TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 CONTEXTO EMPRESARIAL...................................................................................4

2.1FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS.............................................................................4

2.1.1 Planejamento......................................................................................................4

2.1.2 Organização........................................................................................................5

2.1.3 Direção................................................................................................................5

2.1.4 Controle...............................................................................................................5

3 PATRIMÔNIO............................................................................................................5

4 ORIGENS DE RECURSOS.......................................................................................6

5 ANÁLISE DE MERCADO..........................................................................................7

6 DEMANDA OFERTA E EQUÍLIBRIO DE MERCADO ..............................................7

7 ESTRUTURAS DE MERCADO ................................................................................8

8 CONTABILIDADE SOCIAL.......................................................................................8

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O contexto empresarial é influenciado por várias forças. Competição, tendência de consumo, comportamento do consumidor entre outras. Preocupar-se em como manter uma empresa no mercado atual é uma relevante que está sendo de grande importância para os empreendedores.

Para se analisar o contexto empresarial é preciso entender de todos os assuntos que estão interligados com o mesmo.

Desde o nascimento de uma empresa, de onde vem seus recursos iniciais, analisar o que a mesma possui em valores tanto negativo quanto positivos, a forma correta de se proceder para acontecer uma boa administração, analisar o mercado para verificar a concorrência e estar decidindo o que produzir e que quantidade produzir e por fim avaliar todos os fatores em que ela pode exercer sobre a sociedade são fatores que definem o contexto empresarial.

2 CONTEXTO EMPRESARIAL

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

A necessidade de estabelecer uma diferenciação entre funções operacionais e de gestão fez com que Henry Fayol dividisse as funções da empresa e criasse os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e tamanho. Na época, a necessidade era realizar a diferenciação entre as funções operacionais e de gestão. Esse foi um passo importante para que a administração pudesse ser encarada como profissão.

As funções administrativas têm como prioridade ajudar ao administrador atingir os objetivos da empresa, adequando suas estratégias e estrutura a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado alcançando sucesso.

Quando consideradas em um todo integrado, as funções administrativas formam o processo administrativo, quando consideradas isoladamente, o planejamento, a direção, a organização e o controle constituem funções administrativas.

2.1.1 Planejamento

Considerado a principal função dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento são definidos os objetivos e decidido sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente, também permite uma forma de administrar o tempo.

O planejamento deve se fundamentar nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional.

2.1.2 Organização

Tem a função de reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, é a forma de como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa. A forma de visualizarmos essas relações é através do organograma, que é a representação gráfica de uma organização e reflete as relações formais existentes na empresa.

2.1.3 Direção

Está relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos que compõe a organização.

É o processo de guiar as atividades dos membros da organização nos rumos adequados, envolve a focalização nos membros organizacionais como pessoas e a abordagem de assuntos como liderança, motivação, comunicação, solução de conflitos, além do desenvolvimento de boas relações entre as pessoas e a criação de um excelente ambiente de trabalho.

2.1.4 Controle

Diretamente ligado ao planejamento. É por meio do controle que será garantido que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados da melhor maneira possível, a partir dele o administrador assegura que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com