TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Tese: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Tese  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 6

2 DESENVOLVIMENTO

Sabe-se que para dar-se início a uma atividade empresarial, seja esta de bens ou serviços, é necessários que o empresário detenha o conhecimento do ambiente econômico no qual o seu negócio está inserido, além das habilidades de gerenciamento e espírito empreendedor. As micro e pequenas empresas possui um papel de extrema importância na economia, pois estas representam 99% dos negócios em territórios brasileiros e geram 15 milhões de empregos formais, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Nos textos analisados podem-se observar empresários no setor da indústria que alcançaram êxitos em seus empreendimentos com modelos de gestão financeira adequados para seus negócios e também impulsionados pela expansão econômica que vive atualmente o mercado brasileiro.

Das funções administrativas conceituadas pelo teórico classicista Fayol, e utilizadas até hoje pelos administradores de empresas, em ambos os textos é possível notar a importância de todas as funções administrativas: Planejamento, Oganização, Controle e Direção.

O Planejamento foi primordial para o início de uma vida empresarial, o que foi feito por meio de um Plano de Negócios que consiste em um documento que descreve os objetivos de um negócio e permite identificar erros no papel, em vez de cometê-los no mercado .

A função da Organização está ligada ao ato de organizar, estruturar e integrar recursos, e estabelecer atribuições e inter-relações (Buzzeto, 2008). Portanto, para gerenciar um empreendimento, além de planejar o investimento inicial é necessários organizar os recursos financeiros visando o crescimento, encontrar o pessoal adequado para o desempenho das funções através de uma estruturação de funcionalidades e prepara-los para acompanhar o desenvolvimento da empresa.

Para organizar essa estrutura funcional e averiguar se o que está descrito no planejamento está realmente sendo cumprido, existe o papel gerencial de liderança, o que consiste a função administrativa de Direção. O papel do líder na empresa influenciará na motivação dos funcionários. No caso dos empresários analisado o espírito empreendedor influenciou no comportamento da sua equipe de trabalho e ajudou a guiar o empreendimento para o crescimento.

O Controle enquanto função administrativa certifica a eficácia e a eficiência das outras funções – o planejamento, a organização e a direção. Silva (2010) aponta ainda para a importância de um empreendedor manter bons registros e controle financeiro sobre o fluxo de caixa, estoque, dados dos clientes, contas a pagar e a receber, principalmente quando empreendimento está em expansão.

O cenário econômico brasileiro é favorável ao ambiente empreendedor, o país foi um dos que menos sentiu a recente crise financeira mundial, e a expectativa é que se torne uma das principais economias do mundo. O Brasil é um país emergente e é a aposta para ser uma das maiores economias do mundo juntamente com a Rússia, Índia e China – bloco de países denominado por BRIC.

A política econômica adotada pelo país é de forte estímulo para a abertura de empresas, um desses exemplos é a Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas e a criação do Micro Empreendedor Individual, o que gerou um aumento no número de empresas. Outro fator que aquece economia brasileira é o recente aumento do poder de compra da classe C, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) a classe já representa 49,2% da população e é ela quem vai comandar o país economicamente e em termos políticos.

Para enfrentar uma recente alta na inflação – 0,51% e 0,46% em abril e maio respectivamente, o governo brasileiro desenvolve medidas para um controle no crescimento da inflação como, por exemplo, a eliminação de PIS e COFINS de alguns serviços como o transporte público de algumas capitais e a redução da carga tributária nos preços dos alimentos. Apesar desse aumento na inflação o cenário econômico do Brasil ainda é de baixo desemprego e a previsão para o Produto Interno Bruto para o ano de 2013 é 3,1%.

Considerando que o objetivo principal da contabilidade é de fornecer informações para a tomada de decisões, para que se tenha sucesso em qualquer empreendimento deve-se primar pelo Controle Patrimonial de uma organização. A escrituração contábil irá subsidiar empresários e administradores para a tomada de decisões, avaliações, quantificar perdas e ganhos, ou seja, estabelecer o domínio sobre os ativos de uma empresa.

O Controle Patrimonial é um importante instrumento para uma boa gestão empresarial, além de oferecer produtos e serviços de qualidade, saber utilizar os relatórios contábeis poderá influenciar diretamente no sucesso de uma organização.

O bem estar do consumidor, despertou um novo pressuposto de sucesso que as empresas vêm adotando: a responsabilidade social corporativa, buscar maneiras de agir certo com o cliente e deixa-lo contente, ditou uma nova tendência que acontece em três estágios.

A responsabilidade social corporativa define um compromisso de valorizar a diversidade, combater a discriminação em sociedades desiguais, seguindo um código de ética que investe em ações que contribuem para o desenvolvimento do lugar que se instala. Nesta responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com