TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 7

CONTEXTO EMPRESARIAL

Conceito de Funções Administrativas

Desde os primórdios da revolução industrial o processo administrativo das empresas foi tido como foco de estudos e constantes debate, principalmente a cerca de quais seriam as funções básicas que o administrador deveria desempenhar para alcance pleno da eficiência e eficácia empresarial.

Na industrialização clássica 1900-1950 sua cultura organizacional era focada no passado, nas tradições.

Na industrialização neoclássica 1950-1990 o foco era no presente e no atual. Ênfase na adaptação ao ambiente.

É a partir do período Neoclássico que as funções básicas do administrador passaram a ser o planejamento, organização, direção e controle.

Até então, as funções administrativas, eram realizadas de forma rústica, sem o auxilio da tecnologia da informação, o que restringia a eficácia das ações gerenciais.

A tecnologia influenciou poderosamente o funcionamento das organizações a partir da revolução industrial.

A Era da informação surgiu em 1990 graças aos impactos provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela tecnologia da informação.

Um dos primeiros teóricos da administração foi Taylor, um engenheiro que se preocupou em estudar os tempos e movimentos padronizados e racionalizando os movimentos dos operários na linha de produção. Ele teve alguns seguidores como Ford, Fayol, e Max Weber que desenvolveram as teorias ligadas a abordagem estrutural, e os estudos desses teóricos trouxeram aumento da produtividade.

Racionalização das tarefas essa era uma preocupação

de Taylor.

Investir em qualidade de vida no ambiente de trabalho é uma preocupação, no inicio do século passado e a percepção sobre a influência da fadiga na produtividade já existia, porem ainda não havia iniciativas como a ginástica laboral.

A teoria da burocracia de Max Weber também trouxe muitas contribuições para as organizações. Uma das contribuições do modelo burocrático é justamente a criação de normas e regras determinando as decisões e como a empresa deve regida, permitindo a continuidade do trabalho independente de quem os execute.

Para Fayol, cabe a função administrativa, formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social e coordenar os esforços das diversas áreas e setores.

Ao longo do tempo diversas teorias a cerca da administração da a necessidade das organizações em buscarem estratégias para enfrentar as mudanças que acontecem no contexto sócio, político e econômico em que elas estão inseridas.

Conceito de Patrimônio

A contabilidade praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto O Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.

No período Científico, Francesco Villa, escritor milanês, contabilista público, segundo ele a escrituração e guarda livros poderiam ser feitas por qualquer pessoa inteligente. Para ele, a contabilidade implicava conhecer a natureza, os detalhes, as normas, as leis ou patrimônio.

Fábio Besta, seguidor de Francesco Villa, superou o mestre em seus ensinamentos. Demonstrou o elemento fundamental da conta,

o valor, e chegou muito perto de definir patrimônio como objeto da contabilidade.

Foi Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Besta, quem pela primeira vez, em 1923, definiu patrimônio como objeto da Contabilidade. Teve sobre tudo, o mérito incontestável de chamar a atenção para o fato de que a contabilidade é muito mais do que mero registro, é um instrumento básico de gestão.

Fontes (Origens) de Recurso

No desempenho de suas atividades, as pessoas jurídicas podem contar com recursos provenientes de duas origens ou fontes:

1-recursos próprios:

2-recusos de terceiros:

A constituição de uma sociedade se dá por meio de recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio da pessoa jurídica. Trata-se do capital social inicial, que representa recursos próprios.

No decorrer de suas operações, a empresa utiliza de recursos de terceiros, oriundo de empréstimos e financiamentos, aceite ou emissão de títulos de crédito representativos de dívidas, salários a pagar, tributos e contribuições a pagar etc.

Análise de Mercado

Mercado, em sentido genérico, é o local onde se encontram os produtos e os consumidores de determinada Zona ou região econômica. No sentido amplio do termo, possui vários significados.

De qualquer modo o mercado representa qualquer lugar onde grupos de pessoas se reúnem para vender e comprar bens e serviços. Não necessariamente é preciso à presença física para se consumar o mercado, sobretudo atualmente, com os modernos meios de comunicação e formas de comércio.

Em análise econômica, o termo mercado

envolve um espaço em que as decisões dos compradores (consumidores) podem afetar sensivelmente as decisões dos vendedores (produtores), e vice-versa. Assim, todos os compradores e vendedores devem ser capazes de se comunicar, de trocar produtos e de se expor aos sinais de um preço similar. Existem três tipos de mercado:

a) os mercados geográficos, que incorporam a utilidade de lugar (por exemplo, o mercado brasileiro);

b) os mercados de um produto, que incorporam a utilidade de forma (por exemplo, o mercado de automóveis);

c) os mercados temporais, que incorporam a utilidade de tempo (por exemplo, o mercado de soja em junho). A escolha da definição de mercado depende do problema a ser analisado.

Demanda Oferta e Equilíbrio de Mercado

Conforme Vasconcellos e Garcia (2000), a demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, tais como o preço do bem ou serviço, o preço de outros bens, e renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

Segundo Vasconcellos e Garcia (2008), os economistas supõem que a curva ou escala de procura revela as preferências dos consumidores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com