TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  2.814 Palavras (12 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 4

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 5

2.4 ANÁLISE DE MERCADO 5

2.5 DEMANDA OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 6

2.6 ESTRUTURA DE MERCADO 8

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 9

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

No texto a seguir, vamos poder entender melhor o contexto empresarial. Como é constituído e quem pode ser empresário. Teremos uma visão clara e informações sobre aspecto jurídico do empresário, sobre a influência da gestão ambiental nas empresas e como a matemática e a contabilidade podem contribuir a serviços da empresas.

DESENVOLVIMENTO

1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Função administrativa é uma das funções básicas do Estado (ou de seus delegados). É caracterizada em confronto com a função legislativa e a função jurisdiconal. A função administrativa é ativa, pois em regra independe de provocação do cidadão para ser exercitada, diferentemente do que ocorre com a função jurisdicional. É, por outro lado, subordinada à lei, atividade infra-legal, que não inova a ordem jurídica, diversamente da função legislativa, naturalmente criativa e inovadora. A função administrativa é atividade infra-legal, ativa, hierarquizada, de realização do interesse público.

É peculiar também quanto ao mecanismo de controle. Os atos administrativos podem ser controlados por razões de mérito e por razões de legalidade, o que alguns autores denominam como "dupla sindicabilidade jurídica". No dizer de Paulo Modesto,

por exemplo, função administrativa é "a atividade subalterna e instrumental exercitada pelo Estado (ou por quem lhe faça as vezes), expressiva do poder público, realizada sob a lei ou para dar aplicação estritamente vinculada a norma constitucional, como atividade emanadora de atos complementares dos atos de produção jurídica primários ou originários, sujeita a dupla sindicabilidade jurídica e dirigida à concretização das finalidades estabelecidas no sistema do direito positivo".

A função administrativa é estudada pelo direito administrativo, como um conceito de fronteira entre o direito administrativo e o direito constitucional.

2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Em contabilidade de acordo com a sua dimensão jurídica o patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica,com o mesmo sentido,para as pessoas naturais.

O patrimônio como objeto científico da contabilidade foi proposto pelos seguidores das correntes científicas do Patrimonialismo e do Neopatrimonialismo.

Em direito, ”bem” é um sinônimo de “patrimônio”. O inventário seria o primeiro procedimento jurídico para se levantar o patrimônio de uma pessoa o segundo seria o Balanço Patrimonial.

A palavra patrimônio contém dois vocábulos: ”pater” e “nomos”. ”Pater” significa etimologicamente o chefe da família e em um sentido mais amplo, os nossos antepassados. Vincula-se, portanto, aos bens, ou heranças por eles deixados e que podem ser de ordem material ou imaterial. ”Nomo” significa, em grego, lei, usos e costumes relacionados à origem, tanto de uma família quanto de uma cidade. Portanto, patrimônio está ligado ao contato permanente com as origens que fundaram uma sociedade e à ética de uma determinada comunidade.

O arquiteto Francês Eugène Viollet-le-duc elaborou os primeiros conceitos para a preservação e restauração de patrimônio edificado, tornando-se referência teórica na Europa e no Mundo. Outros pensadores como o crítico de arte inglês John Ruskin e o arquiteto italiano Camillo Boito elaboraram teorias importantes no processo de preservação e restauração, embora conflitantes.

3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

Capital Social é o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresas.

Capital de Terceiros representam recursos originários de terceiros utilizados para aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

4 ANÁLISE DE MERCADO

É um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e quanto a empresa conhece, em dados e informações, o mercado onde atua.

A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde a empresa e produto/serviço se encontram. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localiza, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.

A definição do mercado leva em conta:

• Análise da Indústria/Setor

• Descrição do Segmento de Mercado

• Análise SWOT do produto/serviço

• Análise da Concorrência

5 DEMANDA OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

Este comportamento da demanda é devido às diferentes restrições orçamentárias dos consumidores, em outras palavras, cada consumidor possui um determinado nível de renda, mais elevado ou mais baixo, o, portanto, seu

consumo se dará de acordo com esta renda. Por isso, o consumidor que possui renda mais alta continuará adquirindo o produto mesmo a um preço elevado, mas aquele que possui renda mais baixa estará impossibilitado de adquirir o produto para não prejudicar o seu orçamento; ocorre uma queda de demanda. Quando o preço cai, os consumidores de baixa renda voltam a adquirir o produto e há um aumento da demanda.Veja o quadro abaixo:

|DEMANDA DE MERCADO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com