TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Seminário: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 5

Contexto Empresarial

A administração há anos é ciência da organização e produção, com o tempo ela se desenvolveu. Os princípios e técnicas administrativas evoluíram de acordo com a necessidade imposta pelo ritmo de crescimento da sociedade. A aceleração dos processos produtivos se deram devido a capacidade das organizações em controlar e administrar seus recursos.

O patrimônio de uma entidade relacionado à uma boa administração tem maior chance de se manter forte no mercado. Há variáveis que devem ser estudadas e seriamente levadas em consideração. Na história evolutiva das técnicas administrativas as empresas que demostram uma postura mais ampla e desenvolvida detém vantagens em meio ao mercado.

As empresas desempenham as funções de fornecer bens e serviços para a população e outras empresas, compreendendo que apenas elas podem fornecer a quantidade de produtos demandados pelo mercado consumista. Ao desempenhar esta função ela dá início ao constante fluxo de capital.

As empresas produzem e ofertam seus produtos. O mercado por sua vez é quem faz a inter-relação entre ofertantes e demandantes através do sistema de mercado. Para desempenhar a função de produzir bens e serviços é necessário combinar os fatores de produção; desta maneira, as empresas são quem possuem a capacidade de combinar os fatores de produção e ofertar os produtos para o mercado consumidor.

As empresas operam no mercado ofertando seus produtos com o objetivo de obter lucro nesta transação: “Objetivo principal das empresas em atividade consiste em buscar maximização de lucros” (MOCHÓN, 1994, p. 78). Quando se houve falar na entrada de uma empresa, consequentemente se relaciona a concorrência que segundo o autor “A concorrência está associada, normalmente, a ideia de rivalidade ou oposição entre dois ou mais sujeitos para conseguir um objetivo, como a utilidade pessoal ou ambição econômica privada” (MOCHÓN, 1994, p. 150).

Referenciando os trabalhos de Porter (2004), podemos identificar que uma das principais barreiras encontradas no mercado é o custo que no segmento econômico é analisado como um dos principais fatores que manipulam o mercado pode estabelecer controle sobre o setor produtivo, definir as barreiras de concorrência e promover vantagens empresariais. Os investimentos podem gerar custos, investir em treinamentos, novas tecnologias, novas instalações, ampliação na força de produção, e outros fatores que possam alavancar o nível de produção geram custos, que por outro lado pode aumentar as taxas de retorno e elevar a força de concorrência, originando as barreiras para os novos entrantes no cenário produtivo. Porter (2004) descreve o fenômeno como “Custo de Mudança”.

Neste contexto podemos referenciar que todo investimento inicial implicará em um risco, que se não calculado e planejado com cautela, considerando todo fator que possa influenciar no segmento econômico da empresa a mesma fará parte das estatísticas das empresas que não obtém sucesso e fecham as portas logo depois de iniciar suas atividades.

Desta forma pode-se identificar e compreender o quão importante é a capacidade de gestão e administração dos recursos. No cenário econômico o mercado não é amigável e toda empresa necessita de financiamento seja pelo investimento de capital próprio (recursos de origem dos proprietários) ou através de terceiros (recorrendo a empréstimos de capitais de outras instituições bancos ou similares). Assim o que vai decidir se a empresa terá ou não sucesso é a sua capacidade administrativa.

No contexto onde a nova empresa busca financiamento de terceiro, incide que a administração terá que gerenciar os investimentos iniciais para gerar meios de pagamento que supram a produção a ainda cubram a parcela de capital financiado que tem de ser pago com juros.

Comparativamente, uma empresa que inicia seus investimentos com recursos advindos dos próprios donos não tem tanta pressão inicial em sua produção, pois o objetivo de maximizar o lucro suprindo a produção sem se preocupar com pagamento de dívidas já condiz com uma vantagem competitiva.

Em ambos os casos a função de uma administração responsável e segura é primordial. E a administração não deixando arestas que impliquem em inviabilidade produtiva e gerencial vai ter grande chance de obter sucesso no mercado econômico. Mesmo sendo o financiamento um dos fatores que implicam na entrada de uma empresa outro fator que pode determinar o destino de uma empresa no senário econômico é o contexto da macroeconomia.

No contexto macroeconômico as empresas podem sofrer pressões que podem influenciar diretamente em sua produção e em seus resultados. Se uma empresa de transformação necessita de matéria prima cujo seu valor é determinado pelo câmbio internacional, ela estará a em risco se a movimentação econômica elevar o preço dos matérias.

Da mesma forma quando falamos em barreiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com