................................................................4

2.1 Patrimônio: definição e composição 7

2.1.1 Análise de Mercado 9

2..2 Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado 11

2.2.1 Estruturas de Mercado 13

2.2.2 Contabilidade Social 15

3 Considerações Finais 19

REFERÊNCIAS 21

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva auxiliar o leitor a compreender como a Administração atua no contexto empresarial e como podemos utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de épocas e lugares, como ferramentas de gestão.

Ao nos aventurarmos neste fascinante contexto histórico conheceremos as personagens envolvidas, conceitos postulados, mecanismos utilizados dentro da área empresarial, a fim de auxiliar entidades a manter-se e prosperar no mercado de atuação, tendo em vista a atual necessidade que o sistema capitalista impõe sobre organizações e organizadores.

Analisaremos o mercado e suas estruturas e o papel da contabilidade social concernente ao atual mercado globalizado disputado palmo a palmo, e seus efeitos na sociedade como um todo.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: SEUS AUTORES E PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO.

A sobrevivência de uma empresa está intimamente relacionada com o quão bem ela é gerida ou administrada, assim percebemos que o administrador desempenha um papel de suma importância, não apenas para manter uma entidade viva, pois isso já é uma obrigação do mesmo, mas para fazer do empreendimento um sucesso, driblar os obstáculos naturais e inerentes à atividade e cumprir da melhor maneira possível o que se espera dele. Algumas ferramentas usadas para se alcançar isso são as Funções Administrativas que podemos conceituar abaixo:

As Funções da Administração são aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. Essas funções constituem o processo administrativo. (Silva, Reinaldo O. da. Teorias da Administração pág.9)

São funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção, Controle. Resumidamente podemos dizer que uma função complementa outra, e exemplificando podemos dizer que o Planejamento é a principal função a ser realizada dentro do processo administrativo, pois por meio dele a empresa se preparará, trabalhando com metas e prevendo situações futuras.

Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos; um exemplo disso é um organograma onde são estabelecidas responsabilidades para a execução das funções e os canais de comunicação necessários para o bom relacionamento do todo, refletindo as ações formais existentes na empresa.

Uma vez estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido, isto está relacionado em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.

Controle é uma função administrativa que envolve o processo de monitoramento das atividades para se ter certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e para corrigir qualquer desvio significativo. Um sistema de controle eficaz dá a certeza de que as atividades são completadas de maneira que conduzam ao objetivo da organização.

Essas funções ou elementos básicos do processo administrativo foram definidos pelo francês Henry Fayol, que ao contrário de seu precursor Frederick W. Taylor que possuía um olhar mais mecanicista voltado à área de produção, possuía uma visão mais orgânica da organização.

Fayol desenvolveu 14 princípios de administração dentre os quais:

Divisão do trabalho, Autoridade, Disciplina, Unidade de comando, Subordinação, Remuneração, Centralização, Hierarquia, Ordem, Equidade, Estabilidade e manutenção de pessoal, Iniciativa, Espírito de equipe.

Apesar de também ser criticado, as teorias de Fayol contribuíram de tal modo que até hoje vemos contribuições importantes em diferentes empresas. Destacou a função gerencial contribuindo para que a administração pudesse ser formalmente ensinada e a empresa vista como algo além da produção.

Ainda dentro da abordagem estrutural das teorias administrativas, podemos citar o teórico Max Weber, sociólogo alemão que desenvolveu a teoria burocrática, esse modelo burocrático vai ao sentido oposto dos modelos patriarcais por privilegiar a racionalidade e a impessoalidade.

A partir da metade do século XX após a crise econômica de 1929, as empresas buscam de forma mais intensa a eficiência nas organizações, isto levou ao desenvolvimento das ciências sociais, como a psicologia do trabalho, e de 1927 a 1932 a universidade de Harvard auxiliou a empresa Western Eletric Company a investigar o que estava ocorrendo com a motivação dos funcionários. Abriu-se então um campo para o estudo dos aspectos que influenciam o comportamento das pessoas, como a motivação, a moral, clima organizacional, a liderança e a comunicação. Abraham H. Maslow desenvolveu a hierarquia das necessidades humanas que dizia que o homem é motivado por necessidades organizadas em uma hierarquia de relativa prepotência, ou seja, uma necessidade maior surge quando uma menor estiver satisfeita.

Após duas grandes guerras e crises financeiras, várias crenças foram abaladas, uma delas é aquela que dizia que com a prosperidade das organizações toda a sociedade também prosperaria, dando início a mudança de pensamento que levou alguns estudiosos a se interessar pelo estudo das organizações dentro de um conceito mais amplo, a partir da visão da organização e sua interação com a sociedade. Isto deu início a abordagem sistêmica da administração.

Assim é importante dizer que todos os autores mencionados acima contribuíram de alguma forma para que o estudo da administração pudesse ser analisado, nas suas mais diversas facetas, e hoje temos uma base histórica na qual embasar nosso estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com