TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Esse texto tem como tema o Contexto Empresarial.

Nos últimos anos, o mundo tem presenciado uma grande mudança no cenário econômico. Novas empresas surgem todos os dias no mercado trazendo novas tecnologias. Com isso vem à necessidade de profissionais mais especializados, administradores e contadores mais bem informados dispostos a encarar os obstáculos que surgem a cada dia nas empresas. A importância desse trabalho é obter melhor conhecimento das organizações dentro das empresas para adquirir melhores resultados. Foram destacados tópicos importantes como as funções administrativas, conceito de patrimônio, capital social e de terceiros, análise de mercado, demanda, oferta, equilíbrio de mercado, estruturas de mercado e contabilidade social.2 CONTEXTO EMPRESARIAL

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas são também chamadas funções do administrador, porque se referem ao próprio ato de administrar. Assim segundo Fayol administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar. Em outras palavras, as funções administrativas são constituídas pelo processo administrativo, o qual envolve planejamento, organização, direção e controle.

- Planejamento: é a principal função administrativa. O planejamento é muito comum em nossas vidas, nas empresas é mais que uma necessidade. Planejar deve ser o começo de tudo dentro de uma empresa.

Segundo Daft, 1993: planejamento significa a determinação dos objetivos organizacionais e a definição dos meios para alcançá-los. O planejamento é vital para as demais funções administrativas, sem ele as outras funções perdem seu efeito.

- Organização: é a tarefa de organizar e de formatar a estrutura organizacional de uma empresa. Em tudo deve existir organização, na nossa casa, na nossa vida, no nosso trabalho, etc.

Segundo Dessler, 1998: organização significa o arranjo das atividades da empresa de tal maneira que possam contribuir sistematicamente para o alcance dos objetivos empresariais. Antes da execução de qualquer atividade na empresa ela deverá ser planejada e organizada. O administrador deve organizar as pessoas e suas respectivas competências, os equipamentos, o orçamento e disponibilidade de recursos financeiros, materiais, etc.

- Direção: para que uma empresa funcione adequadamente, ela precisa ser dirigida, governada e orientada para os objetivos pretendidos. Sem a direção, a empresa fica à deriva, sem rumo certo. Estabelecidos os objetivos, definido o planejamento, organizada a estrutura de atividade, cabe à direção fazer executar o plano. Assim, a direção constitui o elemento ativador de todo o sistema, aquele que impulsiona e direciona esforços.

Segundo Chiavenato, 2006: direção significa interpretar os planos da empresa para as pessoas e dar as instruções sobre como executá-los. A importância da direção esta em que de nada adianta um bom planejamento e uma boa organização se as pessoas trabalham sem orientação e coordenação. Ela é a essência do trabalho do bom administrador. Assim como Moisés conduziu seu povo desde o Egito até a terra prometida, também toda empresa precisa ser conduzida rumo aos seus objetivos. O administrador funciona como um guia capaz de levar a empresa à sua missão e à sua visão de futuro.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com