TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  7.817 Palavras (32 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 32

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, tornando-se fundamental àqueles que tratam de questões financeiras ou estratégicas. É, entretanto, uma parte fundamental, fonte importantíssima de informações, tão necessárias à tomada de decisão dentro da empresa.

Assim, coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou comunicados, que contribuem de maneira efetiva para tomada de decisões em uma organização.

Na contabilidade existem varias etapas e processos para serem compridos, os mesmos podem modificar e alterar os resultados do patrimônio, formando os fatos de uma instituição. Para isso existem na contabilidade vários relatórios que permite aos usuários observar os resultados de sua empresa. Como por exemplo, a conta de patrimônio e conta de resultados, que podem também virar uma partida dobrada com créditos e débitos com o mesmo valor, e com isso conseguir fazer um plano de conta para cada entidade.

Os dados coletados são processados e transformados em informações contábeis de modo a deixá-los sob a forma de demonstrações financeiras e relatórios gerenciais para serem utilizados por todos os usuários de contabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O CONTEXTO EMPRESARIAL

Nos dias atuais, a contabilidade revela-se como uma área do conhecimento humano repleta de desafios. O profissional que utiliza a contabilidade como meio de vida pode, atuar-nos mais variados tipos de organização, sendo referencia para a tomada de decisões e, para tanto, precisa passar informações adequadas e em tempo hábil para os mais diversos níveis e setores.

Desta forma, a contabilidade apresenta-se como um poderoso instrumento de gestão, capaz de fornecer as mais diversas informações, auxiliando-nos diferentes setores da instituição e tornando-se assim indispensável para o sucesso da empresa.

Conforme Iudícibus, Martins e Gelcke (2006, p 48).

“A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação a entidade objeto de contabilização.”

Assim a contabilidade que era vista apenas como um sistema de informações, e servia somente como uma obrigação da empresa em apurar e recolher impostos, já é vista também como um instrumento gerencial, que fornece informações através da analise das demonstrações aos administradores, acionistas, investidores e demais stakeholders.

As informações são consideradas um elemento estratégico para as organizações, pois de posse das mesmas é que a administração da empresa terá subsídios para uma tomada de decisão precisa e eficaz. É na contabilidade, através de seus relatórios, que são encontradas essas informações.

Conforme Marion (2006. p 23).

“A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem de sobremaneira para a tomada de decisões”.

Toda e qualquer organização deve se preocupar com o planejamento e utilizar-se das ferramentas gerenciais que a contabilidade pode fornecer. Dessas informações destacam-se as formalidades de escrituração, as demonstrações contábeis, a auditoria e a analise de balanços, que são registros de organizações dos fatos que refletem seu estado patrimonial, financeiro e de resultado.

2.1.1 Conceitos de funções administrativas

A maioria dos autores não faz uma referência destacada das funções da Contabilidade, preferindo ater-se no objeto e nos objetivos. Mas buscou-se destacar as definições de alguns estudiosos, que fazem uma alusão direta às funções da Contabilidade, como é o caso de:

Função de controle serve de vigilância na fiscalização dos diversos órgãos das aziendas (organizações). Através dela a contabilidade mostra e examina as situações da marcha do organismo empresarial. Função administrativa compreende a memorização das operações com o fim de determinar resultados e estabelecer controle em certas operações das aziendas, estabelecendo índices de rentabilidade e de solvência financeira, fazendo assim uma análise financeira das aziendas. A função econômica tem por fim estudar os fenômenos que se verificaram nas diversas fases do processo produtivo da gestão das aziendas. A função social diz respeito a apreciação dos fenômenos de ordem social e econômica na elaboração das diversas atividades produtivas das aziendas. A função legal é uma das mais recentes da contabilidade, pois cuida da apresentação de seus resultados e valores como prova nos exames periciais realizados pela justiça.

Franco, sobre a função da Contabilidade, evidencia que:

A função é registrar, classificar, demonstrar, audita e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientação sobre a composição e as variações do patrimônio, para a tomada de decisões de seus administradores. (FRANCO, 1997, p. 19).

Crepaldi diz que:

A contabilidade é um dos principais sistemas de controle e informação das empresas. Com a análise do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício é possível verificar a situação da empresa, sob os mais diversos enfoques, tais como: análises de estrutura, de evolução, dissolvência, de garantia de capitais próprios e de terceiros, os bancos, as financeiras, ao cliente, etc. (p. 1995, P. 24).

Fávero e outros fazem as seguintes referências sobre as funções:

Analisar, interpretar e registrar os fenômenos que ocorrem no patrimônio das pessoas físicas e jurídicas busca demonstrarem a seus usuários, através de relatórios próprios (Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações de Patrimônio Líquido ou Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Balanço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com