TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.634 Palavras (11 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO...............................................................................5

2.3 FONTES DE RECURSOS......................................................................................6

2.4 ANÁLISE DE MERCADO.......................................................................................6

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUÍLIBRIO DE MERCADO...........................................7

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO..............................................................................9

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTO DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL.................................................................................10

3 CONCLUÇÃO ........................................................................................................12

REFERÊNCIAS .........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Há muito tempo às pessoas perceberam a necessidade de união para o alcance do que desejam, pois assim se torna mais fácil fazer o que deve ser feito, bem como também torna possível realizar coisas que sozinhas não conseguiriam. Desses agrupamentos com objetivos comuns surgiram as organizações modernas, e é principalmente nas organizações que a administração é exercida auxiliando a gestão financeira. Vamos conhecer um pouco dos fundamentos da administração, as funções as administrativas, como a contabilidade está entrelaçada a uma boa administração e conhecer o mercado econômico, sua demanda, oferta e equilíbrio.

2 DESENVOLVIMENTO

Para falarmos das funções administrativas, vamos conhecer um pouco dos fundamentos da admisnistração.

Mas, afinal o que é administração?

Montana e Charnov (2006 apud KOERTZ 2009. P.8) definem a administração como o “ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros”.

Para entender a administração é preciso ir além da interpretação da palavra. É preciso compreender o papel que a admisnistração desempenha para as organizações e a sociedade.

Então vamos falar sobre as organizações. A nossa sociedade e formada por organizações, e essas organizações fornecem meios de subsistência para pessoas. Hoje, podemos dizer que vivemos em uma sociedade eminentemente organizacional. Nas sociedades complexas, o homem, em todas as etapas de sua vida, desde o nascimento até a morte, depende das organizações, é controlado por organizações e nelas passa a maior parte de seu tempo.

Como são tão importantes para a realização de objetivos sociais, as organizações afetam na qualidade de vida, tanto positivamente (se bem administrada), e quanto negativamente (se mal administrada). Modernamente, administração representa não somente o governo e a condução de uma empresa, mas também todas as atividades relacionadas com planejamento, e organização.

E é o que vamos ver agora, as funções administrativas.

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS.

A administração assim como suas funções sofreram constantes mudanças, pelo menos, nos últimos 100 anos. Com o advento de novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, logística e mudanças na parte contábil e financeira as teorias assim como a pratica foram mudando para se adaptar a uma nova realidade administrativa. Mas no começo as funções da administração teve como seu precursor Henri Fayol, um Francês nascido em 29 de julho de 1841 e morto em1925. Ele fundou as teorias clássicas da administração que conhecemos e que foram aperfeiçoadas nos últimos anos.

Planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar, segundo Fayol, essas cinco funções conduzem a uma administração eficaz das atividades da organização. Mas, com o passar o tempo, as funções comando e coordenação formaram uma só a de direção. Então, as funções passaram a ser Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Planejamento: significa visualizar o futuro e traçar o programa de ação. Reflete a maneira como as decições tomadas pela empresa são transformadas em planos e programas para serem aplicadas no futuro.

Organização: significa a maneira como a empresa distribui a autoridade, responsabilidades, atividades e recursos. Reflete a composição, o formato, a estrutura que a empresa desenha para distribuir, de maneira orgânica e integrada a ação empresarial.

Direção: significa conduzir e orientar as pessoas. Reflete o estilo de gestão e de liderança adotados pelo administrador, em todos os níveis da empresa, no sentido de motivar e alinhar as pessoas em direção aos objetivos propostos.

Controle: significa verificar se o que foi planejado e organizado foi de fato, executado. Reflete a avaliação da compatibilidade entre os objetivos definidos e os resultados alcançados. Funciona como retroação (feedback) da ação empresarial. (CHIAVENATO, 2009,p. 27)

2.2 CONCEITO PATRIMÔNIO

Ao recorrer ao dicionário Costa (2009 apud FERREIRA, 1994, p.488) as primeiras definições para patrimônio são: Herança paterna. Bens de família.

Segundo Costa (2009, apud PADOVEZE, 2000, p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém”.

No apêndice a resolução sobre os princípios fundamentais de contabilidade refere-se a dois aspectos o patrimônio de uma entidade: o aspecto qualitativo e quantitativo.

Nos aspecto qualitativo entende-se a natureza dos elementos que compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, maquinas estoques de materiais ou de mercadorias, etc. Por outro lado no aspecto quantitativo refere-se a expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja valor. (CFC, 2006, p.19)

2.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com