TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

Terminologias Utilizadas Na Contabilidade De Custos

Tanto na definição da contabilidade de custos, como em sua origem histórica e nos princípios contábeis aplicáveis à mesma, foram utilizados vários termos específicos como: custos, despesas, receitas, gastos, entre outros.

Logo, ao entendimento das informações geradas pela contabilidade de custos, faz-se necessário os conceitos das principais terminologias utilizadas dentro deste contexto. A área de custos possui várias definições e conceitos próprios, que, em determinadas situações, são utilizadas de maneira incorreta ou equivocada. Na sequência, serão definidas as principais terminologias aplicáveis a custos, bem como uma exemplificação prática para melhor compreensão e fixação dos conceitos.

Gastos

Os gastos compreendem quaisquer bens ou direitos adquiridos, independente da condição de pagamento, a vista ou a prazo, e relacionam-se, diretamente, a algum investimento realizado ou consumo de recursos (custos e despesas).

Segundo Martins (2001, p. 25), "só existe gasto no ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço [...]". O autor pondera, ainda, que os gastos podem ser definidos como o "sacrifício financeiro com que a empresa arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro)".

Padoveze (2006, p. 17) conceitua os gastos como "todas as ocorrências de pagamentos ou de recebimentos de ativos, custos ou despesas". Para o autor, significam receber os serviços e os produtos para consumo em todo processo operacional, assim como os pagamentos efetuados e os recebimentos de ativos.

Como exemplos de gastos, destacam-se as aquisições de matérias-primas, a compra de máquinas e equipamentos (imobilizado) a mão-de-obra produtiva e administrativa, despesas diversas, entre outros.

Os gastos são subdivididos em:

gastos financeiros: equivalem-se ao desembolso de dinheiro pela empresa para aquisição de algum bem ou pagamento de alguma obrigação. Exemplo: aquisição à vista de matéria-prima por uma indústria.

gastos por consumo: conforme a própria nomenclatura, são os consumos genéricos desses bens adquiridos pelo processo produtivo. Exemplo: consumo de matéria-prima anteriormente adquirida pelo setor produtivo de uma fábrica.

Investimentos

Os investimentos são direcionados a todos os gastos havidos pela aquisição de ativos com perspectiva de geração de benefícios econômicos em futuros períodos.

De acordo com Martins (2001), os investimentos são gastos ativados em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos.

Para Padoveze (2006, p. 17), os investimentos são "os gastos efetuados em ativos ou despesas e custos que serão imobilizados ou diferidos. São gastos ativados em função de sua vida útil ou de benefícios futuros".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com