TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 11

Todo o contexto empresarial é influenciado por várias forças como a competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outras, o que torna o processo de tomada de decisão bastante complexa. Numa organização, a implementação de processos de melhoria sem um entendimento total do impacto que as alterações irão causar, pode ter consequências imprevisíveis, isso faz com que, todas as pessoas envolvidas numa empresa (organização) tenham conhecimento de suas funções.

2.1 CONCEITO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA

Para Fayol,a função administrativa não se concentrava exclusivamente no topo da empresa e não era privilégio apenas dos diretores, e sim, dividida igualmente entre todos os níveis hierárquicos.

Fayol classifica o ato de administrar em: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Planejar: Estabelecer os objetivos da empresa, tornando claro como serão alcançados. Desenvolvendo um plano de ação, fazendo uma sondagem do futuro para atingir as metas. É a primeira das funções já que servira de base para todas as outras.

Organizar: É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, organizando-os da melhor maneira possível segundo o planejamento estabelecido.

Comando: Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. As relações hierárquicas devem estar claramente definidas e o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidas.

Coordenação: Ligas, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos facilitando o trabalho e o sucesso da sua execução.

Controle: Verificar se todas as atividades e resultados ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os planos estabelecidos, tendo como objetivo localizar erros e fraquezas para corrigi-las e prevenir a recorrência.

Fayol ao definir os princípios gerais da administração deixou claro que os princípios não são rígidos nada é absoluto em matéria administrativa tudo em administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso os princípios são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar.

a) TEÓRICO QUE A DESENVOLVEU

Nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris, formou-se em Engenharia de Minas pela École Nationale Supérieure des Mines em Saint-Étienne. Com 19 anos começou a trabalhar como engenheiro de minas na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry que se encontrava a beira da falência. Em decorrência de seu trabalho como gestor, onde levou a empresa a um novo patamar de resultados, foi promovido a diretor em 1888, quando a empresa já contava com cerca de 1000 funcionários, e manteve-se na posição até 1918.

Como resultado de suas experiências como gestor à frente da empresa, uma das maiores da França à sua época, publicou em 1916 seu livro "Administration Industrielle et Générale" um dos marcos da história do pensamento administrativo.

O francês Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planear; organizar; comandar; coordenar; e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas.

b) PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

Assim, é importante definir que com o passar do tempo as tecnologias e conhecimento foram a surgindo as organizações tiveram que se adaptar a essa nova realidade. No quadro abaixo temos um breve resumo das mudanças que ocorreram ao longo do tempo.

Quadro 1.

INDUSTRIALIZAÇÃO

CLÁSSICA INDUSTRIALIZAÇÃO

NEOCLÁSSICA ERA DA INFORMAÇÃO

PERÍODO 1900-1950 1950-1990 Após 1990

Estrutura organizacional predominante Funcional, burocrática, piramidal, centralizadora, rígida e inflexível. Ênfase nos órgãos. Matricial e mista com ênfase na departamentalização por produtos e serviços ou unidades estratégicas de negócios. Fluída e flexível, totalmente descentralizada com ênfase em redes de equipes multifuncionais.

Cultura Organizacional Teoria X. Foco no passado, nas tradições e nos valores. Ênfase na manutenção do status quo. Valor à experiência anterior. Transição. Foco no presente e no atual. Ênfase na adaptação ao ambiente. Teoria Y. Foco no futuro destino. Ênfase na mudança e na inovação. Valor ao conhecimento e a criatividade.

Ambiente organizacional Estático, previsível, poucas e gradativas mudanças. Poucos desafios ambientais. Identificação das mudanças e com maior velocidade. Mutável, imprevisível, turbulento, com grandes e intensas mudanças.

Modo de lidar com as pessoas Pessoas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e a regulamentos rígidos para serem controlados. Pessoas como recursos organizacionais que precisam ser administrados. Pessoas como seres humanos proativos, dotados de inteligência e habilidades e que devem ser motivados e impulsionados.

Visão das pessoas Pessoas como fornecedoras de mão-de-obra. Pessoas como recursos da organização. Pessoas como fornecedoras de conhecimento e competências.

Denominação Relações Industriais. Administração de Recursos Humanos. Gestão de pessoas.

QUADRO 1: As três etapas das organizações no decorrer do século XX, segundo Chiavenato (2009).

2.1.1 PATRIMÔNIO

O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.

Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda.

c) APRESENTAR TRÊS AUTORES

COSTA (2009, p. 43) define o patrimônio como sendo o “conjunto de bens, direitos e obrigações à entidade (empresa, organizações, poder publico), e constitui um meio (recurso) para a realização dos objetivos das entidades”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com