TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

SUSTENTABILIDADE, CONTABILIDADE E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: RECURSOS PARA UMA GESTÃO EMPRESARIAL

A administração tem tido um papel fundamental na evolução das organizações, e na sociedade, sua abrangência a torna continuamente evolutiva. O desenvolvimento de uma identidade e de novos recursos em organizações acontece de forma natural a fim de responder ao seu processo de evolução, processo este regido pelos parâmetros e funções administrativas. Conforme aponta Stoner, 1999 compõem as funções administrativas o ato de planejar, organizar, liderar e controlar.

Nesse sentido, planejar define-se como uma das principais funções das rotinas administrativas, pois é responsável pela elaboração de todo o projeto de implantação e gerência da organização. Além disso, é a partir de onde se pode verificar os objetivos a médio e longo prazo a ser seguido. Por se tratar do alicerce do desenvolvimento dos trabalhos, o planejamento deve ser elaborado de forma a evitar riscos, para que não haja a necessidade de medidas improvisadas no decorrer da execução de projetos, ou no cotidiano administrativo.

Chiavenato (2000), diz que:

"O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los." (CHIAVENATO, 2000, 07)

O planejamento tem por base agir de forma lógica e profissional, nesse sentido, ele aceita ser multável, sua aplicação eficiente permite avançar ou retroceder a uma ideia, e, ou inserir alterações nos planos propostos sem que haja prejuízos para a empresa, sendo flexível à necessidade da organização.

Após a elaboração de todo o planejamento, é necessária a execução das ideias propostas. A partir deste ponto, dá-se início a segunda função da administração, a organização.

Esta consiste em encontrar o formato mais eficaz para a aplicação das operações. É necessário que a tomada de decisões, no decorrer destas aplicações, seja eficiente, com o intuito de reduzir o tempo e os custos, para atingir o potencial objetivado. Segundo Faria (1997), a organização é “o estabelecimento de uma estrutura formal de autoridade, mediante a qual se definem, dispõem e coordenam as fases e métodos de trabalho para atingir um objetivo”. (FARIA, 1997, 23)

A liderança constitui a próxima função a ser executada. Pode ser vista como o agente responsável em envolver os grupos de trabalho, a fim de garantir que toda a operação está sendo bem executada. Está ligada ao material humano, e acontece em todos os níveis da empresa. Tem como peso mobilizar todo um conjunto de pessoas em prol de um mesmo objetivo, cabe a liderança motivar e intermediar os níveis da empresa.

Chiavenato (2000), diz que:

"Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção (liderança): acionar e dinamizar a empresa. A direção (liderança) está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está relacionada diretamente com a atuação sobre os recursos humanos da empresa."(CHIAVENATO, 2000, p. 07)

Dando continuidade e completando o conjunto das quatro funções administrativas, o controle tem por finalidade garantir que tudo proposto no planejamento, esteja sendo devidamente executado de forma correta.

Com base nas mensurações realizadas pelo controle, é possível verificar se é possível continuar com todo o processo desencadeado a partir do planejamento, ou se é necessário intervir e propor correções. A respeito da finalidade do controle, Stoner (1999) diz que “Através da função de controlar, o administrador mantém a organização no caminho escolhido”. (STONER, 1999, p. 07)

Todo esse procedimento de aplicação das funções administrativas, no processo contínuo da organização, a torna ágil e eficiente. Quando todas essas funções interagem entre si, de forma que uma acrescente a outra, o resultado é uma operação precisa, e uma equipe produtiva. As perdas são minimizadas, e as tomadas de decisão tendem a ser muito mais rápidas.

Observa-se então que, o conjunto das funções administrativas permite uma correlação entre estas, proporcionando as organizações alcançarem os objetivos traçados.

Nesse sentido, cada função é composta por atividades administrativas. Como exemplo, pode-se citar a sustentabilidade como componente da função planejamento, vindo a somar com demais funções e tudo que envolve o contexto da organização. A sustentabilidade empresarial, segundo o Portal do Planejamento,

“representa uma nova abordagem de se fazer negócios que, simultaneamente, promove inclusão social (com respeito à diversidade cultural e aos interesses de todos os públicos envolvidos no negócio direta ou indiretamente), reduz – ou otimiza – o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, preservando a integridade do planeta para as futuras gerações, sem desprezar a rentabilidade econômico-financeira do empreendimento. Esta abordagem, ao lado das melhores práticas de governança corporativa, cria valor ao acionista e proporciona maior probabilidade de continuidade do negócio no longo prazo, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento sustentável para toda a sociedade neste planeta.” (PORTAL DO PLANEJAMENTO, 2010)

A prática da sustentabilidade nas organizações e na sociedade, ainda é vista de perspectivas distintas. Há fatores que determinam, a partir da visão dos gestores ou da sociedade, se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com