TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  5.168 Palavras (21 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 21

EVIDENCIAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL/AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DE UM NOVO CONTEXTO EMPRESARIAL

LUIZ ALBERTON

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

FERNANDO NITZ DE CARVALHO

GRACIELE HERNANDEZ CRISPIM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Resumo Neste artigo, é realizada uma análise da evidenciação da gestão ambiental nas empresas S/A’s do Brasil, na perspectiva de um novo contexto empresarial. Inicialmente, tecem-se algumas considerações sobre o sistema de informação sócio-ambiental. Na seqüência, apresenta-se a fundamentação teórica, em que se ressalta a contabilidade ambiental, a gestão ambiental, o balanço social e a responsabilidade social. Nesses tópicos, busca-se ressaltar conceitos, a importância, as normas ambientais e o contador como agente social. Posteriormente, é apresentada a metodologia da pesquisa adotada, a qual tem como instrumento de coleta de dados, um questionário enviado pelo correio eletrônico a todas as empresas de sociedade anônima de capital aberto do Brasil, com ações na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Após, demonstra-se os resultados das empresas pesquisadas, contendo as ações, no que tange aos aspectos de evidenciação contábil da gestão ambiental, do balanço social e da responsabilidade social. Percebe-se que a Contabilidade apresenta um papel importante na responsabilidade social através da elaboração do Balanço Social, apesar de não se ter um acompanhamento e padronização da sua elaboração. Por último, finaliza-se o trabalho com suas considerações finais.

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Atualmente nas empresas, busca-se a maximização dos resultados e a minimização dos custos. Todavia em algumas delas, também se busca atender as novas necessidades do mercado competitivo, o qual exige dos empresários uma gestão socialmente responsável. Vale ressaltar que essa preocupação se traduz em programas de motivação dos funcionários, segurança no trabalho, alimentação, benefícios sociais, preservação do meio ambiente, satisfação do consumidor e, também, outros aspectos direcionados à valorização da empresa no mercado.

Um dos objetivos das empresas é atender às necessidades do consumidor, que se torna cada vez mais exigente com relação aos produtos que são colocados à disposição no mercado. Com isso, busca-se qualificar cada vez mais os produtos com preço acessível ao consumidor, baixo custo e ganho equilibrado para a empresa. Visando à obtenção desse resultado, as empresas precisam de estratégias de gestão.

Na Contabilidade, os meios usuais de divulgar as informações são os demonstrativos contábeis. As informações contidas nesses demonstrativos devem possuir características qualitativas, tais como: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. Os

demonstrativos contábeis buscam evidenciar os resultados e o desempenho que uma empresa obteve em um determinado período.

Há um modelo de demonstrativo, não obrigatório no Brasil, que não possui norma brasileira ou lei que o regulamente ou o estabeleça. A esse demonstrativo, que contém informações de cunho social, denomina-se Balanço Social.

Este novo modelo de gestão empresarial traz consigo o conceito de sustentabilidade, no que se refere a garantir o bem-estar das pessoas no momento presente e desenvolver produtos que não venham prejudicar as gerações futuras de usufruir a vida, ou seja, promover o desenvolvimento sustentável. As empresas são os agentes que geram riqueza material e demais tipos de riquezas, portanto, precisam promover o desenvolvimento sustentável, mensurá-lo, registrá-lo em seus demonstrativos e evidenciá-los à sociedade com a certificação de auditores contábeis independentes, para que a sociedade tenha confiança ao ler tais demonstrativos.

Com essas ações responsáveis sendo implementadas pelos gestores, a eficiência ambiental e a justiça social poderão estar sendo garantidas. Para tanto, a pressão que os consumidores e o mercado exercem é importante para auxiliar as empresas no sentido de adquirir a consciência de que é preciso desempenhar suas funções com cidadania.

Recentemente, o Parlamento Europeu aprovou uma lei que obriga as empresas da União Européia a pagar os danos ambientais decorrentes de suas atividades, sejam eles, danos que prejudiquem a vida do homem, os habitats naturais, os recursos hídricos e ao solo. A filosofia da nova lei é ‘quem polui paga’ ou ‘quem suja limpa’.

Nas empresas, observa-se que apenas a visão do lucro é insuficiente para alcançar os objetivos da entidade. Em longo prazo, para a empresa possuir continuidade, ela deve atender às necessidades de todos os agentes envolvidos: clientes, governos, comunidade, funcionários e acionistas. Dentre essas necessidades, destacam-se o bem estar dos próprios funcionários e da sociedade com ênfase no aspecto ambiental.

Diante deste contexto, foi estudada a evidenciação da responsabilidade social voltada para a gestão ambiental nas empresas S/A registrada na Bovespa, por meio do Balanço Social e Ambiental.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste tópico abordam-se as teorias sobre a contabilidade ambiental, a gestão ambiental, o balanço social e a responsabilidade social.

2.1 CONTABILIDADE AMBIENTAL

A contabilidade ambiental é de suma importância para que se possa analisar a valoração dos recursos naturais. Dessa forma, inicia-se fundamentando a contabilidade ambiental. Segundo Ferreira (2003, p. 59), “o desenvolvimento da Contabilidade Ambiental é resultado da necessidade de oferecer informações adequadas às características de uma gestão ambiental”.

A importância da contabilidade ambiental começa a vigorar quando os problemas ambientais passam a preocupar os gestores e a sociedade, devido à necessidade de mais informações objetivas sobre o meio ambiente. Mas, inicialmente, os contadores não eram bem preparados para esse assunto.

Surge um interesse por parte de contadores, pesquisadores e órgãos de governo de buscar novos procedimentos e metodologias que possam trazer melhores informações financeiras sobre o meio ambiente, que satisfaçam os gestores, averiguando a relação do meio ambiente com a entidade (FERREIRA, 2003).

Paiva (2003) aduz que a contabilidade financeira ambiental é um subsistema da contabilidade que identifica, avalia e evidencia eventos econômico-financeiros que tem relação com a área ambiental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com