TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Dissertações: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 4

2.3 FONTES (ORIGEM) DE RECURSOS 4

2.3.1 Capital Social 4

2.3.2 Capital de Terceiros...........................................................................................

2.4 ANÁLISE DE MERCADO

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO

2.6 EASTRUTURAS DE MERCADO

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL.

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é que possamos entender melhor sobre os conceitos administrativos no contexto empresarial com conceitos mais simplificados, com fácil entendimento, obtendo informações importantes de como se comanda uma empresa, mantendo o equilíbrio e mostrando que além de termos que nos preocupar com a organização, também temos que ter um cuidado todo especial com o bem estar das e pessoas e do planeta.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINSTRATIVAS

São atividades básicas que devem ser desenvolvidas por administradores onde serão alcançados os objetivos determinados ou esperados pela empresa. Essas funções são compostas de: planejamento, organização, direção e controle.

As funções administrativas se aplicam a qualquer tipo de organização, diferente das funções técnicas, que se diferencia de acordo a cada tipo de empresa.

Planejamento é a forma de como as pessoas de organizam para o futuro da empresa, desenvolvendo procedimentos e planos para serem executados corretamente.

Organização é quando se é feita toda a arrumação da empresa com compras de objetos, contratações trazendo recursos para a estrutura da empresa.

Controle é quando se mantém o bom desenvolvimento ou desempenho das pessoas e dos equipamentos que integram a empresa precavendo os gastos desnecessários.

Direção é a maneira de proporcionar atividades para decisões, melhorando a comunicação com os funcionários havendo uma motivação, conseguindo sempre um desenvolvimento pessoal.

Os principais teóricos foram Taylor, Ford e Fayol, que com suas novas teorias conseguiram organizar os recursos e administrar as pessoas nas empresas.

Taylor foi o pioneiro na teoria da administração, onde teve Ford, Fayol e Max Weber como colaboradores desenvolvendo também suas teorias.

Taylor se preocupava com um novo modelo de trabalho onde a produtividade aumentasse, utilizando maquinas como diferencial, trazendo justamente o aumento da produção, acreditando que com isso melhorarias a vida das empresas e dos funcionários que consequentemente teriam seus salários reajustados, era feita a produção de peças com o mesmo padrão diminuindo o esforço físico e os clientes podendo comprar produtos de melhor qualidade e baixo custo.

Taylor também desenvolveu uma teoria chamada Administração Cientifica, onde defendia que os funcionários deveriam ser treinados antes de realizar seus trabalhos conseguindo assim realizá-los bem, a com padronização das maquinas e ferramentas conseguia divide os trabalhos e especializando os funcionários exercendo uma única tarefa, sendo assim pagos por produção.

Ford também utilizou da Administração Cientifica, executando-a em sua fabrica onde era produzido o Modelo-T, um automóvel que tinha o objetivo de ser o carro mais popular da época e com preço, mas baixo. Ele queria fazer uma fabricação maior com uma linha de montagem, garantindo qualidade e redução de gastos.

Ford se destacou por ter inventado uma linha de montagem móvel procurando inovar no mercado, desenvolvendo produtos que atendia as necessidades de seus clientes oferecendo qualidade e preços baixos. Ford só errou em não perceber e aceitar as mudanças, não inserindo novos modelos.

Contribuiu muito na área de gestão de pessoas, reduzindo as horas trabalhadas e utilizando parte dos lucros da empresa, aumentando os salários.

Fayol se voltou, mas para o lado operacional procurando trabalhar todos os níveis da organização nas empresas, não só na parte industrial, mas também em vários órgãos da empresa de uma forma anatômica, ficando conhecido com o Anatomista das Organizações.

Ele desenvolveu 14 princípios de administração sendo eles: divisão do trabalho, autoridade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação individual e geral, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade e manutenção de pessoal, iniciativa e espírito de equipe.

Ainda definiu cinco elementos básicos para o processo administrativo que são usados até os tempos de hoje se tornando funções administrativas. Definiu também seis grupos de operações que se encontra em toda uma empresa econômica que são: função técnica, função comercial, função financeira, função segurança, função contábil e função administrativa.

Fayol tinha uma teoria clássica que se parecia com concepções antigas, como a militar e a eclesiástica, baseado que cada empregado tem que receber ordem de apenas um superior.

Nos dias atuais os funcionários recebem seus salários de acordo com o cargo exercido, recebendo ordens de seus superiores de acordo sua competência sendo remunerado por isso, as produções evoluem de acordo com as mudanças e a tecnologia, tem uma qualidade de produtos bem melhor, mais se paga por isso, quanto melhor a qualidade maior é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com