TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Projeto de pesquisa: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Contexto empresarial 4

2.1 COnceito de funções administrativa 4

2.2 Conceito de patrimônio 4

2.3 Fontes (origens) de Recursos 5

2.4 Análise de mercado 5

2.5 Estrutura de mercado 6

2.6 Contabilidade Social 7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Com este trabalho terrenos o aprofundamento nos conhecimentos do contexto empresarial aprimorando os conteúdos apresentados nas aulas, com um intuito de apresentar conceitos para as funções administração, patrimônio, fontes e origens de recursos, análise de mercado, demanda oferta e equilíbrio de mercado, estruturas de mercado e contabilidade social.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito de funções administrativa

As funções administrativas é um conjunto de informações que tem como objetivo a organização de uma empresa ou pessoa, sendo dividida em: planejamento, organização, direção, controle.

Planejamento deve esta presente nos processos de decisões, sendo considerada a principal função a ser realizada dentro de um processo administrativo, com o planejamento obtém –se metas para ser realizadas em um futuro desejado, devera esta fundamentado nos objetivos traçados por uma organização que propõe suas metas e valores, sendo ele dividido entre três níveis: estratégico, tático, operacional. Com o planejamento estratégico as decisões são tomadas com base nos objetivos da empresa com um olhar mais longe. Com o planejamento tático veremos a transformação das estratégias em planos mais focados onde as diversas áreas da organização irão colocar em pratica. Já o operacional serão direcionados procedimentos ligados aos níveis inferiores de uma organização e com menores prazos. Sendo assim todos os níveis trabalham em conjunto.

Organização tem como foco principal unir recursos para que o objetivo seja alcançado formando então uma estrutura, uma base para atingi os objetivos, com a estrutura que deve esta de acordo com a estratégia é possível observa como irá afetar as relações funcionais e pessoais. Através do organograma apodemos ver a forma gráfica de uma organização, estabelecendo responsabilidade para uma bom funcionamento das funções e comunicações necessárias para um bom relacionamento em um todo dentro de uma empresa.

A direção é colocada em pratica através de pessoas que ao exerce sua liderança libera: motivação e orientação para seus subordinados dando a eles uma segurança para que as atividades sejam feitas com acordo com as expectativas formadas.

o controle esta diretamente ligado ao planejamento, pois aparte do planejamento as atividades precisam ser monitoradas e esse é o papel do controle, ter a certeza de que as atividades estão sendo realizadas como tinha sido planejadas, com a segurança de que tudo que foi planejado esteja com uma condução certa terremos a eficácia de um controle que certamente alcançarão os objetivos de uma organização, a importância do controle é exatamente a finalização de tudo que foi planejado, organizado e direcionado pois não séria suficiente só essas três primeiras funções não havendo nessas a certeza de que tudo fosse ser feito conforme planejamento então ai surgi o controle.

Para Fayol que desenvolveu as funções administrativas é importante que se trabalhe todos os níveis de uma organização, ainda hoje sabemos da importância dessas funções, sabemos que qualquer que seja o projeto é necessário planos e objetivos que estão dentro das funções administrativas. Nos dias de hoje vimos em cursos na área administrativa os aspectos das funções a todo o tempo, isso destaca a importância das funções administrativas ainda hoje.

Desde o principio da revolução industrial, o processo administrativo das empresas passaram por uma período de grandes estudos com base em quais seriam as funções principais de um administrador para o alcance de uma eficiência empresarial com algumas discursões entre os teóricos surgiu basicamente em uma mesmo sentido, só deveriam entra em um acordo final e formal para que se pudesse coloca-las em pratica , mais foi à partir do período neoclássico que as funções administrativas passou a ser: planejamento, organização, direção e controle. Com a chegada da era da informática os processos gerencias e com eles as funções administrativas passou por mudanças transformadoras que alterarão todo o modo de gerenciar as empresas; essas mudanças ao longo do tempos trouxe benefícios e também malefícios mas com tudo isso pode-se dizer que houve uma grande melhora na qualidade do serviço prestado pela organização em todo e também pelos serviços prestados por elas.

2.1.1 Conceito de patrimônio

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, mas para alguns autores o patrimônio tem um conceito um pouco diferenciado, segundo Padoveze(2000,p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém(...), já para José Luiz dos Santos e Paulo Schmidt, (2003 p.65) Patrimônio é o conjunto de bens matérias e imateriais, direito e obrigações avaliáveis em moeda e vinculadas a entidade pela propriedade, posse ou controle dos quais a mesma possa dispor no desenvolvimento de seus negócios.

2.1.1.1 Fontes (origens) de Recursos

Para que possamos abrir uma empresa ou obter qualquer que seja o patrimônio é preciso termos iniciativas ou seja recursos, esse recurso tem origens ou fontes onde se tornarão capital social. O capital social representa o investimento inicial feito em uma empresa, esse investimento pode ser feito por sócios com o intuito de obter lucro ou onerar se com eventuais prejuízos; diante disto temos ainda o capital de terceiros que corresponde nas obrigações da empresa, obrigações ou seja contas a pagar

2.1.1.1.1 Análise de mercado

O conceito da análise da demanda ou procura estão diretamente ligadas ao conceito subjetivo de utilidade, o que leva um bem ou serviço a ter utilidade depende do grau de satisfação que os consumidores os atribuem; Ou seja, a utilidade é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer as necessidades humanas. Como esta ligada aos aspectos psicológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com