TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

Desde os idos mais remotos da humanidade, vimos à busca do homem em mensurar e administrar seu patrimônio, mesmo que nos primórdios de forma rustica. Com o passar dos anos, o aumento do comercio e a industrialização, diversas teorias foram desenvolvidas, buscando o aprimoramento da forma de se administrar as organizações. Muitas teorias contribuíram para as normas da administração e da contabilidade das empresas como conhecemos hoje.

2.1 O QUE SÃO FUNÇÕES AMINISTRATIVAS E SEU PAPEL NAS ORGANIZAÇÕES

As funções administrativas são de suma importância no processo administrativo das empresas, elas são as funções que devem ser desempenhadas pelo administrador, é através delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações. Quando essas funções são colocadas em pratica, há uma maior chance de a empresa dar certo e chegar ao objetivo desejado.

Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração ou Fayolismo e o primeiro a escrever sobre as funções administrativas, Segundo Fayol, a administração é um processo dinâmico composto inicialmente por cinco funções interligadas: Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Com o passar dos anos as funções comandar e coordenar, por estar ligadas ao processo de gestão de pessoas foram unidas formando a função dirigir. Abaixo veremos o papel de cada função dentro da administração.

2.1.1 As quatro funções de forma mais ampla

O planejamento é considerado a principal função a ser realizado dentro do processo administrativo, através do planejamento o administrador cria um objetivo e traça as metas que deverão ser alcançadas e a forma como elas serão alcançadas. O planejamento é dividido em três níveis: estratégico, tático e operacional.

No planejamento estratégico o administrador deve ter uma visão em longo prazo, planejar para o futuro observando todas as variáveis envolvidas, fatores externos e internos e visando principalmente o objetivo da empresa e criar as estratégias para que esses objetivos sejam alcançados. O planejamento estratégico é feito em geral entre 5 e 10 anos no futuro. Mesmo feito para um período tão longo, esse planejamento deve ser constantemente revisto e atualizado, para não correr o risco de não ser utilizado dentro da empresa da forma como deve ser.

No planejamento tático, as estratégias serão transformadas em planos mais específicos e direcionadas as diversas áreas da empresa. O setor financeiro terá seu planejamento tático, o RH, o marketing e assim por diante. Esse planejamento é feito para médio prazo. Já o planejamento operacional é de curto prazo e direcionado as áreas mais inferiores da organização, no planejamento operacional ocorrerá o desdobramento dos planos táticos de cada departamento.

Depois de traçadas as metas e os objetivos através do planejamento, deve-se organizar a estrutura para que as empresas alcancem esses objetivos, essa estrutura deve estar de acordo com a estratégia de cada empresa. O organograma é uma ferramenta dentro dessa função, através dele é possível organizar e designar a responsabilidade para a execução das funções. Ele reflete as relações formais que ocorrem dentro das empresas.

Outra função de suma importância e a direção, pois através dela as pessoas serão guiadas, de forma a cumprir as suas funções de forma correta e como o esperado. Um bom gestor deve motivar a sua equipe através de uma boa comunicação e de orientação.

E por ultimo temos o controle, que busca que o objetivo traçado seja alcançado, dentro das organizações existem três tipos de controle: o controle prévio, que busca evitar erros antes que os mesmos aconteçam; o controle concomitante, que ocorre ao mesmo tempo em que a atividade está sendo exercida e o controle posterior, que visa analisar os erros cometidos e criar estratégias que impeçam que os mesmos aconteçam novamente.

As funções são de suma importância, pois através delas a empresa define aonde quer chegar e as metas que a levarão a alcançar esse objetivo.

2.2 CONCEITOS DE PATRIMÔNIO

Vimos como as funções administrativas são importantes e devem ser adotadas pelas empresas que traçam metas e buscam alcança-las. Uma empresa bem administrada está um a passo a mais de alcançar seu objetivo maior que é obtenção de lucro e aumento de patrimônio liquido, mais afinal o que é considerado como patrimônio? Qual é a sua definição? Abaixo veremos a definição de patrimônio de acordo com três autores diferentes:

“Em contabilidade, portanto, a palavra patrimônio tem sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.”(SILVA; A. Pedro. Contabilidade-Aula II. Disponível em: http://www.aplicms.com.br/contabilidade2.htm)

“E o que é o patrimônio? Numa definição extremamente simples, patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados às entidades.” (ATHAN; Aben Raimundo. Introdução a contabilidade. 2005, p. 04)

“É o conjunto de riquezas de propriedade de alguém.” (PADOVEZE. 2000, p. 36)

Como podemos observar o patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma empresa ou pessoa. Os bens podem ser móveis e imóveis e tangíveis, que se pode tocar e intangíveis, que não se pode tocar mais se pode mensurar ou dar valor. Os direitos são tudo aquilo que a entidade tem para receber, como por exemplo, duplicatas de clientes e as obrigações, que são tudo que a entidade tem a pagar.

Possuir grande patrimônio não quer dizer necessariamente que a empresa é rica; para chegarmos ao que chamamos de riqueza liquida devemos somar os bens e diretos e diminui-los das obrigações que se tem a pagar, fazendo essa soma podemos descobrir a real situação da entidade, veremos a sua riqueza real ou patrimônio liquido. A demonstração contábil chamada balanço patrimonial registra de forma estática a real situação do patrimônio, essa demonstração é importante pois apresenta como estão divididos todos os bens, direitos e obrigações.

Do lado direito do balanço encontramos os ativos que são todos os bens e direitos da entidade e do lado esquerdo do balanço teremos obrigações a serem pagas e o patrimônio liquido, composto do capital social e lucros e prejuízos acumulados durante o período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com