TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO

Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades.

Esse conceito sofre algumas variações de autor para autor mas sua essência não tem grandes diferenças. Veja alguns outros conceitos:

José Carlos Marion -> “patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa”.

Osni Moura Ribeiro -> “patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda”.

Ricardo J.Ferreira -> “patrimônio é o conjunto de bens,direitos e obrigações de uma pessoa, física ou juridica, que possam ser avaliados em dinheiro”.

2.3 FONTES (ORIGEM) DE RECURSOS

O capital de uma empresa é constituído de recursos próprios o chamado “capital social” e de recursos de externos “capital de terceiros”.

2.3.1 Capital Social

Origem própria de recursos. É o valor que os sócios “colocam” na empresa no momento de sua abertura, em forma de dinheiro ou algum bem. De acordo com a necessidade ou com a vontade dos sócios outros valores podem ser acrescentados a esse capital, utilizando até mesmo os lucros apurados pela empresa.

2.3.2 Capital de Terceiros

Recursos de terceiros aplicados na empresa. Um exemplo seria o financiamento de uma maquina a ser utilizada em uma indústria, é o recurso, geralmente de um banco, que será aplicado na empresa.

entre outras. As estruturas de mercado estão condicionadas por três pontos principais:

1. número de firmas no mercado

2. diferenciação do produto

3. existência de barreiras à entrada de novas empresas.

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL

Contabilidade social é o ramo da contabilidade que incorpora distintos aspectos sociais, como a de recursos humanos, do meio ambiente e de caráter ético. A idéia é fazer com que as empresas se unam a contabilidade social para que a sociedade possa ter informações mais claras. Isso é possível se a organização adotar uma gestão participativa, envolvida e comprometida com todas as camadas que formam o sistema social e organizacional. Os empresários passam a ser cada vez mais aptos a compreender e participara das mudanças estruturais na relação de forças entre as áreas ambiental, econômica e social.

Já se usa o termo Contabilidade da Responsabilidade Social (CRS) que consiste em tornar públicas questões concretas das empresas do setor privado que produzem um impacto social a curto prazo. Põe à disposição de todas as partes integrantes da sociedade informação relevante acerca dos objetivos políticos, programas, atuação e contribuição dos objetivos sociais da empresa. Pode ser utilizada com o fim de melhorar a imagem da empresa e inclusive a tabulação dos gastos destinados a melhorar o bem-estar de seus trabalhadores ou a segurança pública de seus produtos ou do meio ambiente.

2.4 ANALISE DE MERCADO

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »