TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

O foco em todas as empresas no mundo é ampliar seus resultados, garantir um mercado forte, melhorias para seus clientes e etc.

A contabilidade está intrinsicamente ligada na realização de cada conquista neste do universo empresarial, trazendo as ferramentas e informações que possibilitarão a tomada de decisões de suma importância. Para tanto se faz necessário o estudo de alguns fatores como; patrimônio, funções administrativas, recursos, analise de mercado, demanda de mercado, oferta equilíbrio, entender também como são as estruturas de mercado e como se aplica a contabilidade social.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Abaixo segue um trecho de (Ferreira et al, 2002).

“A primeira revolução industrial foi uma profunda transformação econômica e social. O homem do campo e o antigo artesão, destituídos de qualquer coisa além de sua força de trabalho, passaram a vendê-la ao novo capitalista industrial, sendo os meios de produção e o próprio resultado dela não mais pertenciam ao antigo trabalhador autônomo e pequeno proprietário;

Na segunda revolução, o processo de industrialização se alastrou da Grã- Bretanha para vários países, promovida por um aprimoramento dos meios de transporte e pelo abundante capital acumulado na Inglaterra, ávido por ser investido”.

Somos partes de uma sociedade organizada e bem desenvolvida em todas as áreas (quando comparamos aos nossos primórdios).

A partir da revolução industrial traz uma grande transformação na economia que deixa de ser base artesanal e manufatureira e passa a se firmar na produção industrial. A realidade do mundo foi modificada por esta revolução, mas para que esta fosse forte o suficiente para influenciar todo um país e consequente o mundo, os grandes empreendedores da época precisaram se organizar, aprender administrar.

Isto gerou um efeito que levou a racionalização da produção, divisão desta produção em etapas e a supervisão cerrada destas etapas, obediência à hierarquia.

As funções administrativas surgem através de Jules Henry Fayol em um momento onde a necessidade era realizar a diferença entre as funções de gestão e as operacionais.

São estas:

2.1.1. Planejamento

Segundo Faria (1997, pag.71) “o planejamento determina os objetivos a atingir e os tipos de controle necessários que a administração da empresa deverá adotar”.

Planejar é a ponte que liga uma decisão a uma ação. O planejamento está totalmente voltada ao futuro, por isso esta é considerada a principal função a ser realizada dentro do processo administrativo.

Esta função se divide em:

Planejamento estratégico – é o que define ações estratégicas de longo prazo da empresa, levando em conta todos os fatores internos e externos.

Exemplo: a situação econômica global.

Planejamento tático – é a ferramenta de transformação das estratégias em planos específicos para cada área da empresa, esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico.

Planejamento operacional – deve planejar os prazos, metas e recursos para implantação de um projeto ou tarefa dentro da empresa. Define os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores.

Pelo fato de ser a última etapa do planejamento, deve ser um plano mais detalhado que os outro dois, tentando explicar cada tarefa isoladamente.

2.1.2. Organização

Se refere a distribuição, alocação e arrumação dos recursos para que a empresa possa atingir seu objetivo.

A organização consiste em:

1. Determinar as atividades em específicas necessárias ao alcance dos obj. planejados especialização. ( a organização está dentro do planejamento das atividades específicas para pessoas – gerente , diretor).

2. Agrupam as atividades em uma estrutura lógica departamentalização. (depart. cobrança / materiais, forma de hierarquia de empresa, o organograma , a estrutura).

3. Designar as atividades às específicas posições de pessoas cargos e tarefas. ( definir dentro da empresa cargos e tarefas).

2.1.3. Direção

Quando definido o planejamento e realizada a organização(sempre compatíveis com a estratégia da empresa), resta fazer acontecer. Estes é o papel da direção, acionar e dinamizar a empresa, fazendo-a funcionar.

2.1.4. Controle

Exerce função de manutenção do bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Toda gestão eficaz requer um sistema de controle bem desenvolvido, auxiliando a organização a alcanças seus objetivos estratégicos. Podemos fazer todas as funções anteriormente ditas, mas ainda assim não teremos garantia de que as atividades serão desenvolvidas conforme planejado e que os objetivos de fato sejam alcançados. Controle é a ponta da corrente, porem, está intrinsecamente ligado aos processos de planejamento e distribuição de funções.

O Processo de controle envolve quatro etapas:

• Estabelecer padrões de desempenho: pontos de referência para avaliar o desempenho

• Medir o desempenho: medição por meio de relatórios, gráficos, tabelas, fluxos e outros recursos.

• Comparar o desempenho com os padrões e determinar desvios: identificação das diferenças existentes no processo de operação, indicando assim a necessidade de intervenção.

• Adotar medidas corretivas para ajustar o desempenho atual ao padrão desejado: ajustes das operações onde necessárias.

Estabelecendo padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

O controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com