TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Atualmente nas empresas, busca-se a maximização dos resultados e a minimização dos custos. Todavia em algumas delas, também se busca atender as novas necessidades do mercado competitivo, o qual exige dos empresários uma gestão socialmente responsável. Vale ressaltar que essa preocupação se traduz em programas de motivação dos funcionários, segurança no trabalho, alimentação, benefícios sociais, preservação do meio ambiente, satisfação do consumidor e, também, outros aspectos direcionados à valorização da empresa no mercado.

Um dos objetivos das empresas é atender às necessidades do consumidor, que se torna cada vez mais exigente com relação aos produtos que são colocados à disposição no mercado. Com isso, busca-se qualificar cada vez mais os produtos com preço acessível ao consumidor, baixo custo e ganho equilibrado para a empresa. Visando à obtenção desse resultado, as empresas precisam de estratégias de gestão.

Este novo modelo de gestão empresarial traz consigo o conceito de sustentabilidade, no que se refere a garantir o bem-estar das pessoas no momento presente e desenvolver produtos que não venham prejudicar as gerações futuras de usufruir a vida, ou seja, promover o desenvolvimento sustentável. As empresas são os agentes que geram riqueza material e demais tipos de riquezas, portanto, precisam promover o desenvolvimento sustentável, mensurá-lo, registrá-lo em seus demonstrativos e evidenciá-los à sociedade com a certificação de auditores contábeis independentes, para que a sociedade tenha confiança ao ler tais demonstrativos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Neste tópico abordam-se as teorias sobre patrimônio, capital social e de terceiros, análise de mercado, demanda, oferta, estrutura de mercado, equilíbrio de mercado e a contabilidade como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

2.1 A IMPORTÂNCIA DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).

Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado (KAWASNICKA, 1995, p.169).

O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional. Em todos os conceitos existem características importantes que não podem ser ignoradas. Na verdade, o planejamento pressupõe a existência de dois condicionantes básicos: os objetivos e a forma de alcançá-los.

Organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja como a empresa irá se estruturar para atingir os seus objetivos (SILVA,2010,p.151).

Na verdade, a organização é uma função administrativa que complementa a função de planejamento, tendo em vista que, para atingir os objetivos, as organizações devem preparar a estrutura interna de modo a se tornarem eficientes no desempenho das tarefas necessárias para o cumprimento da missão.

A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja como elas serão influenciadas para suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. Aqui entra o papel do líder que deverá motivar os indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação (SILVA,2010,p.152)

Cabe ressaltar que a atividade de direção e liderança, a exemplo da atividade organização, tem suas características bem diferenciadas quando comparado uma empresa a uma instituição de ensino superior. A empresa deve organizar-se internamente para então direcionar os esforços internos para o mesmo objetivo. Já as instituições de ensino superior, ao aplicarem os instrumentos da avaliação institucional, estão procurando atender interesses internos e também externos. Isto dificulta a orientação unilateral em busca dos mesmos objetivos, tendo em vista que talvez os objetivos dos diversos apoiadores podem não ser os mesmos entre si.

Controle é uma função administrativa que envolve o processo de monitoramento das atividades para se ter certeza de que elas estão sendo realizadas como o planejado e para corrigir qualquer desvio significativo (SILVA,2010,p.153).

A função administrativa controle é envolta em uma discussão paradoxal. Por um lado, o controle se faz necessário como um mecanismo de verificação dos resultados, comparando-os com os objetivos traçados. Por outro lado, o controle é considerado como uma atividade onerosa por natureza, não tida propriamente como uma atividade fim, sendo valorizado somente pelos benefícios que trará ao planejamento.

2.2 CONCEITOS DE PATRIMÔNIO

Segundo Padoveze para (2000, p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém...”

Já para Costa (2009, p.43 e 44) “o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização das entidades”

E para Ribeiro (2009, p.40) “Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa avaliadas em moeda.”

2.3 CAPITAL SOCIAL E CAPITAL DE TERCEIROS

Capital social é o montante necessário para se constituir e iniciar as atividades de uma nova empresa enquanto a mesma não gera recursos suficientes para se sustentar. O valor do capital social deve ser estipulado baseado num plano de negócios elaborado pelos interessados previamente.

Uma vez definido o valor do capital social necessário para a constituição da nova empresa, os futuros sócios deverão estipular qual a parcela dele que caberá a cada um subscrever. Subscrever o capital nada mais é do que estipular no contrato social qual a porcentagem do capital social que caberá a cada um dos sócios.

Capital de terceiros é o montante que representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

O termo “capital de terceiros” refere-se apenas a recursos externos à empresa, como por exemplo, empréstimos ou financiamentos.

2.4 ANÁLISES DE MERCADO

Uma análise de mercado consiste num estudo da envolvente externa da empresa que permita a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que se encontram fora do controle direto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com