TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Escolar: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

4. REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

No texto a seguir, vamos poder entender melhor o contexto empresarial. Como é constituído. Também teremos uma visão ampla sobre funções administrativa, cenário econômico com descrição de variáveis econômicas como a macroeconomia e como elas interferem nas atividades empresariais, falaremos também sobre o controle empresarial contábil e sobre a influência da gestão da responsabilidade corporativa citando os três estádios que são Gestão Social Interna, Gestão Social Externa e a Gestão Social Cidadã nas empresas tendo como contexto para analise duas reportagens que relatam dois casos de diferentes empresários.

2 DESENVOLVIMENTO

Nos dias atuais, a contabilidade revela-se como uma área do conhecimento humano repleta de desafios. O profissional que utiliza a contabilidade como meio de vida pode, atuar-nos mais variados tipos de organização, sendo referencia para a tomada de decisões e, para tanto, precisa passar informações adequadas e em tempo hábil para os mais diversos níveis e setores.

Desta forma, a contabilidade apresenta-se como um poderoso instrumento de gestão, capaz de fornecer as mais diversas informações, auxiliando-nos diferentes setores da instituição e tornando-se assim indispensável para o sucesso da empresa.

Conforme Iudícibus, Martins e Gelcke (2006, p 48). “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação a entidade objeto de contabilização.”

Assim a contabilidade que era vista apenas como um sistema de informações, e servia somente como uma obrigação da empresa em apurar e recolher impostos, já é vista também como um instrumento gerencial, que fornece informações através da analise das demonstrações aos administradores, acionistas, investidores e demais stakeholders.

As informações são consideradas um elemento estratégico para as organizações, pois de posse das mesmas é que a administração da empresa terá subsídios para uma tomada de decisão precisa e eficaz. É na contabilidade, através de seus relatórios, que são encontradas essas informações.

Conforme Marion (2006. p 23). “A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem de sobremaneira para a tomada de decisões”.

Toda e qualquer organização deve se preocupar com o planejamento e utilizar-se das ferramentas gerenciais que a contabilidade pode fornecer. Dessas informações destacam-se as formalidades de escrituração, as demonstrações contábeis, a auditoria e a analise de balanços, que são registros de organizações dos fatos que refletem seu estado patrimonial, financeiro e de resultado.

No primeiro caso o empresário já atua no ramo, onde o mesmo percebeu a necessidade de inovar para se manter no mercado, isso fez com que o mesmo investisse em maquinário e mão de obra, sua visão foi certeira que hoje fez com que ele aumentasse o faturamento de sua empresa.

No segundo caso o empresário era funcionário de uma multinacional, ele por sua vez fez uma analise de mercado para saber onde poderia investir como não tinha capital próprio ele fez um plano de negocio e apresentou ao banco para financiar 100% de seu negocio.

Tendo em vista os exemplos mencionados podemos observar a importância das funções administrativas: no planejamento ambos os casos poderão buscar um objetivo, a fim de tomar decisões acertadas, verificando a situação da empresa no (presente) e onde pretende chegar (futuro).

Na organização o primeiro exemplo teve o objetivo de aumentar sua eficiência, eficácia e efetividade, para isso contratou mais funcionários e maquinários. Na direção esta, relacionada a partir do momento da tomada de decisões onde o primeiro exemplo se enquadra. O empresário buscou aumentar suas vendas, assim contrata mais funcionários onde busca que seus objetivos sejam atingidos.

No controle podemos observar que os exemplos informados poderão verificar que a execução esta de acordo com o que foi estabelecido e determinado. Isso significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. O que nos mostrou que os exemplos apontados poderão alcançar as metas estabelecidas

Ambos planejaram, analisaram o mercado de atuação e tiveram total controle de suas finanças sabendo onde teria que dividir e investir seu capital, como bons lideres souberam onde investir e tiveram a organização para ampliar com efetividade e eficácia.O crescimento econômico é visível nos dois casos, no primeiro caso com um investimento de 140 mil o investidor teve que contratar mão de obra e maquinário devido ao crescimento na fabricação. Já no segundo caso o químico Eduardo não tinha capital e recorreu ao empréstimo de 100 % do seu investimento, contudo a sua empresa de cosméticos teve um crescimento anual de 20 %, mesmo com todos os juros pago, devido ao plano de negócios obteve rentabilidade podendo quitar seu empréstimo junto ao banco antes mesmo de seu prazo final, mas vendo que não era viável optou por não fazer o mesmo. Como na maioria das empresas de cosméticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com