TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos comentar previamente alguns assuntos relativos à administração e economia estudados em aula.

Comentaremos sobre as funções administrativas explicando seus conceitos e as principais mudanças em torno dela desde o início dos tempos até a atualidade.

Também faremos uma breve análise sobre o patrimônio e as origens de recursos, mostrando alguns pontos relevantes sobre o assunto.

E por fim comentaremos sobre alguns pontos estudos na economia, assim como a análise de mercado, demanda, oferta e ponto de equilíbrio, as estruturas de mercado e a contabilidade social nos dias atuais e seu impacto na sociedade.

Apesar de o trabalho dar uma breve explanação sobre o assunto já nos dá uma boa base para podermos entender um pouco sobre como funciona o mundo global e suas necessidades que mudam a cada dia que passa.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Nos dias atuais para que uma organização possa manter-se no mercado e ainda ser competitiva é preciso que a mesma seja muito bem administrada, para isso podes ter como uma base inicial as teorias administrativas que são modelos que mostram como esta administração pode ser feita de maneira eficiente dentro das empresas e até mesmo em nossas vidas.

Chiavenato(2000), resume bem estas funções, como podemos ver no quadro abaixo:

PLANEJAMENTO

ORGANIZAÇÃO

DIREÇÃO

CONTROLE

Faremos uma breve explanação sobre cada uma destas funções.

2.1.1 Planejamento

Chiavenato (2000) diz que “planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso se ação para alcança-los”, este é um entre vários que podemos citar, assim como o de Ferreira e Souza que diz que “planejar é (...) saber onde queremos chegar e prever as providências que precisam ser tomadas para garantir uma viagem segura e bem sucedida”.

Em todos estes que conceitos que temos existem uma característica muito importante que nos mostra que o planejamento mostra a ideia de que existência tem duas condições básicas: os objetivos e a forma de alcança-los.

2.1.2 Organização

Podemos dizer que a organização é uma função administrativa que complementa o planejamento, tendo em vista que, para atingir os objetivos (como citado acima), devemos preparar as empresas para se tornarem eficientes no desempenho de suas tarefas para cumprir os deveres que as mesmas possuem. Precisamos organizar para poder planejar.

2.1.3 Direção

Segundo Chiavenato (2000), direção é a influência do gestor sobre os subordinados para que aquilo que foi planejado seja executado. Apesar de a direção ser uma função administrativa formal esta necessita de um processo intenso de comunicação entre as pessoas (gestores e subordinados) para ser eficiente, pois o conhecimento esta limitado ao que o gestor transmitirá para seus subordinados.

2.1.4 Controle

Esta tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos), esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos. Chiavenato diz que esta função monitora e avalia o desempenho das outras funções citadas acima: planejamento, organização e direção. Ainda segundo Chiavenato esta monitoração deve ser sistêmica, interativa. Cíclica e repetitiva.

2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

A cada dia que passa há uma mudança nas organizações, seja aplicando novas tecnologias ou modificando seus produtos e serviços para atender melhor os consumidores, sejamudando seus processos internos para atender ao mercado, todas as empresas estão gradualmente alterando suas estruturas para se manterem no mercado competitivo.

Estas alterações provocam constantes impactos na sociedade em geral acelerando cada vez mais estas mudanças, o que antigamente levava décadas para mudar hoje em dias de um ano para o outro já podemos notar estas mudanças.

No quadro abaixo podemos ver três eras diferentes do século XX e suas principais caracteristicas:

INDUSTRIALIZAÇÃO

CLÁSSICA INDUSTRIALIZAÇÃO

NEOCLÁSSICA ERA DA INFORMAÇÃO

PERÍODO 1900-1950 1950-1990 Após 1990

Estrutura organizacional predominante Funcional, burocrática, piramidal, centralizadora, rígida e inflexível. Ênfase nos órgãos. Matricial e mista com ênfase na departamentalização por produtos e serviços ou unidades estratégicas de negócios. Fluída e flexível, totalmente descentralizada com ênfase em redes de equipes multifuncionais.

Cultura Organizacional Teoria X. Foco no passado, nas tradições e nos valores. Ênfase na manutenção do status quo. Valor à experiência anterior. Transição. Foco no presente e no atual. Ênfase na adaptação ao ambiente. Teoria Y. Foco no futuro destino. Ênfase na mudança e na inovação. Valor ao conhecimento e a criatividade.

Ambiente organizacional Estático, previsível, poucas e gradativas mudanças. Poucos desafios ambientais. Identificação das mudanças e com maior velocidade. Mutável, imprevisível, turbulento, com grandes e intensas mudanças.

Modo de lidar com as pessoas Pessoas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e a regulamentos rígidos para serem controlados. Pessoas como recursos organizacionais que precisam ser administrados. Pessoas como seres humanos proativos, dotados de inteligência e habilidades e que devem ser motivados e impulsionados.

Visão das pessoas Pessoas como fornecedoras de mão-de-obra. Pessoas como recursos da organização. Pessoas como fornecedoras de conhecimento e competências.

Denominação Relações Industriais. Administração de Recursos Humanos. Gestão de pessoas.

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

O Termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou empresa, compõe-se de valores a receber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com