TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é responsável pela movimentação financeira de uma entidade, é ela que orienta a tomada de decisões do empreendedor com relação às questões monetárias e, de modo geral, dá suporte mercantil, fiscal e tributário à empresa. Dentro da administração a matemática possui sua importância praticamente em todas as áreas, temos como exemplo a administração de recursos humanos, na pesquisa operacional, na administração de materiais, logística, administração da produção financeira, contabilidade, estatísticas e outras, mas dentre todas estas, cabe ressaltar a importância que a matemática financeira possui, que através da interpretação de dados podemos acompanhar as diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com o financiamento de imóveis.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE. Certos autores discutem se a função de ORGANIZAÇÃO que, embora não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada como parte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seu trabalho é plano permanente da Organização, na forma de organogramas, definições de relações hierárquicas e funcionais, descrições de cargos e funções etc. É através da função de ORGANIZAÇÃO que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de Funções das diversas unidades orgânicas do SISTEMA-EMPRESA. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas e administrativas. O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre o subsistema técnico, ou operacional, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados.

3 PATRIMÔNIO

Patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade e é formado por bens, direitos e obrigações, segundo Padoveze (2000, p36) é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém.O Patrimônio tem dois aspectos que podem ser qualitativos e quantitativos. No aspecto qualitativo entende-se a natureza dos elementos que compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moedas, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. o aspecto quantitativo refere-se á expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o valor. Então o Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados á entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.

Ferreira (2002) define patrimônio o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.

Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda.

4 ORIGEM E APLICAÇÃO DOS RECURSOS

A palavra Capital representa um elemento do grupo do Patrimônio Líquido e que, quando da constituição de uma empresa, representa os Bens com os quais o proprietário inicia suas atividades.

Entretanto, na Contabilidade, quando a palavra capital está acompanhada do adjetivo total, compondo as expressão Capital Total à disposição da empresa, ela representa os recursos totais de que a empresa dispõe.

1ª) Recursos do proprietário. É o caso do Capital Inicial ou aumentos posteriores.

2ª) Evolução normal da empresa. É o caso dos Lucros e, consequentemente, das Reservas.

Embora de forma bem simples, acrescentamos ao seu conhecimento mais dois elementos do Patrimônio Líquido: Reservas e Lucros, os quais, juntamente com o Capital, constituem os Capitais Próprios da empresa.

Capitais de Terceiros: O desenvolvimento normal da empresa faz com que ela efetue uma série de operações que poderão acarretar Obrigações, as quais serão representadas por Duplicatas a Pagar, Promissórias a Pagar etc. Essas Obrigações constituem os Capitais de Terceiros.

5 ANÁLISE DE MERCADO

O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Não se pode confundir análise de mercado com a análise de concorrência. A análise de mercado é algo distinto porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação.

Realizar pesquisas de mercado é uma dos meios mais comuns de se realizar a análise de mercado. Isso é um tipo de investimento que a empresa faz para que tenha bom desempenho em todo o processo do projeto. Deve estar claro que nem sempre a análise de mercado traz retorno em curto prazo. É preciso um tratamento especial para cada detalhe, desde as etapas do planejamento, procedimentos técnicos até a interpretação dos dados da sua pesquisa.

6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

O consumidor sempre busca situações que maximizem sua satisfação dada a sua renda e os preços dos bens e serviços que deseja adquirir.

Algumas variáveis afetam a demanda, sendo elas: riqueza ( e sua distribuição); renda (e sua distribuição); preço de outros bens; fatores climáticos e sazonais; propaganda; hábitos, gostos, preferências dos consumidores; expectativas sobre o futuro; facilidades de crédito.

Quanto ao preço na economia de mercado, o mesmo é determinado tanto pela oferta quanto pela procura. A quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade de produtos que se deseja vender, não havendo excesso ou escassez de oferta ou de demanda, existindo a coincidência de desejos.

Encontramos ainda a definição de oferta, que é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam em determinado período.

Representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com