TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

1 Funções administrativas

Por englobar atividades dinâmicas, a administração é um processo, inerente a qualquer situação em que haja recursos que procuram atingir algum tipo de objetivo. Assim sendo, as quatro funções administrativas, que transcorrem em ordem aproximadamente sequencial, constituem o chamado Processo Administrativo.

Frederick Taylor, já na escola de Administração Científica, utilizava quatro princípios básicos: planejamento, preparo (hoje, organização), controle e execução. Como veremos a seguir, estes princípios eram considerados em relação à tarefa. Henry Fayol empregava, embora em relação às tarefas administrativas, os princípios previsão, organização, comando, coordenação e controle. A evolução das teorias trouxe, naturalmente, uma evolução na conceituação dos princípios de administração. Assim sendo, hoje, quatro princípios são considerados de fundamental importância nas Teorias da Administração são eles planejamento, organização, direção e controle.

CHIAVENATO(2000) resume bem esses princípios ou funções no quadro abaixo: Existem diversas formas de expor o conceito de planejamento. Chiavenato (2000, pág. 195) diz que “planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los “. Ferreira e Souza (2001, pág. 36) em uma analogia, afirma que “planejar é uma viagem boa e segura”. Faria (1997, pág. 71) afirma que “o planejamento determina os objetivos a atingir e os tipos de controle necessário

s que a administração da empresa.

Em todos esses conceitos existem características importantes que não podem ser ignoradas. Na verdade, o planejamento pressupõe a existência de dois condicionantes básicos: os objetivos e as formas de alcança-los. Para isso o planejamento dividiu-se em: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

• Planejamento estratégico: pode ser definido como um processo gerencial que visa ao estabelecimento de um rumo a ser seguido pela empresa para a obtenção de otimização na sua relação com o ambiente. O planejamento estratégico denota uma orientação para o todo da organização e do ambiente e não para suas partes.

Colocando em etapas um modelo de planejamento estratégico teremos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com